Humanos

No Brasil para lançar 'Diário de um Banana 7', autor Jeff Kinney comenta a série infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jeff Kinney viu com desconfiança, em 2009, sua seleção pela revista "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Não era nem a pessoa mais influente de sua própria casa, argumentou o americano, casado e pai de dois meninos.

A reação irônica é algo reveladora sobre o autor e sobre a série que o fez merecer tal reconhecimento, "Diário de um Banana", um dos maiores best-sellers do mundo hoje.

Aos 42 anos, com 75 milhões de livros vendidos desde 2007 --sendo 2,1 milhões no Brasil, onde estreou em 2008 pela Vergara & Riba--, Kinney conhece um sucesso que de fato não esperava.


Passou oito anos criando o "Diário" como uma obra em quadrinhos para adultos. Quando enfim conseguiu uma editora, descobriu que tinha produzido um livro infantil.

Sua criação é um híbrido de HQ com o diário de um garoto, Greg Heffley, em busca de aceitação social --uma espécie de Kevin Arnolds, protagonista da série de TV "Anos Incríveis (1988-1993), mais tímido e atrapalhado.

"Tinha 'Anos Incríveis' em mente quando criei o 'Diário', porque era sobre a realidade das crianças, mas sob o ponto de vista de um adulto", disse o autor em entrevista à Folha, na terça-feira (21), em São Paulo.

Em sua primeira visita ao Brasil, confortável na condição de autor de infantis, Kinney visitará escolas e fará tardes de autógrafos no Rio e em São Paulo --a edição paulistana será nesta quinta (23), às 17h, na Livraria Saraiva do Morumbi.

Veio lançar "Segurando Vela", o sétimo livro da série, que saiu no país com 200 mil cópias há menos de um mês e já vendeu 42 mil delas. Isso lhe deu o terceiro lugar entre os best-sellers do site sobre mercado editorial Publishnews, cuja lista reúne todos os gêneros, incluindo adultos.

O sétimo "Diário de um Banana" fica atrás apenas de "Kairós" (Principium), do padre Marcelo Rossi, e do também infantojuvenil "A Marca de Atena" (Intrínseca), de Rick Riordan.

Pode ser um sinal de que crianças e adolescentes leem mais do que adultos --as listas infantojuvenis tendem a ter os melhores números de vendas--, mas também de que Kinney acabou abraçando parte do público adulto que imaginava inicialmente.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias