Televisão

'60 Minutes' recorda catástrofe da Chapecoense no próximo domingo

Familiares se despendem dos jogadores na arena Conda, em dezembro de 2016
Familiares se despendem dos jogadores na arena Conda, em dezembro de 2016 - Zanone Fraissat-03.dez.2016/Folhapress


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os três jogadores sobreviventes do desastre aéreo que dizimou a equipe da Chapecoense, em novembro do ano passado, serão no próximo domingo (19) personagens centrais do famoso programa da TV americana "60 Minutes", que está em sua 50ª temporada.

No dia 29 de novembro de 2016, o avião que transportava a equipe catarinense, dirigentes e jornalistas caiu nos arredores de Medellín, na Colômbia, onde o time disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

O acidente, que matou 71 pessoas, comoveu o mundo e é considerado o pior desastre relacionado ao esporte em muitos anos. "60 Minutes" entrevistou o goleiro Jakson Follman (que perdeu parte da perna direita), o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto, assim como familiares dos atletas que morreram no acidente.

Entre os entrevistados está Letícia Gabriel, viúva do goleiro e ídolo da equipe Danilo Padilha, assim como o presidente do clube, Plínio David de Nes Filho. "Lembro do alarme tocando dentro do avião e uma voz em inglês dizendo emergência. De muita gente gritando 'Jesus, me ajude' e 'Deus, tenha piedade'", revelou Neto em um trecho do programa divulgado à imprensa.

Follman declarou que a lembrança mais forte é a do silêncio após o impacto. "Só se escutava o vento, não havia qualquer barulho". 

A viúva de Danilo recordou o momento em que uma caravana de caminhões entrou no estádio da Chapecoense com os caixões, durante o funeral coletivo. "Lembro dos caminhões e da chuva forte. Parecia que Deus estava vendo esta tragédia e começou a chorar."

Após o desastre, a Chape conseguiu se recuperar e garantiu sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. 

O capítulo sobre a Chapecoense será exibido no domingo (19), às 19h (22h, no horário de Brasília).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias