Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Música

Homem é espancado após supostos gestos nazistas em show do Sepultura

Polícia investiga ação; vídeos que circulam pela internet mostram confusão

A banda Sepultura representa o metal brasileiro no festival Knotfest
A banda Sepultura - Marcos Hermes/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leonardo Volpato Patricia Calderón
São Paulo e Fortaleza

Um homem cuja identidade não foi revelada foi espancado por pelo menos outras quatro pessoas durante uma apresentação da banda Sepultura em Fortaleza (CE) no dia 8 de julho. Agora, a Polícia Civil do Ceará apura as circunstâncias da lesão corporal e as informações recebidas de que o agredido teria cometido o crime de racismo e apologia do nazismo.

Testemunhas relataram às autoridades policiais que o homem teria feito gestos nazistas e proferido insultos racistas em direção ao vocalista, o americano Derrick Green, que é negro. Esses incidentes teriam sido o motivo para o início da confusão (veja o vídeo abaixo).

O indivíduo é agredido com socos e chutes antes de cair no chão. Em seguida, ele recebe joelhadas e mais socos de outro homem que está em cima dele. Após cerca de 40 segundos, a confusão começa a diminuir.

Em comunicado enviado ao F5, a Polícia Civil orienta as vítimas desse caso a registrarem um boletim de ocorrência em qualquer delegacia. O incidente ocorreu durante a apresentação da banda brasileira no Metal Weekend, um evento que contou com diversas bandas de heavy metal.

"Estava no show quando a confusão começou. Imediatamente, os nossos seguranças conseguiram colocar o homem para fora. Ele estava altamente alterado, próximo ao bar, fazendo gestos nazistas e gritando coisas do tipo ‘esse negro [Derrick Green] não pode estar cantando’, o que fez os fãs partirem para cima mesmo", disse Maurilio Fernandes, diretor da empresa que contratou a banda.

Ele afirmou repugnar a situação, principalmente por envolver gestos preconceituosos e de racismo, e disse que, mesmo fora da casa de shows, o homem continuou a confusão no meio da rua.

Outra testemunha, que não quis se identificar, disse à Folha que o homem, além de proferir ofensas preconceituosos, também estava disposto a brigar. Ela afirmou que ele deu um soco no rosto de uma mulher e que um amigo, próximo, também foi agredido.

Em nota, o Sepultura afirma ser terminantemente contra qualquer tipo de manifestações como essas e que não admitirá tal comportamento em seus shows, assim como não compactua com qualquer tipo de violência ou justiça feita pelas próprias mãos. "Vale lembrar que a apologia do nazismo e ataques racistas são crimes previstos em lei no Brasil, que devem ser denunciados e punidos conforme as leis vigentes."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem