Música

Toquinho comemora 50 anos de carreira com participação de Tiê e Paulo Ricardo no DVD

Trabalho ao vivo tem clássicos da MPB e participações especiais

Toquinho no palco tocando violão
Toquinho lança DVD que celebra seus 50 anos de carreira - Luis Seyssel/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Leandro Vieira
São Paulo

Ao longo de cinco décadas de vida artística, o cantor e compositor Toquinho, 72, colheu admiradores, amigos e obras-primas da MPB. Parte essas composições estão em “Toquinho - 50 Anos de Carreira”, trabalho ao vivo já nas lojas.

Tanto o DVD quanto o CD têm 23 canções escritas por ele, sozinho ou em parcerias com grandes nomes, como Vinicius de Moraes (1913-1980), Jorge Ben Jor e Chico Buarque. Somente “A Noite” não é criação sua. Toquinho ainda contou com participações especiais.

"Tenho um repertório vas­to, do qual se destacam muitos sucessos que marcam de uma forma mais contundente minha carreira", conta Toquinho.​

Entre as faixas, está “Que Maravilha”, que Toquinho considera um dos destaques de sua trajetória. “Foi o meu primeiro sucesso. Ainda consigo me lembrar daquela emoção."

Sua parceria com Vinicius de Moraes também é lembrada. “Convivi dez anos com ele. Foram shows, gravações, amizades, viagens, momentos de profundo aprendizado ao lado desse estrategista do amor e da paixão”, lembra o cantor.

Da parceria com o Poeti­nha, estão “Samba de Orly”, “O Pato”, “Tarde em Itapoã”, “Como Dizia o Poeta”, “Morena Flor” e “Aquarela”. Há também “Samba pra Vinicius”, homenagem que Toquinho e Chico Buarque fizeram ao amigo.

O repertório de “Toquinho - 50 Anos de Carreira” passa por diferentes assuntos, desde “Aquarela”, com temática infantil, até a praiana “Tarde em Itapoã”. Toquinho diz que essa variação não foi pensada. “Deixo isso ao acaso. Sempre surgirão momentos inesperados ligados à vida simples que levo e que me propõe caminhos que a música se encarrega de percorrer. Mas o tema recorrente é sempre o amor em suas variadas formas.”

Mesmo com o trabalho re­cém-lançado, Toquinho já pensa em seus próximos passos. “Há sempre algo em
curso. Um músico é uma usina melódica em transformação produtiva. Nesse semes­tre, além do DVD, haverá a gravação de um CD com músicas inéditas em parceria com Paulo César Pinheiro, que é um  grande letrista brasileiro. E vou fazer muitas viagens e muitos shows no Brasil e no exterior”, promete o artista.

Para o seu DVD de 50 anos de carreira, o cantor Toquinho, chamou convidados de diferentes épocas da MPB, incluindo artistas surgidos recentemente. Estão no trabalho Paulo Ricardo, Verônica Ferriani, Tiê, Muti­nho e Anna Setton. "São parceiros que contri­buíram na manutenção da minha trajetória musical, nas parcerias autorais ou nos palcos. Todos amigos e talentosos”, afirma Toquinho.

“Canto com ele desde 2012. O Toquinho tem essa característica bacana de olhar com carinho para os artistas de todas as épocas. E ainda tem a sensibilidade de circular bem em qualquer círculo artístico”, conta Verônica, que também lança um disco, intitulado “Aquário”.

CANTOR ESPERA POR FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA

Toquinho começou a sua carreira na década de 1960, época em que os ânimos políticos estavam exaltados e o país enfrentou uma ditadura militar. Ele é otimista com relação ao momento atual do Brasil.

"As instituições no Brasil felizmente funcionam bem. Essas eleições são normais num projeto democrático de renovação do poder. A mudança trazida pela Operação Lava Jato trouxe esperança de enorme mudança nos costumes e muita polarização nas propostas políticas", diz.

Com relação ao futuro, o artista não acredita em mudanças drásticas. "Espera-se que os futuros governantes contribuirão para o fortalecimento da democracia, mesmo porque o povo tornou-se muito mais consciente de suas necessidades e de sua força transformadora."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias