Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Televisão LGBTQIA+

Caravana das Drags: Prime Video se manifesta após expulsão de participante surpreender web

Acusada de fazer 'blackface', participante Chandelly Kidman se desculpou nas redes sociais

Chandelly Kidman, participante expulsa do Caravana das Drags
Chandelly Kidman, participante expulsa do Caravana das Drags - Divulgação/Prime Video
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem acompanha o reality show Caravana das Drags, comandado por Xuxa e Ikaro Kadoshi no Amazon Prime Video, ficou sem entender quando foi anunciada a desclassificação da participante Chandelly Kidman. Anunciada no último dia 4, após ela vencer um desafio, a expulsão não foi explicada aos espectadores.

Nas redes sociais, circularam imagens em que a participante aparece praticando "blackface". Trata-se da prática de pessoas brancas escurecerem o rosto para simular que são afrodescendentes, algo visto como racista e condenado por movimentos negros.

Chandelly, que é natural do Piauí, havia usado uma caracterização inspirada no cangaço, apenas com as cores branco e preto. A maquiagem teria sido retocada a pedido da produção, e ela apareceu com o rosto branco no programa. A pintura original não foi mostrada ao público.

Na sexta-feira (12), o Prime Video publicou um comunicado explicando o imbróglio. "Caravana das Drags é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira", diz o texto. "O Prime Video não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira."

"Esses princípios estão no cerne das regras da Caravana das Drags", segue o comunicado. "Por isso, decidimos desclassificar uma das participantes que não cumpriu as regras. Também tomamos a decisão de não mostrar cenas que não correspondam aos nossos valores e possam causar dor a muitas pessoas."

Chandelly também se manifestou por meio das redes sociais. "Eu humildemente peço desculpas. Como artista e nordestino, com muito orgulho, eu sinto muito", escreveu a participante. "Respeito a decisão do programa e o que me acalenta é saber que estou aberto a evoluir com tudo o que passei e saber que vou aprender com meus erros. A vida é isso: cair, aprender e levantar."

Ela ainda agradeceu o apoio que vem recebendo. "Quero expressar minha gratidão a todas as mensagens de carinho e amor que estou recebendo. Vocês conhecem a minha luta, a minha história e o meu coração", comentou. "Agora vamos juntes seguir e continuar levando AMOR e ARTE para todes."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem