Televisão

'Ligações Perigosas' já teve versão oscarizada e até uma com a 'Emmanuelle'; confira o TOP 5

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você ficar com a sensação de "déjà-vu" ao assistir à minissérie "Ligações Perigosas", que estreia nesta segunda-feira (4) na Globo, não se assuste. Você realmente já pode ter esbarrado em alguma das versões da série mundo afora. No cinema, por exemplo, foram mais de dez.

Adaptação do livro epistolar do francês Choderlos de Laclos, que também gerou uma peça famosa escrita por Christopher Hampton, "Ligações Perigosas" gira em torno dos jogos de amor e sadismo envolvendo a marquesa de Merteuil e o conde de Valmont, que tentam manipular os sentimentos da ingênua madame de Tourvel e da jovem virgem Cécile.


Na versão global, encenada nos anos 1920, Selton Mello e Patricia Pillar assumem os papéis dos manipuladores na série que promete cenas quentes para os viúvos de "Felizes pra Sempre?" e "Verdades Secretas". O elenco ainda tem Alice Wegmann, Marjorie Estiano e Isabella Santoni (que faz a jovem Patricia Pillar).

Entre várias versões, uma delas, com Glenn Close e John Malkovich, chegou perto de levar o Oscar. O diretor Roger Vadim, tão conhecido pelos seus filmes como pelos casos com suas belas atrizes, fez logo duas versões: uma delas, com Sylvia Kristel, mais conhecida, ou consagrada, pelo papel da série pornô-soft "Emmanuelle". Confira abaixo um TOP 5 de "Ligações Perigosas" antes de mergulhar nas peripécias de Patricia Pillar e Selton Mello.


Ligações Perigosas (1988)

Versão mais conhecida dos cinemas, o filme tem direção de Stephen Frears e foi adaptado diretamente da peça de Christopher Hampton. Glenn Close foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua maquiavélica marquesa de Merteuil e Michelle Pfeiffer para o de atriz coadjuvante. Ambas foram derrotadas, mas o longa levou a estatueta de roteiro adaptado, figurino e direção de arte. Menção honrosa também para Uma Thurman, na época desconhecida, como a jovem Cécile —papel que ela ganhou de Drew Barrymore.

Crédito: Reprodução https://www.google.com.br/search?q=liga%C3%A7%C3%B5es+perigosas&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiRxpPblpDKAhWMDJAKHXouCTcQ_AUICCgD#q=liga%C3%A7%C3%B5es+perigosas+glenn+close+john+malkovich+michelle+pfeiffer&tbm=isch&tbs=isz:l&imgrc=__4KSorMZhgYYM%3AGlenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer estrelam a versão mais popular de "Ligações Perigosas" no cinema
Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer estrelam a versão mais popular de "Ligações Perigosas" no cinema

Valmont - Uma História de seduções (1989)

Produzido quase que ao mesmo tempo que "Ligações Perigosas". "Valmont" se deu mal justamente pelo sucesso do filme de Frears, foi um fiasco nas bilheterias e recebido friamente pela crítica. Porém o filme de Milos Forman merece ser visto. Com Colin Firth e Annette Bening ótima no papel da marquesa, a trama é um pouco mais apimentada em comparação com a elegante versão do ano anterior. Meg Tilly, queridinha da época, faz a madame de Tourvel.

Crédito: Reprodução https://www.google.com.br/search?q=liga%C3%A7%C3%B5es+amorosas+roger+vadim+jeanne+maureau&espv=2&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivx_HBlJDKAhWDEpAKHa7YBE4Q_AUIBigB#tbm=isch&q=valmont+colin+firth&imgrc=hazgc0D3aN5M9M%3Aleg - Colin Firth e Annette Bening formam o casal sem escrúpulos de "Valmont"
Colin Firth e Annette Bening formam o casal sem escrúpulos de "Valmont"

Segundas Intenções (1999)

Versão moderninha feita sob medida para a geração MTV, o filme trazia Sarah Michelle Gellar (a caçadora de vampiros Buffy) como a maliciosa Kathryn Merteuil. Proveniente de uma família rica, ela é criada quase como irmã de Sebastian Valmont. Os joguinhos amorosos propostos pela dupla envolvem carros de luxo e até incesto (ou não). O elenco tinha ainda o insosso Ryan Phillippe (Sebastian) e a promissora Reese Witherspoon, que acabaram se casando na vida real. A relação durou até 2006.

Crédito: Reprodução https://www.google.com.br/search?q=segunda+inten%C3%A7%C3%B5es+sarah+michelle+gellar+reese&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqz7fPl5DKAhUJD5AKHXe2ATcQ_AUIBygC#q=cruel+intentions++sarah+michelle+gellar+reese&tbm=isch&tbs=isz:l&imgrc=lH05lYEYk6K-UM%3A -- Ryan Philippe, Sara Michelle Gellar e Reese Whitherspoon atuam no moderninho "Segundas Intenções"
Ryan Philippe, Sara Michelle Gellar e Reese Whitherspoon atuam no moderninho "Segundas Intenções"

Ligações Amorosas (1959)

Roger Vadim mostrou "o caminho das pedras" das adaptações da obra de De Laclos com esse filme, estrelado pela bela Jeanne Moreau no papel de Juliette de Merteuil. Ela e o marido Valmont (Gérard Philipe) buscam prazeres e aventuras sexuais. A versão contemporânea, na época, já não parece tão ousada. O excelente e veterano Jean-Louis Trintignant fazia o papel pequeno, porém importante, do jovem Danceny.

Crédito: Reprodução https://www.google.com.br/search?q=liga%C3%A7%C3%B5es+amorosas+roger+vadim+jeanne+maureau&espv=2&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivx_HBlJDKAhWDEpAKHa7YBE4Q_AUIBigB#tbm=isch&q=liaisons+dangereuses+roger+vadim+jeanne+maureau&imgrc=YLY0dfehH8u9qM%3ALeg. - Jeanne Moreau e Gérard Philipe em cena de "Ligações Amorosas", de Roger Vadim
Jeanne Moreau e Gérard Philipe em cena de "Ligações Amorosas", de Roger Vadim

Uma Mulher Infiel (1976)

Vadim era grande adepto da premissa de que nada se cria. Assim, voltou à trama do romance de De Laclos neste filme, chamado de "Uma Mulher Fiel" em francês... que fica "Infiel" em português. Culpa, provavelmente, de sua protagonista: Sylvia Kristel (com quem Vadim teve um caso, claro). A atriz já era a famosa Emmanuelle (tinha feito dois filmes e faria mais 657 mais ou menos), principal personagem de uma série pornô-soft de sucesso. Em "Mulher Fiel... ou Infiel" ela também mostra suas curvas, para alegria dos fãs. Esta é a versão, digamos, mais curiosa da obra.

Crédito: Reprodução https://www.google.com.br/search?q=une+femme+fidele&biw=1920&bih=979&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj107iAmZDKAhVCUZAKHTAcBgEQ_AUIBygC#tbm=isch&q=une+femme+fidele+sylvia+kristel+jon+finch&imgrc=74nuwfx4dheKJM%3A - Pôster francês de "Uma Mulher Infiel", mais uma versão de Roger Vadim
Pôster francês de "Uma Mulher Infiel", mais uma versão de Roger Vadim

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias