Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música
Descrição de chapéu The New York Times

Quando ele perdeu um show de Beyoncé, a Colmeia entrou em ação

Jon Hetherington perdeu o show da cantora em Seattle depois que uma companhia aérea disse que não poderia acomodar sua cadeira de rodas elétrica. Os fãs de Beyoncé trabalharam para levá-lo a outro show

Quando Jon Hetherington perdeu um show de Beyoncé porque disseram a ele que sua cadeira de rodas não caberia em um avião, os fãs da cantora levaram sua história até a equipe dela - @liberatedbygaga no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Remy Tumin
The New York Times

Jon Hetherington estava pronto para Beyoncé. Ele estava pronto há 25 anos.

Ele tinha sua roupa —calças pretas e uma camiseta cinza com uma imagem da superstar e com um desenho azul-cobalto para a música "Heated" estampado nas costas. Ele organizou uma carona para levá-lo ao aeroporto em Eugene, Oregon. E, o mais importante, ele tinha um ingresso altamente cobiçado para a Renaissance World Tour em Seattle, comprado após navegar cuidadosamente por um processo de venda de ingressos competitivo.

Mas quando o Sr. Hetherington chegou ao portão de embarque no aeroporto na última quinta-feira, esse plano rapidamente desmoronou.

A companhia aérea não pôde acomodar a cadeira de rodas elétrica do Sr. Hetherington, que tem paralisia cerebral e depende dela para se locomover. A equipe tentou encontrar para o Sr. Hetherington, de 34 anos, outro voo em um avião que pudesse acomodar sua cadeira de rodas; foi-lhe dito que um Airbus poderia fazer isso, mas o único disponível o levaria lá 12 horas atrasado.

"Isso é um problema sistêmico, isso é capacitismo, isso é o que eu lido a minha vida toda", disse o Sr. Hetherington em uma entrevista. "Fiquei desmoralizado com tudo isso."

Ele postou um vídeo nas redes sociais detalhando seu sofrimento, e os fãs de Beyoncé, mais conhecidos como BeyHive (Colmeia da Bey, em referência ao apelido Queen Bey ou abelha rainha, em português), entraram em ação, marcando a cantora e sua empresa de gerenciamento e prometendo encontrar contatos em suas redes para ver se algo poderia ser feito.

O poderoso BeyHive ataca novamente.

O Sr. Hetherington agora tinha um ingresso para ver Beyoncé na quinta-feira à noite em Arlington, Texas, depois que representantes da cantora entraram em contato com ele. Além do show, eles também providenciaram seu transporte, incluindo o voo. Um representante de Beyoncé não retornou imediatamente um pedido de comentário.

"Estou realmente grato e aprecio muito que tudo isso esteja acontecendo", disse ele. Quando se trata de tornar os espaços mais acessíveis, ele disse: "Espero que as pessoas realmente se envolvam com isso e não deixem passar. Isso é o que é importante para mim."

O Sr. Hetherington, que originalmente tentou voar na Alaska Airlines, disse que a situação era "maior do que uma única companhia aérea".

"Nós não construímos nossa sociedade ou este país de uma maneira totalmente inclusiva", disse ele. "Dia a dia, somos meio que ignorados e invisíveis", disse ele, referindo-se às pessoas com deficiência.

Ele pode não ter chegado a Seattle, mas não foi por falta de esforço.

Os atendentes do portão ajudaram o Sr. Hetherington em uma cadeira de rodas do aeroporto e tentaram repetidamente fazer com que sua própria cadeira de rodas se dobrasse. O Sr. Hetherington disse que os atendentes do portão foram gentis e prestativos, mas no final, a cadeira ainda estava quatro polegadas mais alta. A companhia aérea disse que reembolsaria o custo do voo dele, e um atendente do portão o ajudou a registrar uma reclamação de deficiência com a Alaska Airlines, que foi posteriormente revisada pelo The New York Times.

"Sentimos muito pela experiência de viagem de nosso cliente conosco", disse a companhia aérea em um comunicado. "Estamos sempre buscando melhorar à medida que encontramos situações como essa."

A empresa confirmou os detalhes fornecidos pelo Sr. Hetherington e disse que seus aviões Boeing têm limitações de dimensão quando se trata de carregar cadeiras de rodas elétricas no compartimento de carga. Os viajantes não são obrigados a informar que usam um auxílio de mobilidade, mas são encorajados a fazê-lo.

Para piorar as coisas, ele havia voado na mesma rota na mesma companhia aérea apenas duas semanas antes, disse ele, em uma viagem para um show diferente que quase o convenceu a pular o show da Beyoncé.

Sr. Hetherington, cujo amor pela música ao vivo pode ser melhor resumido pelo fato de ter assistido a seis shows da Lady Gaga, tinha ingressos para assistir à abertura da turnê da Janelle Monáe no WaMu Theater em Seattle. Ele disse que o voo atrasou cerca de 20 minutos para carregar sua cadeira no avião. Isso foi constrangedor, ele disse, mas não se comparou à sua tentativa de sair do local.

Quando o show terminou por volta da meia-noite, Sr. Hetherington disse que tentou várias vezes pegar um táxi acessível, sem sucesso. O serviço de táxi disse que enviaria uma corrida quando estivesse disponível, mas nenhuma nunca chegou, ele disse; A Uber e a polícia o direcionaram para ligar para a mesma linha telefônica. Então, Sr. Hetherington tentou voltar para seu hotel por conta própria. Mas a função de GPS em seu telefone parou de funcionar, e Sr. Hetherington acabou vagando por Seattle da meia-noite às 9h, logo depois que sua cadeira ficou sem energia.

O pai de um amigo eventualmente veio em seu auxílio e reservou um novo quarto de hotel para ele. Sr. Hetherington normalmente não viaja com o carregador de sua cadeira de rodas para viagens rápidas, e teve que pedir a um amigo que enviasse um pela Amazon durante a noite. Ele eventualmente chegou ao aeroporto, onde teve que carregar sua cadeira novamente.

"Eu pensei que, se isso aconteceu no show da Janelle, o que aconteceria no show da Beyoncé?", ele disse. "Eu pensei, talvez eu simplesmente não vá. Vou ficar preso novamente?"

Mas não, Beyoncé foi "uma experiência única na vida", ele disse. Embora seja fã desde os 9 anos de idade, quando Beyoncé se destacou nacionalmente com o Destiny's Child, Sr. Hetherington nunca a tinha visto se apresentar ao vivo.

"Você não vê a Beyoncé todos os dias", ele disse.

Quando Sr. Hetherington chegou ao portão em Eugene na semana passada para ir ao show da Beyoncé, ele disse que o agente do portão reconheceu sua cadeira da última viagem para ver a Sra. Monáe.

"Eu sou deficiente desde o nascimento, o capacitismo é uma característica da minha vida, estou acostumado com isso", ele disse. "Eu nem consigo fazer a 'coisa normal' de reservar shows e ter essa experiência. Todo mundo mais pode fazer isso. Isso é o que é frustrante."

Pessoas com deficiência correm o risco de sofrer lesões pessoais, perda de equipamentos e falta de banheiros acessíveis ao viajar de avião. As companhias aéreas não são obrigadas a cumprir a Lei de Acesso a Transportadoras Aéreas se as cadeiras de rodas não couberem, disse Jani Nayar, diretora executiva da Sociedade de Viagens e Hospitalidade Acessíveis. Isso pode ser especialmente verdadeiro para cadeiras de rodas personalizadas caras ou em aeronaves pequenas.

Se a cadeira não couber na porta do avião, "a companhia aérea realmente não pode fazer nada a respeito", disse ela.

Os obstáculos do show foram apenas uma pequena parte das dificuldades enfrentadas pelo Sr. Hetherington, que usa suas plataformas de mídia social para promover a conscientização sobre deficiências. Sua vida tem sido marcada por tristeza nos últimos anos: as mortes consecutivas de seus pais; as mortes de dois irmãos e um avô; e quase perder sua casa em Cottage Grove, Oregon, que foi especialmente adaptada para atender às suas necessidades.

Apesar de tudo, Sr. Hetherington recorreu à música em busca de consolo.

"A música sempre foi uma forma de libertação para mim, é fundamentalmente importante", ele disse. "Isso remonta a Janelle e Beyoncé."

Agora, ele diz que finalmente está em um momento de sua vida "em que posso respirar um pouco e me presentear com essas experiências".

Na sexta-feira, Sr. Hetherington estava desfrutando da alegria de não apenas ver Beyoncé, mas de conhecê-la.

"Beyhive, vocês fizeram isso acontecer", ele escreveu no Instagram. "Vocês pressionaram e marcaram como a internet nunca viu. Hoje à noite, pela primeira vez na vida, eu tive um lugar no chão para um show. Bem-vindos ao RENASCIMENTO."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem