Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão

Reality culinário do GNT foca comida brasileira em meio a calor e muriçocas

Joaquim Lopes e Jéssica Ellen comandam atração com 12 competidores

Joaquim Lopes, Jéssica Ellen e os chefs chefs Manuelle Ferraz e Kaywa Hilton Ale Virgilio/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ceviche de coco, carne de bode, sobremesa de mamão verde e pizza na pedra. Estes são apenas alguns pratos que os apresentadores Jéssica Ellen, 29, e Joaquim Lopes, 41, elencaram como seus favoritos de Cook Island - Ilha do Sabor, novo reality culinário do GNT, que estreia nesta quinta-feira (31) com a promessa de ser diferente das outras competições gênero.

Gravado ao ar livre, na praia de Subaúma, na Bahia, o programa se integra à natureza para mostrar os 12 chefs de cozinha experimentando os mais diversos ingredientes brasileiros e competindo pelo prêmio de R$ 100 mil. "É um ambiente completamente selvagem", completa Joaquim Lopes, que retorna a trabalhar como apresentador após o nascimento de suas filhas gêmeas, em março de 2021.

O programa será separado em três etapas, começando com a Prova Rústica, onde os competidores divididos em grupos utilizam técnicas ancestrais para cozinhar. Em seguida, a Prova Gourmet faz com que o pior grupo cozinhe individualmente para escapar do Duelo Final, que consiste em uma receita rápida entre dois cozinheiros, para eliminar um.

Além das provas, os apresentadores prometem muita convivência entre os participantes. "Tem uma parte que chamamos de dinâmica e aí rolam as tretas", garante Jéssica Ellen. Para julgar os pratos e definir quem avança na competição, o programa conta com os chefs Manuelle Ferraz e Kaywa Hilton –que esteve no reality Mestre do Sabor (Globo), no ano de 2020.

Cada episódio terá um tema, que passará por diversas regiões do país. "O Brasil é um país continental e cada estado é um mini país. Tinha gente que sabia muito da culinária francesa, mas não conhecia maniva [folha moída da mandioca], que é da Amazônia", recorda Jéssica, que agora também faz parte do elenco do Dança dos Famosos 2022.

A atriz e cantora afirma que –como uma boa geminiana– se jogou no programa e "até formiga eu comi". Para ela, a curiosidade e desafio a trouxeram para sua primeira experiência como apresentadora e agora o público poderá a conhecer distante de qualquer personagem. "Descobri a persona Jéssica apresentadora", brinca ela, em conversa com a imprensa da qual o F5 participou.

Já Joaquim tem uma longa história com a culinária. Formado em gastronomia, ele se apaixonou pela cozinha ao lado de sua avó materna. "Esses momentos em silêncio com a minha avó na cozinha eu vou guardar por toda a minha vida", diz o ator, que já chegou a trabalhar em um restaurante em São Paulo.

A dupla ainda diz que os 12 cozinheiros enfrentaram diversos perrengues enquanto cozinhavam, desde sol e calor até as muitas picadas de muriçoca. "Nada se compara aos perrengues que os participantes passaram. Eles não paravam um minuto", relembra Jessica. "Mas tinha uma super estrutura lá, com bombeiros e sempre hidratando todo mundo", completa Joaquim.

O programa tem direção de David Feldon e produção da Box Fish. Além do GNT, os 10 episódios também serão disponibilizados na plataforma de streaming do Globoplay, no dia seguinte à exibição no canal. A atração já será disponibilizada também na quinta-feira (31). Conheça abaixo os nomes dos participantes.

Carla Faedo: Nutricionista e cozinheira, ela tem 38 anos, e é de Porto Alegre (RS). Tem foco no emagrecimento sustentável.

Debora Campos: Trabalha com gastronomia afetiva e tem 47 anos. É de São Paulo (SP).

Deia Lopes: Chef e proprietária de um restaurante de comida baiana em Uruçuca (BA), tem 35 anos.

Denise Guerschmann: Especialista na gastronomia escandinava, tem 42 anos e é de São Paulo.

Flavia Soares: Consultora gastronômica, tem 27 anos e trabalha com catering de eventos corporativos. É de Belém (PA).

Julio Rannzani: Trabalha com gastronomia com propósito, tem 23 anos, e é de Pipa.

Lucas Abreu: Professor de confeitaria e sorveteiro, tem 26 anos, e é de Santa Tereza (RJ).

Lucius Gaudenzi: Comanda duas cozinhas na Bahia, tem 50 anos, é de Salvador.

Paula Russo: Chef de um restaurante fast-food handmade em São Paulo tem 29 anos, e é também de São Paulo (SP).

Paulo Yoller: Chef proprietário de uma hamburgueria em São Paulo e Belo Horizonte, tem 33 anos, e é de São Paulo (SP)

Stenio Birth: Personal chef, consultor gastronômico e influenciador, tem 38 anos, e é de Campina Grande (PB).

Tatianna Cirinno: Pesquisadora e especialista em charcutaria, tem 39 anos, e é de Londrina (PR).

Cook Island - Ilha do Sabor

  • Quando 31/03 às 21h45
  • Onde GNT
  • Classificação Livre
  • Apresentação Joaquim Lopes e Jéssica Ellen
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem