Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

No ar em 'Vai na Fé', Henrique Barreira diz que já foi machista, assim como seu personagem

Ator também está no elenco de 'A Vida pela Frente'; ele comemora três anos de profissão e afirma que ganha mais confiança a cada novo trabalho

Em foto colorida, rapaz vestido de branco posa para foto
Henrique conta que precisou negociar com a família o desejo de fazer faculdade de artes cênicas - Divulgação/Chico Cerchiaro
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Henrique Barreira ainda está no ar com o playboy Fred na novela "Vai na Fé", mas não esconde a empolgação ao falar do personagem Vicente da série "A Vida Pela Frente" já disponível no GloboPlay. "Gravei no ano passado e foram três meses intensos. Existem cenas delicadas, densas, que me marcaram muito. Lembro de voltar exausto para casa", recorda.

O ator, 21, não entrega de jeito nenhum spoilers sobre a produção. Só diz que a morte de um dos personagens é mote central da trama ambientada em 1999. Depois dessa tragédia, a série adota um vai e vem temporal, costurando o antes e o depois com debates sobre sexualidade, uso de drogas, saúde mental, luto e responsabilidade afetiva.

"Fiz uma pesquisa sobre a época e como seria um rapaz na casa dos 17 anos e no último ano do antigo ensino médio. Foi interessante", diz Henrique, que se divertiu com algumas coincidências entre a sua vida real e a do personagem da série na ficção.

"Também vivi uma fase muito intensa porque é uma fase de descobertas. Tinha a diversão e aquela alegria de estar formando com meus amigos do colégio, mas ao mesmo tempo sentia uma angústia estranha, né?", comenta Henrique. "Já era ator de teatro e queria estudar artes cênicas na universidade, mas havia essa pressão: será que vai dar certo?",

Henrique conta que precisou negociar com a família, apesar do apoio incondicional às suas escolhas. "Eles sempre me apoiaram, mas não deixavam de alertar sobre o quão competitiva e incerta é a carreira artística. Estou começando a minha jornada e cada vez mais confiante de que tomei a melhor decisão", conclui o ator ,que ainda comenta sobre Fred da novela das 19h, da Globo. "Ele é muito distante de mim".

Na trama de Rosane Svartman, Fred passa por um processo de desconstrução depois de apresentar um comportamento de masculinidade tóxica com a personagem de Mel Maia. "Quando li o roteiro, pensei 'meu Deus, que menino é esse', pelas barbaridades que fazia e falava, mas sabia que ele não podia ser só aquilo", diz o ator, que assume já esteve em posições machistas algumas vezes. Ele negou que o relacionamento entre Yuri (Jean Paulo Campos) e Fred não aconteceu por decisão de autora.

"O interessante deste personagem é justamente mostrar que somos múltiplos, temos erros e acertos e podemos evoluir. Na vida real isso também é possível", afirma, com conhecimento de causa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem