Filmes, reportagens e programação infantil celebram o Dia da Consciência Negra
Confira destaques da programação desta terça-feira (20)
O Canal Brasil programou apenas filmes dirigidos por cineastas negros para esta terça (20) no Especial Pérolas Negras. A maratona começa às 7h, com o documentário “Favela Gay” (14 anos). Depois é a vez de “Ela Volta na Quinta” (8h15, 12 anos), “Cidade de Deus – 10 Anos Depois” (10h05, 14 anos) e “Pitanga” (11h15, 12 anos), que Camila Pitanga codirigiu com Beto Brant sobre o seu pai, o ator Antonio Pitanga.
Parte da tarde é ocupada por curtas —entre eles, o inédito “Tia Ciata” (14h10, 12 anos). Os longas incluem “Bróder” (15h50, 14 anos), de Jefferson De, “Filhas do Vento” (18h, 14 anos), de Joel Zito Araújo, e o elogiadíssimo “Café com Canela” (19h40, 12 anos), de Glenda Niácio e Ary Rosa, premiado no Festival de Brasília de 2017 e recém-exibido nos cinemas.
Às 21h30, Lázaro Ramos comanda uma edição especial de seu programa “Espelho” (livre), totalmente voltada ao cinema negro. Em seguida, passam o inédito “O Nó do Diabo” (22h, 16 anos), que mistura terror e escravidão, e “Amor Maldito” (0h15, 14 anos).
Canal Brasil, a partir de 7h
A Última Abolição
Ainda em cartaz nos cinemas, o documentário de Alice Gomes traça um panorama da situação da população negra no Brasil, desde os primeiros movimentos abolicionistas até os dias de hoje, quando jovens negros são a imensa maioria entre os mortos pela polícia.
TV Escola, 21h, livre
Sob Traçantes
A história de Marielle Franco, a vereadora carioca assassinada em março deste ano, é contada por sua mãe Marinete da Silva e sua irmã Anielle, na estreia desta nova série sobre pessoas que lutam pela paz depois de terem sido vítimas da violência.
Futura, 23h30, livre
Quintal da Cultura
Até sexta (23), o programa infantil exibe episódios com lendas e narrativas de origem africana, contadas pela personagem Ofélia (Mafalda Pequenino). Entre elas, a história da boneca de origem iorubá Abayomi, na terça (20), e a canção angolana “Moliba Makasi”, na quinta (22).
Cultura, 11h15 e 17h45, livre
Branco Sai, Preto Fica
Em 1986, a polícia invadiu um baile na periferia de Brasília, mandou os brancos saírem e submeteu os negros presentes a inúmeras violências. Este incidente inspirou o premiado filme de Adirley Queirós, que mistura documentário e ficção científica.
Sesc TV, 21h, 12 anos
Comentários
Ver todos os comentários