Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Compositores de 'Evidências' sobre nunca terem nomes citados: 'A gente trabalha em silêncio'

Nas redes sociais, internautas criaram polêmica ao dizer que Chitãozinho e Xororó nunca dão créditos a Paulo Sergio Valle e José Augusto, mas eles afirmam não se importar com isso

José Augusto (à esq.) e Paulo Sergio Valle são os compositores de 'Evidências'
José Augusto (à esq.) e Paulo Sergio Valle são os compositores de 'Evidências' - Divulgação/Reprodução Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A música "Evidências" é um hino há mais de 30 anos em todo o Brasil, mas pouca gente sabe quem está por trás da canção. Apesar disso, José Augusto e Paulo Sergio Valle, compositores da música que ficou nacionalmente conhecida nas vozes de Chitãozinho e Xororó, dizem não se importar com a falta de reconhecimento.

"A gente trabalha em silêncio. Para mim, os intérpretes dessa música no país e fora dele são como embaixadores que transformam meu trabalho num sucesso", comenta José Augusto ao F5.

Recentemente, internautas nas redes sociais reclamaram de uma suposta falta de consideração por parte da dupla sertaneja, que não costuma divulgar o nome dos compositores quando canta "Evidências" em shows e programas de TV.

Mas isso não incomoda os criadores da canção. "Como autor, me sinto gratificado por ter composto uma música que ultrapassa gerações há 33 anos e é regravada por colegas no Brasil e no mercado hispânico. Com toda a humildade, eu e o Paulo criamos um fenômeno. Desconheço no mundo uma canção com tanto êxito", diz Augusto.

Na opinião de Paulo Sergio, sempre que é possível, Chitãozinho e Xororó citam os autores, "mas os shows têm uma dinâmica própria e, às vezes, não dá". Segundo ele, o fato de citar ou não o nome não se reflete na questão do pagamento e do recebimento de direitos autorais. "A arrecadação desses direitos é feita pelo Ecad, que funciona muito bem. Eu tenho quase 1.000 músicas gravadas e muitos sucessos", emenda.

Na primeira edição do The Town, evento que reuniu em Interlagos no começo de setembro nomes nacionais e internacionais, a música "Evidências" surgiu no palco do cantor Bruno Mars quando um de seus músicos resolveu homenagear o Brasil com a melodia no teclado. O público inteiro cantou. Na plateia do segundo show, Xororó se emocionou.

O momento repercutiu nas redes e reforçou para alguns uma suposta rixa entre os cantores e compositores. Mas para os autores, a internet tem o direito de se expressar como quiser, mas não necessariamente sabe toda a verdade.

"Creio que os apresentadores, jornalistas, radialistas e a mídia em geral deveriam informar antes de quem é a música. Assim colocaríamos os pingos nos is. O intérprete não é obrigado a ficar dando crédito toda vez que for se apresentar", completa José Augusto, que atualmente celebra 50 anos de carreira e projeta shows por todo o Brasil.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem