Televisão

Novela 'Topíssima' vai abordar temas contemporâneos como o empoderamento feminino

Nova trama da Record estreia nesta terça-feira, às 19h45

Camila Rodrigues vive a milionária Sophia em "Topíssima", nova novela da Record
Camila Rodrigues vive a milionária Sophia em "Topíssima", nova novela da Record - Blad Meneghel/ Record TV
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Substituta de "A Terra Prometida", "Topíssima" estreia nesta terça-feira (21) com uma trama ambientada no Rio de Janeiro. Mais moderna e contemporânea que as últimas novelas da Record, o folhetim de Cristiane Fridman vai abordar conflitos de classes, desigualdade social e trará à tona a atual questão do empoderamento feminino. 

Cristiane, que também é autora de "Jezabel, afirma que a novela quer retratar o cotidiano do Rio, sem deixar de lado a proposta de fazer o público rir e e se emocionar. "Vamos apresentar muitas fatias saborosas. Temos romance, comédia, suspense, ação, drama. Ela é a ambientação da vida carioca. É uma novela que vem com uma proposta diferente, divertida, vai fazer rir, vai chorar, vai dar nervoso nas cenas de ação e suspense."

Herdeira de um grande império estudantil,  Sophia (Camila Rodrigues) vai se envolver com o taxista Antonio, vivido pelo ator Felipe Cunha, 31, morador do Vidigal. As diferenças entre a realidade dela e o cotidiano enfrentado por ele farão com que o casal se afaste e se aproxime diversas vezes ao longo da trama. 

Em alguns momentos, Sophia será vítima do empoderamento feminino que tanto prega, por pensar que precisa estar sempre no controle para ser ouvida. Por essa e outras características da personagem, Camila Rodrigues afirma estar apaixonada pelo papel e afirma que Sophia a representa.

"Sei que vou viver Sophia há mais de um ano e já estava apaixonada. Sabe aquele personagem que você olha e fala: 'Eu quero fazer, é meu!'. Ela realmente me representa muito. Muita coisa que eu gostaria de falar, ela faz e fala". [...] “A minha energia condiz muito com a da Sophia, e a do Felipe condiz muito com a do Antonio."

Felipe Cunha, que estava no ar há pouco tempo no elenco de "Jesus", está cheio de expectativa para a estreia de "Topíssima". O mineiro conta que, mesmo com pouco tempo de preparação, ele já percebeu que há mais semelhanças entre eles do que qualquer outro personagem que ele já fez.

"Antonio me deixa feliz por ser um cara mais próximo de mim. Acho que é o personagem mais próximo de mim que eu já fiz. Ele é o retrato de muita gente que vive para realizar seus sonhos, de uma forma mais simples, e acredita na humanidade e nas pessoas. É um personagem delicioso", diz o ator.

A ideia é que essa identificação dos personagens com o público extrapole o núcleo central da trama da trama. A mãe de Antonio, por exemplo, será interpretada pela experiente atriz Silvia Pfeifer, 61, e a aposta é que haja uma identificação quase que imediata com as mulheres que assistem a novela, pois vai mostrar como o feminismo é, sim, algo comum a todas as mulheres. 

"É um feminismo sem jogar os sutiãs no lixo. É um matriarcado não usual. Tomar conta dos filhos e ser vencedora na vida, sozinha, é muito duro. É um empoderamento que liberta", conta Pfeifer, ao falar sobre o papel de sua personagem, que é uma mãe batalhadora, que trabalha muito no restaurante que tem dentro de sua própria casa, no Vidigal, para sustentar seus filhos.

Diretor-geral de "Topíssima", Rudi Langemann, conhecido como "Foguinho", afirma que o maior desafio de fazer novela é entregar o que o público já quer das novelas, mas de forma sempre revitalizada, fazendo com que o espectador tenha vontade de "querer assistir amanhã".

"É um desafio pensar que estou fazendo uma novela que já tem formato pronto no imaginário dos brasileiros. Temos que dar nossa cara para prender o telespectador e ele voltar amanhã. Para isso, conto com uma equipe maravilhosa de trabalho, uma história que o povo se identifica e boa qualidade."

Uma das novidades do folhetim é, segundo o diretor, o uso de efeitos especiais chamados de "true lies", que são invisíveis, mas que facilitam a vida dos atores e da produção, como, por exemplo, o protagonista Antonio é taxista e todas as suas cenas dentro do carro são gravadas em estúdio e editado em pós produção.

Com já quase que metade dos capítulos já gravados no estúdio da Record no Rio de Janeiro, "Topíssima" ainda tem no elenco nomes como Cristiana Oliveira, Floriano Peixoto, Denise Del Vecchio, Mauricio Mattar, Kadu Moliterno, Eri Johnson, Suzana Alves, Sidney Sampaio, Emilio Orciolo Netto e Samara Felippo. 

"Topíssima"

  • Quando Estreia dia 21/5, às 19h45
  • Onde RecordTV
  • Classificação Livre

O jornalista viajou a convite da Record.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem