Televisão

Perfeccionista, Allan Souza Lima contratou refugiado na preparação para 'Órfãos da Terra'

Métodos do ator já lhe renderam inflamações e fizeram perder 12 kg

Allan Souza Lima como Youssef na novela "Órfãos da Terra"
Allan Souza Lima como Youssef na novela "Órfãos da Terra" - Raquel Cunha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Allan Souza Lima, 33, já foi aconselhado por seu empresário a aceitar trabalhos “mais comerciais”, mas não quis. Adepto de intensos processos de preparação, Lima diz que só aceita um trabalho “quando realmente tem tesão nele”. E assim foi com Youssef, vilão de “Órfãos da Terra”, novela das 18h da Globo, que estreou em 2 de abril.

“Esse é o meu primeiro trabalho na Globo fazendo um vilão. Ele é o sobrinho do Aziz Abdallah (Herson Capri). Digamos que é um devoto dele, o braço direito. Youssef gira a trama inicial em busca de Jamil (Renato Góes), quando ele foge para o Brasil atrás de Laila (Julia Dalavia). Youssef tenta matar Jamil mas se dá mal. Não é muito bom tentar matar protagonista, né? (risos)”
 
Lima foi convidado pelo diretor-geral André Câmara para integrar o elenco de “Órfãos da Terra”, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes. Na época, o ator estava participando do “Dancing Brasil” (Record), reality musical apresentado por Xuxa Meneghel.

Como não deu tempo de se juntar aos colegas de elenco para participar da preparação oficial dos atores, Lima fez tudo por conta própria. Ele, inclusive, contratou um refugiado sírio que lhe deu aulas particulares.
 
“Eu traduzi todo o meu texto para o árabe e decorei quase tudo. Cheguei com essa proposta para o Gustavo [Fernández, diretor artístico] e ele falou: ‘Não, não… calma.’ (risos).”
 
O perfeccionismo e a entrega aos personagens é uma marca registrada do ator. No “Dancing Brasil”, por exemplo, ele também treinou exaustivamente. As estatísticas citadas pelo ator não deixam dúvidas: foram 670 horas de ensaios distribuídas em 93 dias, além dos 12 kg a menos na balança.
 
“Eu sempre vou em busca da perfeição, mesmo sabendo que ela não existe. Toda semana eu ia parar no hospital. Estou com uma inflamação muito forte até hoje no meu ombro e uma outra inflamação no meu joelho, devido ao ‘Dancing’. Mas se for para eu morrer por um personagem, eu morro feliz.”

GATO E SAPATO

Apesar de ser um vilão, o personagem de Allan Souza Lima em “Órfãos da Terra” terá grande parte de sua humanidade revelada através da paixão que Youssef sente por Dalila, interpretada por Alice Wegmann, 23.

“Ela pisa no calo dele e faz ele de gato e sapato. Ele acaba fazendo tudo para ela. Mas tem uma tensão ali e acho que eles vão ter uma noite em que vão se pegar. Eu acho que tem um jogo ali. Esses personagens têm uma coisa que pega no lado sexual deles”, diz.
 
Bem humorado, o ator conta que já passou pela situação amorosa vivida por Youssef. “Já fui feito de gato e sapato também. Quem nunca? É experiência, né? Já fiz muita loucura na minha vida. Já fui gato, mas também já fui sapato. Um dia da caça e outro do caçador [risos].”

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem