Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

TV paga estreia série documental sobre abuso de poder em seitas e religiões

O ex-líder religioso Warren Jeffs foi condenado à prisão perpétua por abuso sexual contra menores

O ex-líder religioso Warren Jeffs, condenado à prisão perpétua nos EUA por crimes sexuais - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estreia neste domingo (21) no canal A&E a série "Segredos da Poligamia".

A série documental mostra depoimentos de ex-integrantes de organizações religiosas norte-americanas, como a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS), o clã Kingston, conhecido como A Ordem, e os Irmãos Unidos Apostólicos (AUB).

Em cada episódio, a série mergulha no universo de grupos religiosos polígamos, buscando mostrar como homens poderosos exercem o controle por meio do abuso de poder e regras rígidas.

Em "Bom Dia Verônica" (Globoplay), Reynaldo Gianecchini vive um líder fundamentalista que abusa do poder para cometer crimes sexuais contra fiéis e controlar a própria família. Apesar de ficcional, a série tem paralelos na vida real, como os ex-líderes religiosos Warren Jeffs e Sam Bateman, que moldaram comunidades em que relatos de abusos, incesto e fraudes tornaram-se comuns.

Jeffs, que atualmente cumpre pena perpétua nos EUA, e Bateman, são alguns dos personagens abordados na série documental. O investigador Matt Browning, policial aposentado, se encontra com antigos membros que escaparam da igreja e ouve alegações impactantes de abuso psicológico e físico sofrido por mulheres e crianças.

A série traz entrevistas com especialistas, investigadores e ex-membros dos grupos religiosos, como a filha de Warren Jeffs, Rachel Jeffs Blackmore, que pela primeira vez fala sobre a vida com o pai, e uma das ex-esposas de Jeffs, Alyshia Blackmore. Além disso, imagens inéditas do casamento de Alyshia e Warren e áudios dos sermões de Bateman ajudam a oferecer uma visão definitiva da poligamia nos Estados Unidos.

No episódio de estreia, O novo profeta, quando o líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Warren Jeffs, foi condenado à prisão perpétua em 2011 pelos crimes sexuais cometidos contra menores de idade, a sua ausência criou um grande vazio de poder que vários novos líderes tentaram imediatamente preencher.

O episódio vai ao ar no domingo (21) às 23h, no A&E.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem