Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

No Limite: Conheça mais do paratleta Dedé, vencedor do reality da Globo

André Macedo pratica ciclismo, triatlo e jiu-jítsu

Dedé, participante vencedor de No Limite - Amazônia
Dedé, participante vencedor de No Limite - Amazônia - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Natural de Valinhos, no interior de São Paulo, o paratleta André Macedo, o Dedé, 45, foi o campeão da edição do No Limite - Amazônia (Globo) e levou o prêmio de R$ 500 mil.

Dedé teve de amputar um dos pés logo aos dois anos por nascer com uma má-formação. Mas isso não desanimou o paulista, que aos 14 anos começou a enveredar pelo esporte, como o triatlo.

Com o tempo, foi conquistando notoriedade no esporte. Em 2014, ele ficou na sexta colocação de um mundial do paratriatlo e hoje se dedica ao ciclismo. Dedé também é faixa preta de jiu-jítsu.

O paratleta havia sido eliminado do programa e, em uma repescagem, voltou à competição. "É muito importante acreditar em nós e ter fé no processo", disse.

"Minha mãe sempre acreditou em mim e se eu estou aqui hoje, é por causa dela", afirmou, após a vitória. Ao todo, foram 40 dias de gravações.

Na prova final, os jogadores seguiram percursos com tochas acesas e precisaram enfrentar vários obstáculos para acender totens no caminho. O vencedor completou a prova em sete minutos e 46 segundos.

Ao final do programa, Dedé fez uma tatuagem de tribal no braço semelhante à pintura feita em seu corpo por uma artista indígena no último episódio. "Quase seis horas de trabalho, estou muito feliz com este resultado", celebrou pelas redes sociais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem