Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Estilo
Descrição de chapéu The New York Times

'A Casa do Dragão' inspira fãs a adotarem 'loiro Targaryen' na vida real

Visual da série pode prejudicar os cabelos e exige muita manutenção

Loiro gelo dos Targaryen faz sucesso entre fãs de "House of the Dragon" Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Grace Lee
The New York Times

Sangue, sexo, dragões, traição e cabelos loiro gelo.

São esses os elementos essenciais que parecem orientar boa parte da trama de "A Casa do Dragão", na HBO. Mesmo que você não tenha assistido à primeira temporada da série derivada de "Game of Thrones", que chega à sua conclusão neste fim de semana, é bem possível que tenha contemplado ao menos parte da vasta parada de imagens deslumbrantes do grupo de personagens muito distintivos, incestuosos e de cabelos loiros reluzentes, que povoam a série.

Para aqueles que não estão informados, "A Casa do Dragão" dá posição central aos Targaryen, uma família nobre capaz de cavalgar dragões, em uma história que se passa 172 anos antes do nascimento da heroína de "Game of Thrones", Daenerys Targaryen, interpretada por Emilia Clarke em "Game of Thrones".

Daenerys, conhecida como "a mãe dos dragões", serviu de modelo ao elenco de loiros da nova série (poderíamos chama-la de "a mãe dos loiros"). No primeiro livro da série em que "Game of Thrones" é baseada, o autor, George R.R. Martin, descreve os Targaryen como possuidores de uma "beleza marcante (alguns dizem desumana), com olhos lilás, índigo ou violeta, e cabelos de um ouro prateado ou branco platinado".

Agora, com uma série inteira repleta de Targaryens, o tom específico do "loiro Targaryen" pode estar ganhando influência fora dos Sete Reinos. Este mês, Megan Fox estreou no Instagram um visual loiro "Targaryen", trocando seus cabelos escuros habituais por madeixas loiro gelo, e conquistou manchetes como resultado. No TikTok, alguns fãs têm recorrido a descolorantes, mencionando o desejo, inspirado pelos Targaryen, de se tornar loiros platinados, e milhares de outras pessoas flertaram com esse visual por meio de um filtro criado por um usuário.

No contexto da série, "o cabelo desempenha um papel muito importante", disse Rosalia Culora, uma das responsáveis pelos cabelos de "A Casa do Dragão". Desde que a franquia surgiu, o cabelo vem servindo como um importante "fator de exposição", ela disse.

E, de fato, fãs usam o cabelo dos personagens como identificador visual —um mapa quanto às origens familiares dos personagens que respondem pelas tensões centrais na série. No Reddit, os usuários dissecam o significado das cores dos cabelos dos personagens e disparam teorias sobre a trama baseadas no tom exato de cada cabeleira.

Assim, em um mundo no qual o cabelo é mais que simplesmente cabelo, o que exatamente é o loiro Targaryen? Para começar, os atores usam perucas.

"Não é apenas uma cor. Há feixes de fios de cores diferentes, como parte de cada peruca", disse Culora. Ela afirmou que há um processo complexo comandado por Kevin Alexander, o principal responsável pelos cabelos da série, com a ajuda de sua equipe de cabeleireiros e do criador de perucas Alex Rouse, para fazer com que o cabelo pareça o mais natural possível, e para resolver os problemas criados pelo matiz complicado do branco.

Os fãs estão divididos, com relação à qualidade das perucas. No Twitter e em outros foros, há sentimentos contraditórios quanto às perucas prateadas da família Velaryon, cujos integrantes são interpretados por atores negros. Alguns fãs também criticaram as perucas dos Targaryen, enquanto outros as admiram (ou em geral se mantêm indiferentes).

Embora Culora não acompanhe os comentários online sobre os cabelos da série, ela disse que "se as pessoas estão falando sobre o assunto e tentando recriar o visual, isso é adorável. Significa que somos uma influência e uma inspiração".

"UM TRABALHO DE MEIO PERÍODO"

"É o tom loiro virgem mais intenso que se pode conseguir", disse Jenna Perry, colorista especializada em cabelos de celebridades e fundadora do ateliê Jenna Perry Hair. Se ela tivesse de escolher um nome para o tom loiro Targaryen, ela ficaria com "loiro inverno".

Perry já transformou os cabelos de muitas cabeças famosas, entre os quais os de Bella Hadid e Jennifer Lawrence. Em seu salão em Manhattan, a equipe de coloristas que ela comanda percebeu um aumento no número de homens que pedem por cabelos loiros inspirados pelos Targaryen, no último mês, o que ela definiu como uma "tendência em evolução". Mas Perry disse que manter esse look sai bem caro.

"Ter essa cor de cabelo é quase um trabalho em meio período", disse Perry, acrescentando que a cor é um "símbolo de status". A depender de fatores como o colorista escolhido para o trabalho, o comprimento do cabelo e a cor anterior, ela disse que a sessão inicial para pintar o cabelo dessa cor poderia custar até US$ 2.000 (R$ 10,6 mil), e exigir mais de oito horas de trabalho. Visitas posteriores ao ateliê para retocar as raízes, que são vitais para manter a ilusão de uma cor natural, poderiam ter preços da ordem das centenas de dólares.

O cabeleireiro da Lady Gaga, Frederic Aspiras, que foi indicado para um Oscar por seu trabalho em "Casa Gucci", escreveu em um e-mail que definiria a cor Targaryen como "loiro supergelado". Ele acrescentou que "mais pessoas estão conseguindo essa cor agora por meio de perucas ou extensões, porque isso facilita chegar ao tom desejado de loiro e prejudica menos os cabelos". Ele escreveu que optar por esta cor é assumir um "compromisso para com um estilo de vida glamoroso".

"MÍTICO" E "CULT"

Para o cabeleireiro Guido Palau, o loiro Targaryen desperta uma profusão de referências visuais: "A Aldeia dos Amaldiçoados", um filme de ficção científica de 1960; Marilyn Monroe; as loiras de Hitchcock, como Kim Novak; e uma mistura geral entre o histórico, o futurista e o extraterrestre.

Palau disse que fez referência ao estilo de "Game of Thrones" em seu trabalho. Em uma entrevista por telefone, ele disse que definiria o tom Targaryen como "loiro nórdico", com um "sentimento de tipo mítico ou místico". Ele disse que há também um elemento "infantil" e "cult", acrescentando que "quando o cabelo é tão claro, ele parece um pouco irreal".

"Já criei cores semelhantes para muitas modelos, no passado", disse Palau, mas ele enfatizou que o estilo "exige muita manutenção" e pode ser "prejudicial para o cabelo". "Se você tem o desejo de adotar essa cor, eu não aconselharia que não o fizesse, mas tenha em conta que requer muito esforço e pode muitas vezes danificar o cabelo, porque toda a cor natural será removida".

Danilo Dixon, responsável por manter o loiro platinado perfeito do cabelo de Gwen Stefani há mais de 20 anos, afirmou por email que ele definiria o tom do loiro Targaryen como "loiro glacial".

"Acho que é um tom de loiro emblemático", acrescentou. Dixon, observando que a cor era usada por atrizes nas décadas de 1940 e 1950. "E ela está passando por um novo momento junto a um grupo mais jovem. Está sendo reinterpretada. Loiras nobres fazem parte de nossos livros de histórias há muito tempo".

CABELOS DE FANTASIA NO MUNDO REAL

"Não sou esquisita, juro. Mas com certeza sou fã", disse Kyleigh Cameron.

Cameron, 26, é diretora de vendas em Charlotte, Carolina do Norte, e uma uma das muitas fãs do "Game of Thrones" que pintaram seus cabelos de loiro Targaryen, clareando-os até que atingissem aquele matiz altamente reconhecível de loiro esbranquiçado. Tingido em um tom tão claro, seu cabelo parece quase uma auréola, e brilha no escuro nos vídeos que ela posta no TikTok. Cameron clareou seu cabelo em um salão de beleza, em um processo que demorou muitos meses.

"No começo, quando finalmente consegui o branco que queria, foi um pouco chocante", ela disse. Mas Cameron está feliz com os resultados.

"Não que eu acredite que sou uma Targaryen ou algo parecido, mas certamente é divertido quando você é capaz de trazer algo de seu programa de TV favorito —quase como um outro universo, porque é exatamente isso que a série é– para casa, e pode imitá-lo um pouco na vida real", disse Cameron. "Há um tantinho de poder nisso".

Lisa Opie, 31, que é "influencer" em Miami, também disse que o cabelo Targaryen a inspirou a adotar um tom loiro platinado este mês. Seu caso de amor com os cabelos loiros remonta à série original, uma época em que ela disse que usava perucas loiras platinadas no estilo de Daenerys. As perucas são uma "boa maneira de balancear esse visual", sem os cuidados ou o risco de danos, ela disse.

Mas o surgimento de cabelos grisalhos, que eram difíceis de esconder em meio aos seus cabelos escuros anteriores, influenciou sua decisão de finalmente adotar o loiro Targaryen.

"O descolorante com certeza queimou meu couro cabeludo, e foi realmente dolorido, o que eu acho que é algo sobre o que as pessoas não falam", disse Opie. "Mas realmente amo meu novo cabelo e definitivamente não me arrependo de nada. Portanto, reze por mim enquanto eu batalho para fazer a manutenção do meu cabelo novo e esvazio cada vez mais minha conta bancária".

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem