O que é que o Samba tem? Tênis da Adidas não sai do pé dos fashionistas e é tendência em 2024
Modelo da marca alemã foi criado nos anos 1950 e passou por reinvenções; agora é possível escolher entre diferentes cores e combinações (vermelho é o preferido de Harry Styles)
Tudo bem que hoje em dia isso vem mudando, mas se aquela antiga ideia que repetir roupa não pega bem se aplicasse aos tênis, um modelo da Adidas não estaria fazendo tanto sucesso em todo o mundo. O Samba, clássico da marca alemã, é onipresente nos pés de celebridades, que parecem não se importar em serem fotografados com o mesmo calçado repetidas vezes. Eles até gostam.
O Samba virou cool, aliás. Tanto que Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet, Maisa e Sasha Meneghel não se cansam de usar o relançamento da empresa. Harry Styles é outro que não tira os seus dos pés: verde, branco, bege e vermelho —este último, quase uma marca registrada do cantor. Não é preciso ir muito longe para encontrar fãs do modelo com cara de antiguinho, uma lufada de ar retrô dentre tantas novidades modernosas nesta seara.
Dados do Google Trends mostram que as buscas pelo modelo no Brasil cresceu nos últimos cinco anos, com maior volume de pesquisa em 2024. O interesse por ele na plataforma aumentou 477% de janeiro a julho desse ano em relação ao mesmo período de 2023.
Antes de cair nas graças do povo mais fashion, o Samba vivia nos pés dos boleiros. Ele foi criado como um tênis de futebol (por isso se parece com uma chuteira, um pouco mais delicada) especializado para campos gelados na Alemanha na década de 1950. Em mais de 70 anos, o design passou por lógicas mudanças, e o sucesso veio e foi.
O modelo mais parecido com o atual, de sola mais reta e cano baixo, surgiu em 1990. Quem, no passado, já usou o par foi Freddie Mercury. Foi com os sapatos, na cor branca e com tradicionais faixas laterais pretas, que ele se apresentou com o Queen no festival de música Live Aid em 1985, uma das performances mais icônicas da banda.
De acordo com dados da plataforma Pinterest, o interesse de buscas pelo tênis cresceu 200% em julho de 2024 em comparação com o mesmo mês em 2023. A rede social visual é muito usada por fashionistas para inspiração de roupas e na busca de tendências, e a pesquisa por "looks adidas samba" teve um aumento de 1.000%.
O sucesso do Samba é tanto que preocupa a rival Nike. Segundo o jornal americano Bloomberg, a concorrente americana registrou queda de 10% em vendas online no primeiro trimestre de 2024 e a demanda continuou fraca em abril, maio e junho.
O alto interesse impulsionou as previsões de lucro da Adidas para o ano, que passou de € 500 milhões (aproximadamente R$ 3 bilhões) para € 700 milhões (R$ 4,6 bilhões).
Além da ajudinha das celebridades, o tênis faz a sua parte para conquistar tanta gente graças à ampla variedade de cores, estilos e modelos: marrom com amarelo, azul marinho, lilás, azul claro, todo de couro, couro com tecido, rosa, laranja, brilhante, com sola tratorada, e por aí vai. Barato não é, mas está longe de ser um daqueles lançamentos ultrahype, assinados por estrelas do esporte ou de Hollywood, a preços estratosféricos. No site oficial da Adidas no Brasil, os valores variam de R$ 699,99 a R$ 899,99.
Colaborou Vitoria Pereira
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