Televisão

Conheça os personagens de 'Orgulho e Paixão', novela da Globo inspirada em Jane Austen 

Folhetim, que estreou nesta terça (20), é exibido na faixa das 18h 

'Orgulho e Paixão': Felisberto (Tato Gabus Mendes) , Ema (Agatha Moreira) Ofélia (Vera Holtz)  Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Elisabeta (Nathalia Dill), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz)
'Orgulho e Paixão': Felisberto (Tato Gabus Mendes) , Ema (Agatha Moreira) Ofélia (Vera Holtz) Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Elisabeta (Nathalia Dill), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz) - Marília Cabral/Globo
São Paulo

Com o fim de "Tempo de Amar", novela assinada por Alcides Nogueira, a Globo estreou, nesta terça (20), outra trama de época, "Orgulho e Paixão", de Marcos Bernstein, na faixa da das 18h. 

Inspirada na obra "Orgulho e Preconceito", da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), o mote principal do folhetim da emissora do Rio de Janeiro é o de uma família cuja matriarca Ofélia (Vera Holtz) se dedica quase exclusivamente à tarefa de ver as filhas casadas —e terem, portanto, um teto garantido.

Dirigida por Fred Mayrink, as meninas do clã são Jane (Pamela Tomé), Mariana (Chandelly Braz), Cecília (Anaju Dorigon), Lídia (Bruna Griphão) e Elisabeta (Nathalia Dill). Ainda há o pai, Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes). 

Na galeria abaixo, conheça os principais personagens de "Orgulho e Paixão", que se passa no fictício Vale do Café, vilarejo no interior de São Paulo.

 

Ofélia Benedito (Vera Holtz) – Sem papas na língua, tem uma missão na vida: casar as cinco filhas. Ela passa os dias pensando em bons pretendentes para as jovens. Quanto mais tempo as filhas demoram a se casar, mais a situação financeira da família piora. E seu marido, Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes), não parece se preocupar muito com isso, o que enfurece Ofélia.

Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes) – Um intelectual, professor de todas as escolas da redondeza, casado com Ofélia (Vera Holtz). Entende-se muito bem com a filha Elisabeta (Nathalia Dill), que admira o caráter íntegro do pai e sua sagacidade e cultura. Ele acha que não há homem que possa lidar com o intelecto da filha, nem que a mereça, por isso irá se surpreender quando souber de seu relacionamento com Darcy (Thiago Lacerda).

Elisabeta Benedito (Nathalia Dill) - Filha de Felisberto (Tato Gabus Mendes) e Ofélia Benedito (Vera Holtz). Elisabeta é uma jovem a frente de seu tempo, que se recusa a se casar por conveniência. Apesar de seu forte temperamento, Elisabeta encontra em Darcy (Thiago Lacerda) seu par ideal, apesar das muitas diferenças. O casal lutará contra as adversidades para viver este amor. Ela também é a melhor amiga de Ema Cavalcante (Agatha Moreira), que é o seu oposto em crenças e convicções.

Jane (Pamela Tomé) - A mais velha das irmãs Benedito é também a mais linda. Doce e tímida, a ela não faltam pretendentes. É a irmã mais próxima de Elisabeta (Nathalia Dill), talvez pela idade. Sofrerá muito com os altos e baixos do relacionamento com Camilo (Maurício Destri). Precisará encontrar sua força interior com a ajuda da irmã para conseguir dar a volta por cima e ficar com o amado.

Mariana (Chandelly Braz) – Filha de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes), Mariana é uma apaixonada radical, sempre em busca de um amor forte e explosivo. Por isso que cai de paixão por Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni), o poeta “trovador” que leva uma vida sem regras, e rejeita o coronel Brandão (Malvino Salvador), um homem mais velho por quem nutre carinho, mas que considera entediante. Mas o futuro reserva surpresas.

Cecília (Anaju Dorigon) - É a filha da família Benedito mais caseira, está sempre cercada de livros com histórias de donzelas em perigo, de mortes por amores e de terror gótico. Quando Josephine (Christine Fernandes), mulher do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), morre ela fica enfeitiçada pela sua enigmática partida e o local onde ela vivia, a mansão do parque. Não é de se espantar quando ela se vê atraída pelo filho da finada, Rômulo (Marcos Pitombo), um playboy que, aparentemente, em nada tem a ver com ela. Apesar disso, apaixonam-se perdidamente e se casam. Agora morando na mansão, Cecília terá que enfrentar seus medos e também a governanta da casa, Fani (Tammy di Calafiori).

Lídia (Bruna Griphão) - É a mais extrovertida das filhas da família Benedito! Para piorar, sua ingenuidade é quase infantil. Sendo assim, não é de surpreender que Lídia se meta nas situações mais cômicas possíveis. Espevitada, Lídia sempre dá um jeito de dar suas escapulidas.

Darcy Williamson (Thiago Lacerda) - Um bonito rapaz, de aparência marcante e austera. Nascido no Brasil, ele é filho de um industrial inglês, Lorde Wiiamson (Tarcísio Meira), que, ainda no Império, veio implantar as estradas de ferro no país. Ele tem uma irmã mais nova, Charlotte (Isabela Santoni), que vive em Londres com o pai. Darcy irá se apaixonar por Elisabeta (Nathalia Dill), uma jovem que o fará questionar seus preceitos tradicionalistas.  

Julieta Bittencourt (Gabriela Duarte) - Emocionalmente distante, severa, educou o filho Camilo (Maurício Destri) sozinha, amando-o muito, mas sem nunca conseguir dar o carinho que o menino precisava. Talvez por essa distância emocional, não percebe que sua “assistente” Susana (Alessandra Negrini) é, na verdade, uma péssima influência, que só a afasta cada vez mais de sua humanidade.

Susana (Alesandra Negrini) -  Dissimulada, manipuladora e sedutora. É o braço direito de Julieta (Gabriela Duarte), a Rainha do Café. Vê em Darcy (Thiago Lacerda) o alvo perfeito para se dar bem na vida. Sua paz termina no dia em que Elisabeta (Nathalia Dill) entra na vida de Darcy. Começa então a saga de Susana para destruir o casal. Contará com sua expertise em maldades e com a ajuda de sua fiel empregada, a não menos ardilosa Petúlia (Grace Giannoukas).

Camilo Bittencourt (Mauricio Destri) - Lindo, doce e romântico, mas de personalidade fraca. Provavelmente devido à superproteção de sua mãe, Julieta (Gabriela Duarte).  Apesar de muito amado por ela, que lhe deu a melhor educação possível, a Camilo faltou o carinho materno físico. É o melhor amigo de Darcy (Thiago Lacerda), a quem considera um irmão. É Jane (Pamela Tomé) quem conquistará o coração de Camilo, mas, se depender de Susana (Alessandra Negrini) e de Julieta (Gabriela Duarte), eles não ficarão juntos.

Petúlia (Grace Giannoukas) - Ela é tudo que ficou com Susana (Gabriela Duarte) depois que seu ex-marido anulou o casamento. Sim, porque Susana considera Petúlia como uma posse sua e a trata como tal. Xingamentos e humilhações fazem parte de seu dia a dia. Ela não acha ruim o salário que recebe da vilã em troca de informações e outros trabalhinhos pouco éticos. Petúlia também se diverte às custas da “chefe”. Usa suas roupas e joias sempre que a mulher está fora.

Lorde Willliamson (Tarcísio Meira) – Um grande empresário britânico que fora para o Brasil, ainda na época do império, para construir ferrovias. Encontra em Julieta Bittencout (Gabriela Duarte) uma grande parceira de negócios, ela produz café e as empresas dele escoam a produção. Vive em Londres com a filha Charlotte (Isabela Santoni), e o filho Darcy (Thiago Lacerda), cuida dos seus negócios no Brasil.

Charlotte Williamson (Isabela Santoni) – Irmã de Darcy (Thiago Lacerda) e filha de Lorde Williamson (Tarcísio Meira). A filha do industrial nasceu e viveu no Brasil por muitos anos, até a adolescência. Vive em Londres com o Pai, porém morre de saudades do Brasil. Foi aconselhada a se mudar para a Europa com o pai para esquecer uma grande decepção amorosa.

Rômulo Tibúrcio (Marcos Pitombo) -  É um famoso playboy do Vale do Café, o filho do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), conhecido por suas conquistas. Surpreendentemente doce, tem o porte atlético e atraente. É um choque geral quando ele cai de amores por Cecília (Anaju Dorigon), tão diferente dele.

Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) - Pai de Rômulo (Marcos Pitombo), ele é um homem taciturno e amedrontador, de poucos amigos. Ficou assim principalmente depois da morte de sua esposa, Josephine (Christine Fernandes), uma nobre por quem, dizem, era realmente apaixonado. Muitos no Vale do Café, inclusive Cecília (Anaju Dorigon), acreditam que o Almirante tenha algo a ver com a morte, o que o deixa ainda mais isolado. Eis que Rômulo se casa com Cecília e ela se muda para a mansão, algo que revolucionará a vida de todos ali.

Fani Pricelli (Tammy di Calafiori) - É a governanta da mansão do parque. Uma jovem amargurada e vingativa, que vive para a sua missão: arruinar a família Tibúrcio. E quem irá sofrer com seu amargor é a já frágil Cecília (Anaju Dorigon, que se muda para lá depois de casar com Rômulo (Marcos Pitombo). Fani é filha de imigrantes italianos e tem outros três irmãos: Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni) e Ernesto (Rodrigo Simas).

Josephine (Christine Fernandes) – Falecida esposa do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini) e mãe de Rômulo (Marcos Pitombo). Aparecerá em flashbacks, não se sabe o que ocasionou sua misteriosa morte.

Ema Cavalcante (Agatha Moreira) - Linda, leve, alegre. Essa é Ema, a neta do Barão do Ouro Verde (Ary Fontoura), o homem mais rico do Vale do Café até então. Educada e confiante, isso nunca fez dela menos gentil. Tem um imenso coração e é a melhor amiga de Elisabeta (Nathalia Dill), apesar de serem tão diferentes.

Aurélio Cavalcante (Marcelo Faria) - Filho de Afrânio (Ary Fontoura) , o Barão de Ouro Verde, e pai muito amado por Ema (Agatha Moreira). Afastado da condução dos negócios da família, ele não consegue prever a ruína dos Cavalcante. Por ironia do destino, se apaixonará pela mulher que pretende tomar o lugar deles no Vale do Café, Julieta (Gabriela Duarte). Será que conseguirá vencer o coração aparentemente frio da mulher?

Afrânio Cavalcante (Ary Fontoura) - O Barão de Ouro Verde. Como o próprio título já diz, navegou gloriosamente pelos vários booms de café e ainda ganhou um dos últimos títulos do finado Imperador, antes de sua queda. Uma figura exótica, exagerada e dominadora, é amado por sua neta Ema (Agatha Moreira), que desconhece, no entanto, que o avô está afundado em dívidas e a família está à beira da falência!

Gaetano Pricelli (Jairo Mattos) -. Casado com Nicoltta Pricelli (Rosane Goffman), Gaetano é pai de Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni), Ernesto (Rodrigo Simas) e Fani (Tammy di Calafiori). O patriarca da família Pricelli é um homem que não teve acesso a muita educação graças à sua origem humilde. Por isso, apesar de, por vezes, ser bonachão, em outras é extremamente bruto, principalmente na maneira como trata os filhos. Trabalha em um cafezal, com péssimas condições de trabalho. É verdadeiramente explorado, o que revolta seu filho Ernesto. Mas Gaetano é resignado e sabe que não pode parar de trabalhar se ainda quiser alimentar sua família.

Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman) - É a matriarca dos Pricelli, casada com Gaetano (Jairo Mattos), ela é mãe de Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni), Ernesto (Rodrigo Simas) e Fani (Tammy di Calafiori). Cheia de energia, é bastante falante e adora usar expressões italianas quando discursa. Cozinheira de mão cheia, trabalhou na casa dos Benedito, e é muito querida pelas jovens irmãs. Já Ofélia (Vera Holtz) sempre bateu de frente com ela, uma vez que ambas não têm papas na língua.

Ernesto Pricelli (Rodrigo Simas) -  É um empolgado e bonito jovem, cheio de vida e cheio de ideias e vontade de mudar o mundo! Filho de imigrantes italianos, Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman), ele tem mais três irmãos, Fani (Tammy di Calafiori), Luccino (Juliano Laham), e Virgílio (Giordano Becheleni). Ele acaba encontrando em Elisabeta (Nathalia Dill) não só uma aliada em dar voz a quem precisa, como também um grande amor, mesmo sabendo que terá que disputar seu coração com o poderoso Darcy (Thiago Lacerda). Vai eventualmente para São Paulo, onde dedica seu tempo à causa anarquista, o que atrai Elisabeta. Infelizmente, o amor que ele sente pela jovem não é completamente correspondido, mas Ernesto não vai desistir facilmente.

Luccino Pricelli (Juliano Laham) - O irmão Pricelli mais calado, filho de Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman), Luccino não é muito compreendido pelos pais, que o consideram muito distante, já que ele nunca fala da vida pessoal e passa a maior parte do tempo no trabalho: é mecânico na oficina de carros do Vale do Café.

Virgilio Pricelli (Giordano Becheleni) - Filho mais velho dos Pricelli, Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman), trabalha com Gaetano (Jairo Mattos) no cafezal. Diferente dos irmãos, ele é um conformado, que segue à risca o modo de vida do pai. Por isso, desgosta profundamente do espírito contestador de Ernesto (Rodrigo Simas) e está sempre chamando o irmão de inútil, falando que ele precisa se dedicar a um trabalho e parar de lutar contra algo que nunca vai mudar.

Fani Pricelli (Tammy di Calafiori) - Filha de Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Goffman), tem outros três irmãos: Luccino (Juliano Laham), Virgílio (Giordano Becheleni) e Ernesto (Rodrigo Simas). Fani é a governanta da mansão do parque, casa onde vive a família do Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini). 

Coronel Brandão (Malvino Salvador) - Solteirão e sem filhos, é quem comanda o exército na região. Grande amigo de Jorge (Murilo Rosa) e ótima pessoa, o Coronel é um tanto recluso e regrado. Apaixona-se por Mariana (Chandelly Braz) e sua energia intensa, mas parece não ser correspondido, até porque Mariana não vê nele a mesma pulsação. O que ela não sabe é que Brandão tem sim um lado destemido! Ama pilotar motos. Aliás, participa secretamente de corridas, apaixonado pela velocidade que é.

Randolfo Vasconcellos (Miguel Rômulo) - Bonitão, mas tímido, esconde um fogo que será despertado por Lídia (Bruna Griphao). Fiel ajudante do Coronel Brandão (Malvino Salvador), apaixona-se pela fogosa moça na primeira vez que a vê no baile de Ema (Agatha Moreira). Mas, reprimido, não consegue se declarar enquanto vê a amada desfilando com os mais diversos pretendentes.

Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni) - Bonito, sedutor, daqueles que todos olham quando entra no lugar. Esse é Uirapuru, o poeta “trovador” que conquista tantos corações e leva desonra às famílias, cujo nome não é somente exótico, ele traduz seu espírito livre. Não por acaso, seduzirá primeiro Lídia (Bruna Griphão) e depois Mariana (Chandelly Braz). Na infância, foi amigo de ninguém menos do que Darcy (Thiago Lacerda). Hoje em dia, se odeiam, já que Darcy acabou por perceber seu espírito leviano.

Xavier Vidal (Ricardo Tozzi) - É o dono do cafezal onde Gaetano (Jairo Mattos) e Virgílio (Giordano Becheleni) trabalham. Inescrupuloso, não se importa nem um pouco de explorá-los. Gosta de competir nas corridas clandestinas de motocicleta, onde é o maior rival do Coronel Brandão (Malvino Salvador), muitas vezes inclusive trapaceando para ganhar.

Agatha Cristo (Vânia de Brito) - É a dona da casa de chá do Vale do Café, ponto de encontro de praticamente todos os moradores do local, talvez por isso Agatha é a maior fofoqueira do local. O que pouca gente sabe é que ela nutre uma paixão enrustida pelo Coronel Brandão (Malvino Salvador), que se depender de seu papagaio tagarela de estimação, Papageno, não ficará guardada em segredo por muito tempo.

Vicente Almeida (Emmilio Moreira) -  É o gerente geral da empresa de Darcy (Thiago Lacerda). Mais velho e discípulo do pai de Darcy, será seu conselheiro para os negócios.

Jorge Nascimento (Murilo Rosa) – Um homem bonito, sábio e gentil. Advogado dos grandes cafeicultores, Jorge ganhou muito dinheiro em seu ofício. Seu bom senso e olhar justo para com o mundo o faz a pessoa ideal para aconselhar Ema (Agatha Moreira). Amigos de longa data, o que Ema nem desconfia - ou não quer enxergar - é que Jorge é apaixonado por ela.

Tenória Pereira (Polly Marinho) -  Trabalha na casa de Jorge (Murilo Rosa) enquanto  treina para ser cozinheira, pois seu maior sonho é ser cozinheira chefe em um restaurante chique de São Paulo. Mas ainda tem um longo caminho pela frente, já que, por enquanto, ainda não cozinha muito bem.

Estilingue (JP Rufino) -  É filho de Tenória (Polly Marinho), funcionária de Jorge (Murilo Rosa). Extremamente levado, transforma o cortiço em uma verdadeira zona.

Amélia Antunes (Letícia Persilles) - É uma mulher afável, de personalidade doce. Frágil de saúde, ela possui uma doença incurável. Por essa razão, nunca conseguiu casar, já que os pretendentes a abandonavam no momento em que descobriam sua condição. Mas isso nunca abateu Amélia e sua maneira esperançosa de ver a vida. É esse amor pela vida que acaba atraindo Jorge (Murilo Rosa), quando ele está aos pedaços após ser rejeitado por Ema (Agatha Moreira).

Ludmila de Albuquerque (Laila Zaid) -  Viajada, sofisticada e espirituosa, Ludmila é a verdadeira mulher moderna. Escultora, sempre de piteira na mão, vive na boemia. É num desses eventos que conhece e faz amizade com Elisabeta (Nathalia Dill), fazendo aflorar nela a mulher intelectual que a amiga sempre soube que podia ser, ainda mais sendo filha de um professor. Quem não gostará nada dessa amizade quando chegar em São Paulo será Ema (Agatha Moreira), por puro ciúme, primeiro porque Ludmila é uma cliente muito próxima de Jorge (Murilo Rosa) e depois por perceber que Elisabeta tem mais em comum com Ludmila do que com ela.

Januário de Souza (Silvio Guindane) - Pintor e boêmio, ele é um homem de bem com a vida. É filho de pais escravos, que se esforçaram para lhe dar a melhor educação possível, pois desde cedo Januário demonstrou talento para as artes. Não conseguiu completar os estudos, mas seu talento inegável o fez brilhar rapidamente. Ele é amigo de Ludmilla (Laila Zaid) e consequentemente fica próximo de Elisabeta (Nathalia Dill) e Darcy (Thiago Lacerda).

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias