Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Agora

Tramas espíritas, como 'Espelho da Vida,' fazem sucesso ao falar sobre vida após a morte

'A Viagem', de Ivani Ribeiro, virou referência no assunto

Dinah (Christiane Torloni) protege Alexandre (Guilherme Fontes), que morre e assombra os vivos em “A Viagem”
Dinah (Christiane Torloni) protege Alexandre (Guilherme Fontes), que morre e assombra os vivos em “A Viagem” - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que acontece após a morte? Existe reencarnação? E vidas passadas? Os mistérios sobre o tema costumam render boas histórias e personagens à TV e garantir bons índices de audiência.

A escritora Elizabeth Jhin é, hoje, uma das principais autoras sobre o assunto. É ela quem assina tramas da Globo como "Além do Tempo" (2015) e "Escrito nas Estrelas" (2010). E é dela o folhetim “Espelho da Vida”, atualmente no ar, no horário das seis na Globo. “Tenho um verdadeiro fascínio pelo tema”, diz a autora.

Na novela, a mocinha Cris (Vitória Strada) viaja no tempo e descobre que foi Julia Castelo, no passado –uma mulher assassinada supostamente pelo seu grande amor, Danilo Breton (Rafael Cardoso), mas em condições ainda duvidosas.

Cris mergulha em sua vida passada com o objetivo de desvendar o mistério sobre a sua morte: será que o responsável foi mesmo Danilo?

“Espelho da Vida”, como outras tramas espíritas, tem como uma de suas principais referências a novela “A Viagem” (Globo), de 1994, escrita por Ivani Ribeiro (1922-1995) e grande sucesso na época.

Quem não se lembra do desajustado Alexandre (Guilherme Fontes), que, depois de morrer na prisão e ir para o assustador Vale dos Suicidas, volta para atormentar e se vingar dos vivos? E como esquecer do amor transcendental de Dinah (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes)?

Você se lembra?

  1. Quando “A Viagem” estreou na Globo, em 11 de abril de 1994, o presidente era Itamar Franco (1930-2011). No mesmo ano, o plano real foi implantado como forma de acabar com a superinflação

  2. Em 1º de maio de 1994, o piloto Ayrton Senna (1960-1994) morreu em um acidente durante uma corrida de Fórmula 1, na Itália. A morte chocou o país

A novela era um remake de outra trama de mesmo nome de 1975, exibida na TV Tupi. Segundo o projeto Memória Globo, “A Viagem” foi então recordista de audiência no horário das 19h, e seu sucesso provocou um aumento na venda de livros sobre espiritismo.

O ator Cláudio Cavalcanti (1940-2013), que fazia o médium Dr. Alberto, chegou a receber muitas cartas, dirigidas ao seu personagem, de telespectadores agradecendo por suas palavras reconfortantes sobre a vida após a morte.

“A Viagem” foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, em 1997 e em 2006, e no canal Viva, em 2014. Sempre com grande sucesso.

Veja outras tramas espíritas

  1. Anjo de Mim (1996)

  2. Alma Gêmea (2006)

  3. O Profeta (2007)

  4. Escrito nas Estrelas (2010)

  5. Amor Eterno Amor (2012)

  6. Alto Astral (2014)

  7. Além do Tempo (2015)


 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem