Calabreso, basculho, mulinga: as expressões que ficaram famosas por causa do BBB
Termo usado por Davi Brito em briga no BBB 24 viralizou em todo o Brasil nesta quinta-feira (1)
O BBB 24 é o retrato do Brasil: diverso, cheio de sotaques diferentes e discutindo diversas questões. E de vez em quando, a atração da Globo também nos presenteia com diversas palavras que são famosas em algumas regiões bem específicas.
É o caso do que aconteceu na briga desta quinta (1) entre Davi Brito, Lucas Henrique e MC Bin Laden. Durante a troca de farpas, o baiano de 21 anos usou um termo que muita gente não conhecia: calabreso.
Inclusive, "o que é calabreso?" é a pergunta que muitos internautas estão se fazendo. Segundo o Google Trends, nesta quinta-feira, o termo teve mais de 100 mil pesquisas e atingiu um pico de interesse de buscas.
Esse efeito não é novidade e foi observado em outras expressões menos conhecidas, como "basculho", "animosidade", "aulas,cria", "sororidade" e "mulinga", que também despertaram a curiosidade da internet quando foram mencionadas no BBB e atingiram pico de pesquisas no Trends.
O tal "calma, calabreso!" já é uma das frases mais ouvidas no Brasil. E pensando nisso, esta nobre coluna decidiu fazer um pequeno dicionário de expressões que você ouviu primeiro no BBB.
O critério é simples: se popularizou no BBB, cabe aqui. Tudo isso é para você não se perder naquela conversa de amigos, que nem diversos participantes se perderam durante a discussão.
Veja quatro expressões que ficaram imortalizadas no BBB:
1) Calabreso
O "calma, calabreso!" tem uma origem bem simples: é um bordão do ator Toninho Tornado, que troca palavras no feminino pelo masculino para confundir em suas pegadinhas.
Tornado se popularizou no programa de João Kleber, na RedeTV!, onde ficou por anos como principal estrela das brincadeiras de rua. No ano passado, o termo teve um novo boom de popularidade no Tik Tok.
2) Basculho
Em uma briga de GIl do Vigor e Pocah, quando os ânimos estavam exaltados, do nada o pernambucano solta uma frase que entrou para a história: "Eu não vim perder para basculho!".
Assim como Pocah, o Brasil todo fez a pergunta: o que é basculho? O termo nada mais é que uma gíria do estado nordestino, que significa uma pessoa lamentável, sem nexo, um lixo. Até hoje, o termo é repetido nos quatro cantos do Brasil.
3) Vigorar
Gil do Vigor também trouxe uma outra expressão popular que ganhou popularidade no programa: é o vigorar, que nada mais é do que conquistar algo, conseguir e batalhar para uma conquista.
O bordão ficou tão popular que Gil usa até hoje para um quadro de educação financeira popular em suas redes sociais e no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Globo.
4) Mulinga!
Campeã do BBB 21, Juliette Freire também popularizou um termo só seu: quando estava impressionada com algo na casa, ela exclamava: "Eita, mulinga!!". Os seus fãs a repetem até hoje quando tem briga que viraliza nas redes sociais.
Juliette explicou à Globo em uma situação que mulinga é uma expressão tipicamente da Paraíba. A palavra quer dizer espanto ou surpresa. "Seria como um: Aí, meu Deus! Eita, danado!", disse ela em entrevista.
Colaborou Vitoria Pereira
Comentários
Ver todos os comentários