Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Jovem Pan YouTube internet

Jovem Pan corta custos por causa do YouTube, demite Diogo Schelp e diretor de redação

Comentarista da linha moderada e um dos chefes de redação da emissora foram desligados nesta quinta (31)

Homem branco de terno cinza e camisa azul
Diogo Schelp: comentarista da linha moderada da Jovem Pan é demitido por corte de custos - Reprodução/Jovem Pan
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

Em crise pela falta de investimento de publicidade estatal e desmonetizada no YouTube, a Jovem Pan promoveu mais uma rodada de demissões nesta quinta-feira (31). O comentarista Diogo Schelp, da linha mais moderada de jornalistas do canal de notícias de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, foi demitido. Outro desligado foi Virgílio Dias, chefe de redação.

Schelp atuava na Jovem Pan desde dezembro de 2020 como comentarista em programas. Fez parte da bancada do Três em Um e de Os Pingos nos Is, ambos levados ao ar no fim de tarde. Junto com nomes como Amanda Klein e Fábio Piperno, faziam parte do contraponto a comentaristas bolsonaristas nas Eleições de 2022.

Nas últimas semanas, Schelp atuava em atrações diversas. Ao ser desligado, o jornalista ouviu a justificativa de que não era uma decisão editorial, e sim financeira.

A Jovem Pan tem tido problemas para captar recursos, especialmente porque foi desmonetizada pelo Google. Seu canal no YouTube costumava render cerca de R$ 20 milhões por ano, mas foi denunciado por desinformação.

Por causa da falta de certeza da monetização, Andrezza Pugliesi, diretora do setor digital da Jovem Pan, foi demitida. Mesmo com avanços nas negociações com o MPF (Ministério Público Federal) para que encerre um processo que pode cassar outorgas de rádio, a empresa entende que dificilmente vai retomar a monetização de seus canais digitais.

Quem também saiu da Jovem Pan foi Virgílio Dias, visto até então como um dos principais executivos da casa. Ex-CNN Brasil, Fox Sports (2012-2022) e Globo, Dias era diretor de redação e cuidava da linha editorial.

Em um comunicado enviado por WhatsApp, Dias se despediu de colegas. "Sempre que lembrar da Jovem Pan, vou lembrar com muito carinho de todos vocês", afirmou o executivo. Outros cortes podem acontecer ao longo dos próximos dias.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem