Música

Ed Sheeran é escolhido artista britânico da década

Após 79 semanas em primeiro lugar das paradas, cantor leva prêmio

O cantor britânico Ed Sheeran durante show em São Paulo
O cantor britânico Ed Sheeran durante show em São Paulo - Keiny Andrade/Folhapress
Marie-Louise Gumuchian
Londres

O cantor e compositor Ed Sheeran foi escolhido como “Artista Britânico Número 1 Oficial da Década” após uma sequência de sucessos que quebrou recordes, anunciou a Official Charts Company, nesta quarta-feira (11).

Seu sucesso global “Shape of You” —que passou 14 semanas no topo da parada do Reino Unido em 2017— foi eleita a maior canção dos últimos dez anos.

Sheeran ainda levou um prêmio por superar recordes nas paradas por ter emplacado o maior número de singles e álbuns no primeiro lugar entre 2010 e 2019. No total, seus lançamentos passaram 79 semanas no topo ao longo desse período, acrescentou a empresa que compila as paradas semanais do país.

Entre os ganhadores anteriores do prêmio estão Paul McCartney e Justin Bieber.

“No início da década, ele era um jovem de 18 anos pouco conhecido (embora muito considerado) de Suffolk. Mas seu catálogo de conquistas desde então é genuinamente notável”, disse Martin Talbot, executivo-chefe da Official Charts Company.

Sheeran estreou nas paradas britânicas com sua primeira música de trabalho, “The A Team”, em 2011, e de lá para cá acumulou oito singles no primeiro lugar. Seus quatro discos de estúdio também lideraram as paradas britânicas.

“Obrigado a todos que me apoiaram nos últimos dez anos, especialmente meus fãs incríveis. Viva os próximos dez”, disse Sheeran em um comunicado sobre os prêmios.

Reuters
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem