Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

'Travessia': Povo gentil, cultura e ritmo lento explicam Maranhão como cenário

Gloria Perez afirma que diversidade e paisagens também foram levadas em conta

Chay Suede e Lucy Alves gravam "Travessia" no Maranhão
Chay Suede e Lucy Alves gravam "Travessia" no Maranhão - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Definir o cenário que será responsável por embelezar as aventuras dos personagens de uma novela costuma ser uma tarefa complexa. Porém, não para Gloria Perez, que optou por ter o Maranhão como pano de fundo de "Travessia", nova trama das 21h programada para substituir "Pantanal" na Globo a partir de outubro. Segundo ela, foi fácil se encantar pela região e escolhê-la como palco central da narrativa.

"Gosto de falar de diversidade e costumo abordar em meus trabalhos conflitos entre pessoas que enxergam o mundo de maneiras diferentes. O Maranhão é um estado peculiar que começou com uma ocupação francesa e depois vieram os portugueses, ou seja, há uma mistura de culturas. Será uma homenagem a todo o Nordeste", diz ela em bate-papo com o F5.

O cenário paradisíaco vai marcar a história de amor entre Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede), e —em todos os sentidos— ajudou na composição dessa relação. "Mesmo sendo nordestina, eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer a fundo a cultura maranhense, o misticismo, a culinária. É um lugar cheio de história", opina a protagonista, que na história será alvo de uma fake news e precisará fugir.

O personagem de Chay é um ferrenho defensor da cultura e do patrimônio histórico de São Luís. Justamente por isso que o ator fez questão de ver, ouvir, conversar e conhecer tudo em suas andanças pela localidade por mais de um mês. "Foi importante estar lá em muitos níveis. Percepções de como os nativos falam, coisa que não se vê pela internet. Fui como uma esponja e absorvi muito. Eu e a Lucy trouxemos memórias em comum que transformamos nas memórias de Ari e Brisa."

Dona de um ritmo orgânico, mais lento e um pouco avessa às tecnologias, a região também encanta pelas belezas das águas cristalinas dos Lençóis Maranhenses. Para explorar essas belezas, "Travessia" contará com o olhar apurado do diretor artístico Mauro Mendonça Filho.

"A Gloria escreveu uma história solar e temos de ilustrar isso. O Maranhão é colorido, e o maranhense talvez tenha sido o povo mais gentil com que cruzei em 38 anos de TV. Mas as histórias também percorrem Lisboa, em Portugal, e o Rio de Janeiro", explica.

Apesar das belezas locais, Marcos Caruso, que na história dá vida ao professor Dante, alerta para a degradação do patrimônio histórico maranhense, que poderia ser mais protegido e que a novela ajudará a pôr em foco. "Me surpreendeu concluir que o Dante, assim como nós brasileiros, estamos sempre tentando preservar e recuperar algo de algum mal. Temos que recuperar e preservar São Luís e seu entorno. Há muitas coisas ainda que precisam melhorar, que estão deterioradas", diz o ator.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem