Música

Arlindinho Cruz diz que novo EP reflete seu atual momento: 'Minha digital'

Sambista faz homenagem ao pai em novo trabalho e celebra recuperação

Arlindinho Cruz

Arlindinho Cruz Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor e compositor Arlindinho Cruz, 30, cresceu em um ambiente musical rodeado por grandes nomes do samba, como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, o pai Arlindo Cruz e o tio Acyr Marques (1953-2019). Por isso, tornar-se cantor foi um caminho natural para ele que completa 13 anos de carreira este ano e é, hoje, considerado um dos grandes nomes da nova geração do samba.

Nesta sexta-feira (4), ele lança a segunda parte do EP "Meu Lugar" com a presença de um desses amigos de longa data para dividir o vocal em uma das faixas. Xande de Pilares, 52, canta com Arlindinho o pot-pourri de "Triângulo Amoroso + Bom Aprendiz". Com quatro faixas, o EP inclui ainda o single "Carnaval", lançado em janeiro deste ano e disponível nas plataformas digitais.

Arlindinho diz que é muito bom gravar com o compositor e cantor Xande de Pilares e que traz uma segurança muito grande para ele. "O Xande é um ídolo, um amigo, um cara que eu tenho um carinho enorme e ter ele perto é uma segurança", afirma o cantor.

Este novo trabalho faz parte de uma série de cinco EPs –totalizando 17 faixas– que serão lançados neste ano e se transformarão em um CD entitulado "Meu Lugar", sem data de lançamento. O primeiro EP, lançado em novembro do ano passado, inclui as faixas "Vidas Negras Importam" e "Onde a Gente se Perdeu", música que abre o EP.

O audiovisual das músicas, que será disponibilizado no canal do cantor no YouTube, foi gravado em um único dia, em julho do ano passado. Ele montou um palco intimista com apenas um sofá, no quintal da casa do pai do cantor, no Rio de Janeiro. "A gravação foi feita na casa do meu pai porque estava na pandemia e para todos assistirem", explica.

Arlindinho revela ainda que haverá mais participações especiais de outros artistas no projeto, mas ele não pode dar muitos detalhes. "Alcione fez uma participação belíssima em uma música do meu pai. Não posso falar muito", diz rindo.

O artista afirma que essa série de EPs é um divisor de águas na sua carreira de sambista. Arlindinho diz que o projeto tem muito do que ele quer mostrar, independente de ser o filho de um grande sambista.

Para Arlindinho, o novo trabalho mostra ele muito mais amadurecido, pai e em um outro momento da carreira e da vida pessoal. "Esse trabalho vem muito junto ao que eu estou vivendo no casamento, nos shows, experiências com as pessoas. Esse 'Meu Lugar' vem muito para coroar esse meu momento. Quem ouvir, vai conhecer a minha digital", garante o artista.

Arlindo Cruz, pai do cantor, que se recupera de um AVC (acidente vascular cerebral), também será homenageado na série de EPs por meio de regravações de suas composições. Sobre a saúde do sambista, Arlindinho diz que ele está bem, se recuperando e que cada "degrauzinho", por menor que seja, é para todos uma história muito feliz.

"Ele está fazendo um tratamento novo e toda vez que começa a gente renova as esperanças. Ficamos esperançosos de que ele possa ter uma interação maior com a gente. Graças a Deus ele está tendo, isso é um processo de evolução."

Antes de se tornar um cantor famoso nacionalmente, Arlindinho já se interessava pelo samba e o Carnaval. Aos 8 anos, ele começou a tocar percussão e cinco anos depois compôs seu primeiro samba-enredo para a escola mirim Estrelinha da Mocidade, onde foi intérprete e campeão. Depois, ele compôs mais sambas-enredo e se tornou intérprete da agremiação mirim Império do Futuro.

Com o passar dos anos, a relação de Arlindinho com o Carnaval ficou ainda mais forte. Aos 19, ele se tornou o compositor mais jovem de samba-enredo na escola União da Ilha do Governador. Um ano depois, foi bicampeão pela agremiação.

De lá para cá, o cantor acumula diversas composições de sambas-enredo para diferentes agremiações. Ele também conseguiu o feito inédito de ser campeão por cinco anos consecutivos com sambas-enredo de sua autoria em várias escolas.

No ano passado, Arlindinho também comemorou nas redes sociais a vitória de seu samba-enredo na São Clemente, em parceria com outros 12 compositores, em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu vítima de Covid, em maio daquele ano.

Apaixonado pelo Carnaval, Arlindinho lamenta o adiamento para abril do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro devido à pandemia. Ele diz que isso o deixa assustado porque abre precedente para não ter a festa.

"A gente vê tudo acontecendo, os estádios com público e só o desfile das escolas de samba foi cancelado. Me faz questionar até que ponto tudo isso é preconceito com a festa".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem