TVs elevam audiência e batem recordes com cobertura da tragédia no Rio Grande do Sul
Globo tem maior alcance de público do ano com noticiários; só SBT e RedeTV! não cresceram
A cobertura das enchentes trágicas que causaram calamidade no Rio Grande do Sul fez as TVs brasileiras baterem recorde de audiência do ano com noticiários. A Globo foi a emissora que teve os melhores resultados, mas outras emissoras também se beneficiaram.
Dados do Kantar Ibope, obtidos pelo F5, mostram que o Jornal Nacional, principal telejornal do Brasil, alcançou 66 milhões de brasileiros entre os dias 6 e 11 deste mês. Foi a semana de maior alcance de 2024.
No dia 6, o JN marcou a maior audiência desde outubro de 2023 em São Paulo, com 26 pontos de média. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores na capital paulista.
Já o Bom Dia Brasil, que nos últimos dias foi ancorado por Ana Paula Araújo direto do Sul, também foi destaque. O jornalístico matutino alcançou 29 milhões de pessoas na última semana e, no dia 7, o telejornal registrou 10 pontos, que foi a maior audiência às terças desde novembro de 2022.
Após críticas recebidas pela edição do dia 5, o Fantástico fez uma edição no último domingo (12) com uma cobertura especial da tragédia. A revista eletrônica foi vista por 33 milhões de pessoas em todo o Brasil, maior índice do ano, e marcou 18 pontos na capital paulista.
Os programas de entretenimento da Globo também subiram. O Encontro com Patrícia Poeta marcou 8 pontos em São Paulo, acima de sua média habitual, e foi integralmente dedicado ao tema. Já o Mais Você teve mais de 60% das pautas abordando a tragédia.
Patrícia Poeta comandou edições do Encontro na semana passada direto do Rio Grande do Sul. A partir desta quarta-feira (15), as repórteres Valéria Almeida e Luiza Zveiter entram ao vivo no Encontro e no Mais Você diretamente do Sul do país.
A Globonews, com equipes no Rio Grande do Sul desde o início da tragédia das chuvas, lidera a audiência entre os canais de notícias da TV por assinatura desde o início de maio. Entre 2 e 11 deste mês, mais de 8,2 milhões de pessoas passaram pelo canal.
Em relação às quatro semanas anteriores, o canal de notícias do Grupo Globo ampliou sua audiência em 47%, com programas ultrapassando a marca de 1 ponto no Ibope PNT da TV paga. Cada ponto equivale a 110 mil pessoas.
Na última quinta-feira (9), a GloboNews ficou em primeiro lugar entre todos os canais de TV paga durante transmissão do resgate do cavalo Caramelo, em Canoas, na faixa entre 11h05 e 12h26. Foram 2 pontos de média e 21% de participação, um crescimento de 191% em comparação com as quatro quintas anteriores.
A Globo pretende continuar abordando o assunto. Cerca de 68 pessoas do jornalismo da TV Globo, Globonews, G1, Globo Repórter, Profissão Repórter, Globo Rural estão no Rio Grande do Sul para apoiar a cobertura da RBS, afiliada no estado.
No próximo sábado (18), o Altas Horas também exibe programa inteiramente dedicado ao RS, com homenagens e incentivo para novas doações. Já entre 7 e 9 de junho, a Globo e o Multishow vão exibir o festival Salve o Sul, organizado por artistas e que será realizado em São Paulo para arrecadar dinheiro paras as vítimas das enchentes.
OUTRAS TVS
Na Record, o Balanço Geral SP, comandado por Reinaldo Gottino, bateu seu recorde semanal em São Paulo, com 8 pontos de média. O programa conseguiu vencer o Globo Esporte por dois dias na semana, algo que não acontecia desde janeiro de 2023.
O Cidade Alerta, ancorado por Luiz Bacci, também foi bem e conseguiu 15% mais público que nas quatro semanas anteriores na semana passada, alcançando picos de 11 pontos na Grande São Paulo.
Na Band, o Jornal da Band elevou em 10% seus números, e marcou 4,5 pontos de audiência na semana passada. SBT e RedeTV! não tiveram aumento de audiência em seus jornalísticos.
Comentários
Ver todos os comentários