Toquinho comemora 50 anos de carreira com participação de Tiê e Paulo Ricardo no DVD
Trabalho ao vivo tem clássicos da MPB e participações especiais
Ao longo de cinco décadas de vida artística, o cantor e compositor Toquinho, 72, colheu admiradores, amigos e obras-primas da MPB. Parte essas composições estão em “Toquinho - 50 Anos de Carreira”, trabalho ao vivo já nas lojas.
Tanto o DVD quanto o CD têm 23 canções escritas por ele, sozinho ou em parcerias com grandes nomes, como Vinicius de Moraes (1913-1980), Jorge Ben Jor e Chico Buarque. Somente “A Noite” não é criação sua. Toquinho ainda contou com participações especiais.
"Tenho um repertório vasto, do qual se destacam muitos sucessos que marcam de uma forma mais contundente minha carreira", conta Toquinho.
Entre as faixas, está “Que Maravilha”, que Toquinho considera um dos destaques de sua trajetória. “Foi o meu primeiro sucesso. Ainda consigo me lembrar daquela emoção."
Sua parceria com Vinicius de Moraes também é lembrada. “Convivi dez anos com ele. Foram shows, gravações, amizades, viagens, momentos de profundo aprendizado ao lado desse estrategista do amor e da paixão”, lembra o cantor.
Da parceria com o Poetinha, estão “Samba de Orly”, “O Pato”, “Tarde em Itapoã”, “Como Dizia o Poeta”, “Morena Flor” e “Aquarela”. Há também “Samba pra Vinicius”, homenagem que Toquinho e Chico Buarque fizeram ao amigo.
O repertório de “Toquinho - 50 Anos de Carreira” passa por diferentes assuntos, desde “Aquarela”, com temática infantil, até a praiana “Tarde em Itapoã”. Toquinho diz que essa variação não foi pensada. “Deixo isso ao acaso. Sempre surgirão momentos inesperados ligados à vida simples que levo e que me propõe caminhos que a música se encarrega de percorrer. Mas o tema recorrente é sempre o amor em suas variadas formas.”
Mesmo com o trabalho recém-lançado, Toquinho já pensa em seus próximos passos. “Há sempre algo em
curso. Um músico é uma usina melódica em transformação produtiva. Nesse semestre, além do DVD, haverá a gravação de um CD com músicas inéditas em parceria com Paulo César Pinheiro, que é um grande letrista brasileiro. E vou fazer muitas viagens e muitos shows no Brasil e no exterior”, promete o artista.
Para o seu DVD de 50 anos de carreira, o cantor Toquinho, chamou convidados de diferentes épocas da MPB, incluindo artistas surgidos recentemente. Estão no trabalho Paulo Ricardo, Verônica Ferriani, Tiê, Mutinho e Anna Setton. "São parceiros que contribuíram na manutenção da minha trajetória musical, nas parcerias autorais ou nos palcos. Todos amigos e talentosos”, afirma Toquinho.
“Canto com ele desde 2012. O Toquinho tem essa característica bacana de olhar com carinho para os artistas de todas as épocas. E ainda tem a sensibilidade de circular bem em qualquer círculo artístico”, conta Verônica, que também lança um disco, intitulado “Aquário”.
CANTOR ESPERA POR FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA
Toquinho começou a sua carreira na década de 1960, época em que os ânimos políticos estavam exaltados e o país enfrentou uma ditadura militar. Ele é otimista com relação ao momento atual do Brasil.
"As instituições no Brasil felizmente funcionam bem. Essas eleições são normais num projeto democrático de renovação do poder. A mudança trazida pela Operação Lava Jato trouxe esperança de enorme mudança nos costumes e muita polarização nas propostas políticas", diz.
Com relação ao futuro, o artista não acredita em mudanças drásticas. "Espera-se que os futuros governantes contribuirão para o fortalecimento da democracia, mesmo porque o povo tornou-se muito mais consciente de suas necessidades e de sua força transformadora."
Comentários
Ver todos os comentários