Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Nerdices

Em nova tendência tecnológica, astros de Hollywood estão migrando para os videogames

Atores descrevem experiência de filmar captura de movimento como algo entre teatro e cinema

Keanu Reeves como Johnny Silverhand em 'Cyberpunk 2077' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Just Lunning
The New York Times

Uma série de atores que construíram suas carreiras em Hollywood estão fazendo sua presença digital sentida nos videogames, um meio que já foi estigmatizado e que é cada vez mais visto como uma plataforma única de contar histórias com a capacidade de alcançar grandes audiências.

Alguns estão dublando, transferindo habilidades que podem ter aprimorado em filmes animados ou programas de TV, enquanto outros estão contribuindo com suas semelhanças através de tecnologia avançada de captura de movimento que pode replicar sobrancelhas franzidas e bochechas enrugadas.

No ano passado, Cameron Monaghan liderou "Star Wars Jedi: Survivor", Megan Fox interpretou um personagem em "Mortal Kombat 1", e Idris Elba e Keanu Reeves deram a base para "Cyberpunk 2077: Phantom Liberty".

No remake lançado neste mês do jogo de terror "Alone in the Dark", de 1992, tanto Jodie Comer, que ganhou um Emmy por "Killing Eve" e um Tony por "Prima Facie", quanto David Harbour, conhecido por seu trabalho em "Stranger Things", estão fazendo suas estreias em videogames. Eles estão entre o grupo de atores que estão encontrando as gerações mais jovens onde elas já estão.

"Espero que as pessoas ainda estejam assistindo a filmes de duas horas décadas a partir de agora, mas sei que estarão jogando videogames", disse Harbour em um email.

Em um vídeo dos bastidores do editor do jogo, Comer disse que trabalhar no filme "Free Guy", ambientado em um videogame ficcional, lhe deu uma nova apreciação pela indústria. "É incrível poder sair do que você costuma fazer e explorar algo novo, e se desafiar", disse ela.

Em "Alone in the Dark", o personagem de Comer e o detetive particular que ela contrata, interpretado por Harbour, exploram um hospital psiquiátrico para descobrir a verdade por trás de um desaparecimento recente. Ambos são personagens jogáveis, com cenas e diálogos distintos.

Mikael Hedberg, diretor criativo do jogo, disse que quando os personagens se reencontram após serem separados, o jogador sente um alívio imediato por causa de um real senso de reconhecimento.

"Todo mundo tem algum nível de relação parasocial com celebridades, onde talvez sintam que são seus amigos", disse Hedberg.

A migração para os videogames está acontecendo por várias razões, incluindo avanços tecnológicos que reduziram a desconexão entre performances da vida real e digitais.

A conveniência é outro fator. Filmar um longa-metragem de ação ao vivo como "Duna: Parte Dois" pode exigir que os atores passem semanas nos desertos de Abu Dhabi. As sessões de captura de movimento para jogos muitas vezes podem ser concluídas a minutos da casa de um ator em Los Angeles.

Trazer atores conhecidos também permite que os estúdios se envolvam com pessoas que de outra forma não estariam interessadas em seus jogos. O jogo independente "Open Roads", uma viagem de carro mãe-filha que será lançada este mês, conta com as vozes de Keri Russell e Kaitlyn Dever.

"Se você visse que David Harbour e Jodie Comer estavam estrelando um novo filme de terror 'Alone in the Dark', provavelmente iria vê-lo", disse Michael Csurics, diretor de elenco e voz do jogo.

Uma presença conhecida pode aumentar drasticamente o alcance de um jogo. Para jogos de grande orçamento, atores de tela são um pequeno voto de confiança. Para jogos independentes, eles podem ser uma aposta de tudo ou nada. "Ter uma celebridade definitivamente inclina a balança em um orçamento", disse Csurics.

No Game Awards do ano passado, um estúdio revelou seu jogo espacial Exodus trazendo ao palco o vencedor do Oscar Matthew McConaughey, que prometeu que seu primeiro personagem de videogame teria "uma relação única com cada jogador". Mais tarde na cerimônia, o jogo de estratégia em tempo real "Stormgate" foi introduzido por Simu Liu, recém-saído de seu trabalho em "Barbie".

Atores de Hollywood já participaram de videogames antes dessa tendência mais notável. Em 2008, Liam Neeson interpretou o pai do protagonista no pós-apocalíptico "Fallout 3". Martin Sheen dublou o Illusive Man, um líder paramilitar espacial, em "Mass Effect 2", de 2010, e sua sequência de 2012.

Atores de cinema e TV que migraram para videogames notam as semelhanças de atuar em qualquer meio. Karen Fukuhara se juntou ao elenco de "The Callisto Protocol", um jogo de sobrevivência de horror de 2022, alguns anos depois de estrelar como Kimiko em "The Boys", uma série satírica de super-heróis.

Fukuhara disse que havia "imaginado que um elenco de videogame seria tipo, OK, apenas aja como se estivesse em uma zona de guerra ou atirando em alguém", mas que ficou surpresa com o quanto a experiência "parecia uma cena".

No final, atuar é atuar. "Eu anoto e construo um personagem da mesma forma que faria em qualquer papel", disse Melanie Liburd, que estava em "This Is Us" antes de ser escalada como personagem principal no "Alan Wake 2" do ano passado.

Embora possa ser emocionante ver as linhas de atuação se misturarem, isso está acontecendo principalmente em uma direção. Os atores de câmera são facilmente encaixados em jogos. Mas atores de videogame proeminentes como Yuri Lowenthal e Troy Baker têm lutado para serem escalados em histórias de ação ao vivo.

"Oh, você estava no, sabe, o maior jogo que saiu no ano passado", disse Lowenthal, que interpretou o Homem-Aranha, bem como personagens nas séries "Saints Row", "Diablo" e "Prince of Persia". "Mas você nem será considerado para um papel de coadjuvante em um programa de TV."

A mudança ocorre à medida que os estúdios de cinema e serviços de streaming estão investindo em jogos. A Netflix tem uma biblioteca de jogos gratuita integrada a cada assinatura, e a Annapurna Pictures publicou vários jogos aclamados, incluindo "Kentucky Route Zero" e "Outer Wilds". O diretor James Gunn, que agora está gerenciando o universo da DC Comics para a Warner Bros., afirmou que deseja escalar atores que possam interpretar o mesmo papel em TV, cinema, videogames e animação.

"Quando você tenta rotular ou definir demais a arte, ela é, por natureza, limitada e entediante", disse Monaghan, que foi um dos atores principais em 11 temporadas de "Shameless" antes de empunhar sabres de luz em dois populares jogos de Star Wars.

Os atores descrevem a experiência de filmar em um palco de captura de movimento como algo entre teatro e cinema. Cercados por pelo menos uma dúzia de câmeras em uma sala branca em branco com cenários minimalistas, os atores usam trajes justos cobertos de pontos que ajudam o sistema a captar seus movimentos. Membros da equipe observam de longe e frequentemente renderizam performances em tempo real.

Alguns atores encontraram a experiência libertadora, incluindo Shannon Woodward, que foi a namorada de Ellie no jogo pós-apocalíptico "The Last of Us Part 2".

"Não me preocupo se algo está em um ângulo ruim para o meu queixo", disse Woodward, que construiu sua carreira em programas de televisão como "Raising Hope" e "Westworld". "Posso me concentrar totalmente em como representar essa história e estar presente neste momento."

Para os atores mais jovens, os videogames já fazem parte de suas vidas cotidianas. Liu disse em um vídeo do estúdio por trás de "Stormgate" que foi emocionante dar voz a um personagem para desenvolvedores que uma vez trabalharam em "StarCraft" e "Age of Empires", os jogos de estratégia em tempo real que ele jogava no final dos anos 1990.

A transição dos videogames para o cinema é consideravelmente mais difícil. Colleen O'Shaughnessey, que deu voz a Tails nos jogos do "Sonic the Hedgehog" na última década, foi a única atriz a reprisar seu papel para o filme de ação ao vivo em 2020. Ela disse que não sabia que estava escalada para a sequência de 2022 até que fosse anunciado publicamente pelo estúdio.

O'Shaughnessey disse que disse a seus agentes na época que interpretar Tails "seria uma grande vitória para mim, mas isso seria uma vitória gigantesca para toda a comunidade de dublagem".

Apesar do desafio enfrentado pelos atores de jogos de longa data, muitos incentivaram a recente chegada de atores mais famosos de câmera. Lowenthal disse que não teria tido a oportunidade de fazer dublagens na minissérie e filme "Afro Samurai" se Samuel L. Jackson não estivesse por trás do projeto.

"Você pode olhar para isso, tipo, oh, aquela pessoa pegou meu emprego", disse Lowenthal. "Ou você pode olhar para isso como aquela pessoa me deu um emprego."

Ao contrário de outros meios, os jogos transformam o espectador em um participante ativo. Harbour disse que os videogames carregam potencial para a arte, comentário social e catarse emocional, e que se juntou a "Alone in the Dark" porque "parecia solo fértil para uma recontagem imaginativa e a oportunidade de realmente arriscar."

Abubakar Salim, que atuou no jogo "Assassin's Creed Origins" e no programa de TV "Raised by Wolves", está agora criando seu próprio jogo, "Tales of Kenzera: Zau", sobre um xamã tentando recuperar o espírito de seu pai em um mundo inspirado nas tradições Bantu. Salim quer que as pessoas embarquem em uma jornada de luto e beleza.

"A experiência que eu queria proporcionar tinha que ser um jogo", disse ele.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem