Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Nerdices

Novo game do grupo de K-pop BTS transporta membros da banda para a casa do jogador

F5 testou em primeira mão 'BTS Universe Story'; veja as impressões

Jogo 'BTS Universe Story' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O BTS, famoso grupo de K-pop, terá pelo segundo ano seguido um jogo para brindar seus fãs. A partir do próximo dia 24 de setembro, a Netmarble vai liberar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOS o game “BTS Universe Story”. E o F5 testou em primeira mão suas funcionalidades.

Essa é a segunda parceria entre a empresa e o grupo coreano. Em 2019, ambos já haviam disponibilizado o jogo “BTS World”. A diferença para o novo game é que ele funciona com a criação de histórias interativas usando os próprios membros do BTS e podendo direcionar os rumos de cada episódio como preferir.

A interação com outros jogadores e a realidade aumentada que transporta os ídolos para dentro da sua casa com apenas alguns cliques devem ser os trunfos da brincadeira.

Confira quais foram as primeiras impressões do “BTS Universe Story”:

JOGABILIDADE

O “BTS Universe Story” é um jogo social interativo. A ideia principal é que o usuário assista e crie várias histórias usando os membros da banda em versão animada. O jogador pode também acompanhar histórias prontas no app e sugerir mudanças de rumos nas conversas entre os personagens. Esses novos rumos levam a diferentes desfechos.

A jogabilidade não oferece engasgos e pode ser interessante para os fãs mais aficionados da banda. O fato de poder escolher qualquer um dos componentes e brincar com ele, vesti-lo ou colocá-lo em uma história que você pode montar dentro do universo BTS, deverá fazer com que os fãs dediquem boas horas ao app.

Cada vez que uma história é assistida outras são desbloqueadas. Para acompanhar cada uma delas é necessário ir tocando a tela para acompanhar a sequência de diálogos. Algumas das tramas têm efeitos especiais e chegam a durar mais de cinco minutos pelos testes realizados pelo F5.

O game pode ser um pouco difícil no começo, já que não é muito intuitivo. Mas não é possível afirmar se isso vai melhorar na versão lançada. Mas quem se debruçar por algumas horas no app talvez pegue com mais facilidade e a experiência fique mais fácil.

USABILIDADE NA PRÁTICA

As ferramentas para a criação de histórias são robustas, mas maleáveis. Elas estarão disponíveis no jogo em dois modos: Easy e Expert, esta última com um nível muito maior de customização. Assim, pode-se criar histórias escolhendo personagens, cenários e até tipos de diálogos entre os membros da banda. O Story Playthrough permite escolher histórias existentes e moldá-las como preferir.

Na medida em que você faz uma história, pode compartilha-la com outros amantes do universo BTS. As histórias são mostradas de forma animada e com diversos temas, como romance, drama, amizade, vida escolar, ação, mistério e suspense. Tudo relacionado, claro, ao universo dos cantores RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jung Kook.

Na aba de coleções o usuário pode customizar cada membro do BTS no game da forma que mais gostar. Há opções de vestimenta, acessórios e estilo em geral.

Na aba estúdio de episódios o usuário encontra o acervo de histórias já criadas por ele e a opção de criar uma nova história animada com os membros do BTS. Na home, esta função também aparece na aba com o nome Criador Habilidoso.

Na aba Histórias Premium o usuário terá de pagar para usar. É uma parte de pacotes de assinatura com diferentes histórias para interagir e ler.A última aba é o de compartilhamento de tela. É nesse espaço que os prints de tela que podem ser feitos com os personagens do BTS customizados ficam armazenados.

No preview testado pelo F5 não tinha todos os recursos disponíveis, mas já foi possível ver que o jogo deverá agradar aos fãs. Ele tinha as opções de idioma em português, alemão, coreano, indonésio, espanhol, inglês, francês e italiano. Mas é possível que a quantidade de línguas aumente com o lançamento.

FLUIDEZ DO SISTEMA

Mesmo não sendo a versão final do jogo, a versão testada não apresentou problemas e a fluidez aconteceu bem. A tendência é que a versão final conte com mais conteúdos e recursos.

Para a interatividade, existe uma aba de nome Comunidade que fica ao lado esquerdo quando o usuário seleciona os três traços na parte superior do jogo. Ela serve principalmente para acompanhar outras histórias, avaliá-las e comentá-las. A funcionalidade não estava presente no preview.

Conforme a pessoa assiste e avalia as histórias criadas por outros usuários ela ganha premiações que podem aumentar sua carteira de recompensas. Estas recompensas ajudam a liberar funções no jogo e a tornar o jogador mais popular no universo do game.

COMPRAS DENTRO DO APP

O aplicativo é baixado gratuitamente e é possível jogar boa parte das funcionalidades da mesma forma, sem precisar pagar. Porém, caso o jogador queira ter mais opções de fundos de tela, mais joias para desbloquear níveis de histórias e customizações ele pode pagar uma mensalidade.

As taxas para isso ficam entre US$ 7,99 e uma outra de US$ 10 (ainda não é possível saber qual será o valor em real nem se as tarifas vão mudar com o lançamento). Para as assinaturas o usuário ganha 150 joias que podem ser utilizadas para evoluir no jogo e mais dez de bônus sempre que efetuar o login diariamente.

Com a mensalidade, o usuário também ganha ingressos para fazer e acompanhar mais histórias dos personagens e um tempo 50% menor para carregar o jogo, ou seja, fica mais rápido de efetuar algumas ações. O jogador ganha novos temas para usar e as histórias premium para jogar e compartilhar com outros jogadores de forma ilimitada.

REALIDADE AUMENTADA

Talvez esse quesito seja aquele que os fãs mais vão gostar ao acessar no game. Com a aba de Realidade Aumentada, o usuário pode transportar seus ídolos para dentro da sua casa ao posicionar o aparelho celular sobre um ambiente plano. Com isso, a imagem animada do componente do grupo escolhido se transporta ao local.

Além disso, também é possível colocar a face do cantor em seu próprio rosto. Essa funcionalidade faz com que o usuário fique literalmente a cara do ídolo K-pop e que dessa forma possa publicar as imagens e até vídeos nas redes sociais. Ao mexer os lábios, os olhos e a cabeça, a carinha do personagem também se mexe simultaneamente no que parece ser uma experiência interessante para o jogador mais ligado a redes sociais.

CONCLUSÃO

Apesar de ser considerado um jogo, o “BTS Universe Story” não é daqueles em que há desafios, fases ou missões a cumprir. Ele é bem diferente, por exemplo, do game da banda 'BTS World' lançado em 2019 no qual o usuário brincava de ser um manager do grupo e influenciava as suas ações.

Trata-se de um tipo de jogo cujo maior apelo é com a base de fãs do BTS. Mas é possível, sim, se divertir ao criar e acompanhar histórias animadas. O fato de os usuários poderem avaliar o que assistem deverá aproximar os fãs e deixá-los mais próximos também do grupo.

Nas redes sociais, os aficionados por BTS já comentam com ansiedade sobre o que foi liberado até agora, portanto, não deverá ser difícil agradá-los com o app. Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais da “BTS Universe Story”, no YouTube com o mesmo nome e pelo site btsuniversestory.netmarble.com.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem