CNN Brasil estreia o CNN Money, canal com programação focada em notícias econômicas
São 12 horas diárias ao vivo em grade pensada para seguir a operação do mercado financeiro
Com um evento que fez a marginal Pinheiros ficar mais congestionada do que o normal, a CNN Brasil deu largada na noite de segunda-feira (4) a seu canal de notícias econômicas, o CNN Money. Ele entrou no ar às 20h30 e a estreia foi com a transmissão da festa, que reuniu autoridades e empresários na recém-inaugurada Casa Fasano, na zona sul de São Paulo.
João Camargo, presidente executivo do conselho da CNN Brasil, e Rubens Menin, sócio controlador do canal, inauguraram oficialmente o novo empreendimento, falando brevemente no palco. Entre os presentes, estavam o ministro Juscelino Filho (União Brasil), das Comunicações, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). Alguns deles eram entrevistados ao vivo em um estúdio de vidro que foi montado em uma das laterais.
O novo canal terá 12 horas diárias de programação ao vivo, com reprises e outros conteúdos preenchendo o resto da grade, que ficará no ar 24 horas. Ele está disponível em operadoras como Vivo, Claro e Sky, além de Samsung TV Plus e no YouTube.
O dia começará com o Morning Call, que será ancorado por Debora Oliveira a partir das 7h e pretende antecipar as principais notícias econômicas do dia. Na sequência, às 9h, Gabriel Monteiro apresenta o programa Abertura de Mercado, que vai acompanhar em tempo real os indicadores da Bolsa no Brasil e em outros lugares do mundo.
Muriel Porfiro se junta a Monteiro a partir das 11h, horário em que começa o CNN Money News. Os dois vão focar as notícias que poderão impactar o mundo dos negócios. Já às 17h, entra no ar o programa Fechamento de Mercado, com apresentação de Fernando Nakagawa e análises de Thais Herédia.
Segundo Nakagawa, que é editor de economia da CNN Brasil, a grade foi pensada para seguir o funcionamento do mercado financeiro. "Ainda que o noticiário não se resuma a isso, a gente entende que o mercado financeiro acaba sendo o nosso norte", disse.
O jornalista afirma que o CNN Money nasceu de uma vontade de ampliar a cobertura econômica, aliada a outros fatores. "A CNN, como emissora, como empresa, percebeu que há interesse do público e há interesse comercial também: tem anunciante", afirmou. "Poxa, se você tem interesse do público e interesse comercial, por que você não vai avançar e criar um produto?"
A ideia é fugir do "economês" e da cobertura tradicional do setor que é feita na televisão, "tentando transformar isso numa linguagem mais acessível". Ele destaca ainda que, apesar de ser um público nichado o que se interessa pelo assunto, trata-se de uma audiência altamente qualificada. "Às vezes a gente conversa com 100 pessoas que definem uma parte do PIB, e talvez isso seja mais importante do que conversar com 1.000 ou 10 mil", exemplifica.
Rubens Menin diz que o canal surge em um momento em que há grande interesse no noticiário do setor. "Olha, na realidade, o mercado de capitais, o mercado financeiro como um todo, está crescendo muito no Brasil", afirmou. "E o Brasil ainda não tinha um canal com foco único nesse assunto."
"A gente acha que isso é muito importante: você não tem uma economia desenvolvida sem uma boa informação", prosseguiu. "E a gente [CNN] tem credibilidade, então acho que foi o momento correto de apertar o botão e começar o CNN Money."
Ele minimizou a possível disputa de audiência com a CNBC, canal de notícias de negócios com estreia marcada para o dia 17 de novembro. "O mercado é grande e a concorrência é sempre saudável, então eu acho que tem lugar para todo mundo", disse. "A concorrência incentiva a gente a fazer o melhor. Vamos procurar fazer o melhor e cativar o nosso público, os nossos clientes."
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