Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu Todas

Paul McCartney diz que presença de Yoko Ono em gravações dos Beatles era 'interferência'

Músico explica como se sentia sobre idas da esposa de John Lennon ao estúdio

Os integrantes dos Beatles Paul McCartney (à dir.), John Lennon, e sua esposa, Yoko Ono, na premiere do filme 'Yellow Submarine', em Londres - Cummings Archives/Redferns
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paul McCartney relembrou o período na história dos Beatles em que John Lennon convidava sua esposa, Yoko Ono, para o estúdio. Em um novo episódio de seu podcast "McCartney: A Life in Lyrics", o músico de 81 anos falou sobre os sentimentos da banda em relação a Ono, que agora tem 90 anos, se juntando a eles durante o processo de gravação.

McCartney explicou que isso aconteceu durante um período em que a banda estava "se encaminhando" para um rompimento enquanto gravavam o álbum "The White Album", de 1968.

"John e Yoko tinham se unido e isso tinha que ter um efeito sobre a dinâmica do grupo", disse McCartney. "Coisas como Yoko estar literalmente no meio da sessão de gravação eram algo com o que tínhamos que lidar", ele acrescentou. "A ideia era que, se John queria que isso acontecesse, então deveria acontecer. Não havia motivo para não permitir."

O cantor explicou que os membros da banda não faziam escândalo sobre a presença dela. "Mas, ao mesmo tempo, não acho que nenhum de nós tenha gostado disso. Foi uma interferência no ambiente de trabalho. Tínhamos uma maneira de trabalhar [...]. Como não éramos muito de confronto, acho que apenas engolimos e seguimos em frente."

McCartney explicou que, no fim das contas, para os Beatles, passar tempo no estúdio fazia parte de seus empregos.

"Essa era a ideia dos Beatles, era também apenas uma coisa prática e direta: 'Isso era o que fazíamos na vida'", ele disse. "Nós éramos os Beatles. Isso significava que se não estávamos em turnê, estávamos gravando. E se estávamos gravando, estávamos escrevendo."

McCartney ainda tem boas lembranças de seu amigo falecido, que foi baleado e morto do lado de fora de seu apartamento em Manhattan em 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos. No início desta semana, o músico lembrou-se de Lennon no que teria sido seu 83º aniversário.

"Comemorando o aniversário do meu maravilhoso amigo e colaborador, @johnlennon", escreveu no Instagram, assinando como "Paul".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem