Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça do Rio de Janeiro impede Globo de exibir Linha Direta sobre caso Henry Borel

Juíza entendeu que, como caso ainda não foi concluído, exibição seria 'especulação'

Bastidores das gravações do novo Linha Direta com Pedro Bial
Justiça do Rio impede que Globo exiba Linha Direta, com apresentação de Pedro Bial, sobre caso do menino Henry Borel - Fabio Rocha/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro emitiu uma liminar a favor da defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, e impediu que a Globo exiba um episódio do programa Linha Direta que trata sobre o caso do menino Henry Borel, 4, morto em março de 2021.

A edição estava prevista para ser exibida nesta quinta-feira (18). A decisão foi confirmada ao F5 pelo órgão. Elizabeth Machado Louro, juíza que julgou o pedido, afirma que, como o caso ainda não foi julgado, "qualquer dinâmica dos fatos no programa não passaria de mera especulação."

Em novembro de 2022, a mesma magistrada decidiu que Jairinho e Monique, mãe de Henry, irão a júri popular pela morte da criança —eles são acusados de homicídio triplamente qualificado e o julgamento ainda não tem data para acontecer.

Ela entendeu que o episódio pode influenciar a imparcialidade dos cidadãos que participarem do júri, o que "prejudica o direito do réu a um julgamento justo."

Em outro trecho, a juíza afirma que a veiculação, sobre um caso ainda sob judice, pode ter consequências imprevisíveis por exacerbar as emoções do público, e que a ampla cobertura da imprensa e a repercussão nas mídias sociais se mostram um "palco de discussões, não raro absurdas, que extrapolam o conteúdo do processo e são muito mais contrárias" a Jairinho.

Procurados pelo F5, a Globo e a defesa do ex-vereador não responderam.

Em postagem no Instagram na tarde de terça-feira (16), Leniel Borel, pai de Henry, agradeceu o apresentador Pedro Bial pela produção do episódio.

"É muito difícil como pai ter que lutar todo dia para provar o óbvio. Gratidão eterna a imprensa brasileira que nos ajuda pedindo justiça na proporção da brutalidade, da monstruosidade que aqueles dois cometeram. É inadmissível qualquer tipo de impunidade após tantas provas noticiadas e comprovadas no processo."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem