Música

Atrás de Imagine Dragons, BTS é o segundo grupo mais tocado no Spotify em 2018

Grupo de k-pop ultrapassa Maroon 5, Migos e Coldplay em reproduções na plataforma de streaming

O grupo de k-pop BTS durante apresentação em Paris, na França
O grupo de k-pop BTS durante apresentação em Paris, na França - REUTERS

São Paulo

Esse tem sido um ano de conquistas para BTS. O septeto de k-pop foi o segundo grupo mais reproduzido no Spotify em 2018, ultrapassando Maroon 5, Migos e Coldplay, de acordo com dados divulgados pela plataforma de streaming nesta terça (3). A primeira colocação ficou com Imagine Dragons.

A colocação foi alavancada por “Fake Love”, a faixa de k-pop mais tocada no serviço musical, com mais de 175 milhões de reproduções, e por “Idol”, com a qual o grupo bateu recorde de maior número de visualizações no YouTube em 24 horas de seu lançamento —feito superado recentemente por "thank u, next", de Ariana Grande.

Neste ano, o grupo recebeu duas certificações de ouro nos Estados Unidos, mesmo cantando em coreano, foi eleito melhor artista nas redes sociais pela premiação da Billboard pelo segundo ano consecutivo, e se tornou o primeiro artista de língua estrangeira a liderar as paradas musicais nos Estados Unidos em mais de uma década.

Os feitos da banda foram reconhecidos até pelo presidente do país asiático, Moon Jae-in. "A música popular coreana deu um salto para frente no palco mundial graças ao BTS. Através da linguagem da música k-pop, nossos jovens compartilham experiências de vida e amor, sonhos e dores com jovens de todo lugar do mundo", escreveu o chefe de Estado em uma publicação no Facebook.

Criado em 2013, o BTS, sigla para Bangtan Boys, é formado por Jin, Suga, J-Hope, Rap Monster, Jimin, V e Jungkook. A base de fãs brasileiros teve importante papel no crescimento da carreira do grupo k-pop, que se destacou na fábrica de ídolos sul-coreana justamente pelo reconhecimento internacional.

Em novembro, entrou em cartaz nos cinemas brasileiros um documentário sobre o grupo, intitulado "Burn  the  Stage: The  Movie", que registrou a turnê de 40 shows dos garotos coreanos. O grupo se apresentou no Brasil em março de 2017, vendendo os 15 mil ingressos das duas apresentações em questão de horas.

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem