Televisão

Giovanna Antonelli dita moda em 'Segundo Sol' desde a cor de esmalte até as roupas

Personagem Luzia cai nas graças do público

Giovanna Antonelli com vestido preto em frente a fundo preto
Giovanna Antonelli na pele de Luzia/Ariella, da novela "Segundo Sol" - Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leandro Vieira
São Paulo

Tudo o que ela toca vira tendência. Não é de hoje que a atriz Giovanna Antonelli, 42, lança moda com o estilo de suas personagens. O que ela usa em cena —de acessórios a esmalte, passando por roupa e pelo corte de cabelo— imediatamente entra na lista de itens pedidos pelas telespectadoras à Globo.

Agora, em "Segundo Sol" (Globo), não está sendo diferente. Depois de deixar o visual humilde de Luzia, mostrado na primeira fase da trama, e de se transformar na descolada DJ Ariella, Giovanna passou a ser citada na CAT (Central de Atendimento ao Telespectador).

"O visual dela foi pensado para ser o de uma mulher moderna e antenada. Pesquisamos o visual de várias DJs e experimentamos diferentes peças na Giovanna, até chegarmos ao resultado que mais se adequou a ela", diz a figurinista Helena Gastal.

A própria atriz dá sugestões no "look" da personagem. “Gosto de dar palpites no figurino. Ele faz parte da minha construção e preciso da vestimenta para dar vida às personagens. Além disso, adoro moda."

Entre os itens mais pedidos pelo público na CAT da Globo estão colares, anéis e pulseiras usados pela DJ Ariella. Também tem gerado curiosidade no espectador o esmalte roxo que a DJ usa nas unhas. A imagem da personagem ainda recebe elogios de especialistas.

"Ariella tem um estilo que pode ser usado por qualquer pessoa. Os acessórios são simples, mas combinam com as roupas e são bonitos”, avalia a consultora de imagem Fabiana Piasentin. A atriz concorda. "Ariella é uma mulher moderna, que poderia morar em qualquer lugar do mundo. Ela tem um jeito descolado e sabe misturar elementos que todas as mulheres têm no armário."

Outro consultor, Gabriel Siqueira, destaca a união da ousadia com a elegância. "Ariella é sensual. Mas, quando o sutiã tem um bordado mais detalhado, ela mostra só uma parte. Assim não perde o charme." Ele também chama a atenção para os acessórios: "São arrebatadores e têm a delicadeza de uma peça fina".

REFERÊNCIA EM CORTE DE CABELO

Não é de hoje que a atriz Giovanna Antonelli é considerada inspiração na moda. Sempre que aparece em uma novela —seja como mocinha, vilã ou mesmo na pele de uma personagem de caracterização mais específica, como a Jade, de “O Clone”—, ela consegue emplacar alguma tendência.

“Praticamente em todos os personagens que ela vive, fica com o cabelo bastante diferente do que estava antes. Quando aparece na televisão, grande parte das clientes pede para fazer o corte dela. Só não aconteceu ainda com o visual da Luzia porque ela tem cabelo curto e estamos em época de frio. Mas ando recebendo solicitações para cabelos médios”, conta o cabeleireiro Felipe Guimarães, do salão Urbe Hair.

O cabeleireiro se lembra de Bárbara, que Giovanna viveu em “Da Cor do Pecado” (Globo), exibida em 2004. “Era um corte bem baixo, arrepiado atrás. Era um dos mais pedidos nos salões de beleza.”

A consultora de imagem Fabiana Piasentin lembra o visual dela em "Salve Jorge", exibida pela Globo entre outubro de 2012 e maio de 2013. “A delegada Heloisa usava dois cintos na maioria das cenas. Isso, na época, fez bastante sucesso. Na mesma novela, ela tinha uma capa de celular com soco inglês [com o encaixe para os dedos] que era muito bacana também." 

Fabiana lembra a perigosa Atena, de “A Regra do Jogo” (Globo), no ar entre 2015 e 2016. “As roupas tinham recortes ousados, que a deixavam bem sensual."

Os especialistas em moda são unânimes em dizer: não são apenas as roupas e os acessórios que dão força às personagens interpretadas pela atriz Giovanna Antonelli. Seu jeito de ser é fundamental para que ela ganhe destaque na TV. "Ela é uma mulher inteligente, talentosa, bonita e independente. Tudo que a Giovanna faz repercute, e ela inspira naturalmente outras mulheres. Além de tudo isso, tem um carisma enorme”, diz o cabeleireiro Felipe Guimarães.

O consultor de imagem Lúcio Matias também ressalta o carisma da atriz. “É possível encontrar mulheres também lindas, com personagens também bem produzidas, mas que não causam o mesmo impacto. Eu não a conheço pessoalmente, mas é nítido a impressão de boa energia que ela passa, tanto na teledramaturgia quanto pessoalmente."

Outro ponto levantado por Matias é a coragem de Giovanna. “Ela não tem pudor em mudar completamente o visual para viver uma personagem. O público presta atenção a nesse tipo de postura.”

A também consultora de imagem Fabiana Piasentin concorda. “Ela é uma excelente atriz e mostra ter uma ótima relação com o corpo. É quase um ideal do que as mulheres gostariam de ser.” A atriz comemora os elogios: “Eu adoro quando dizem que o estilo das minhas personagens inspira as mulheres. Gosto muito de viver personagens reais e possíveis”.

Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias