Fã de 'Crepúsculo' faz sucesso com camisetas engraçadas sobre o filme
Jovem deixou a faculdade e já vendeu mais de 15 mil peças na internet
Jovem deixou a faculdade e já vendeu mais de 15 mil peças na internet
Madison Sinclair, criadora da marca BUGGIRL200, fica famosa com camisetas de "Crepúsculo" Callaghan O'Hare/The New York Times
Antes de 2020, Madison Sinclair, 21, não havia assistido a qualquer dos filmes da série “Crepúsculo”. Mas depois de assistir a todos os cinco durante a quarentena, ela ficou completamente encantada –e encontrou inspiração para declarar sua devoção.
“Eu queria fazer alguma coisa que ficasse no limite entre sátira e realidade”, disse Sinclair em uma conversa por vídeo de sua casa em Houston.
O resultado foi uma camiseta, criada por meio de um site que permite personalizar designs de roupas, portando as frases “me morda, garotão” e “amo meu namorado vampiro”, flanqueando uma foto de Robert Pattinson, o principal protagonista masculino dos filmes.
Nas costas, a camiseta diz “maior fã de Edward Cullen”, em grandes letras cor-de-rosa. Quando Sinclair usou a camiseta em um vídeo que gravou para o TikTok, a caixa de comentários logo se encheu de perguntas sobre onde comprá-la.
“Eu pensei comigo mesma que as pessoas só podiam estar me zoando. Era a camiseta mais específica e mais esquisita de todos os tempos. Por que tanta gente parecia ter curtido?”, ela disse.
Sinclair começou a vender as camisetas no Depop, um site muitas vezes usado para a venda de produtos usados, mas percebeu, depois de receber 80 pedidos no primeiro dia, que teria de aumentar a escala de sua operação.
Por isso, ela adquiriu um nome de domínio, BUGGIRL200.com (o nome de sua conta no TikTok), e criou uma loja online. De lá para cá, ela vendeu mais de 15 mil camisetas, cada uma das quais refletindo nostalgia brincalhona e escancarada por artefatos culturais das duas últimas décadas. (Há outros designs com imagens de Michael Cera, Adam Sandler, Pitbull e da banda One Direction.)
Ela aprendeu a realizar o processo de impressão por sublimação e a fazer as camisetas sozinha, deixou os estudos na Universidade de Houston, onde fazia um curso de marketing, e transformou seu hobby em trabalho de tempo integral.
“Devo toda minha vida atual ao TikTok”, disse Sinclair. O trabalho dela não passou despercebido pelas celebridades. Olivia Rodrigo, por exemplo, reproduziu no Instagram uma foto de uma camiseta original BUGGIRL200, com os dizeres: “Os filmes Crepúsculo são MARAVILHOSOS!!!! Se você não acha que isso me faz SEXY e COOL, NEM FALE COMIGO!!! Não estou brincando”, e encaminhou o link à sua amiga Iris Apatow, filha do diretor Judd Apatow.
A imagem capturou a atenção de Dulce Clara, 21, universitária em San Marcos, Califórnia. “Os filmes ‘Crepúsculo’ vão sempre ter lugar no meu coração, porque não só cresci assistindo a série como eles foram meus primeiros filmes românticos de adolescência”, ela disse. Ao ver a mensagem de Rodrigo, ela disse, “me apaixonei instantaneamente pela camiseta e a comprei”.
Cece Gude, que é instrumentista em Miami, tem as camisetas com imagens de Cera e Sandler, e as usa quase toda semana. “Ele é meu ator favorito”, ela disse, sobre Sandler, “e é genuinamente uma das pessoas mais engraçadas de Hollywood, em minha opinião”.
Maya Avalos, 22, universitária de Chicago, ouviu falar da marca inicialmente no TikTok, e comprou uma camiseta com a imagem de Pitbull, que usou para ir a um show do cantor. “Amo Pitbull, e por isso uma camiseta com uma foto dele cercada por chamas era compra obrigatória”, ela disse, acrescentando que “eu nunca tinha visto uma camiseta com tanto senso de humor”.
O site de Sinclair opera no Shopify, um mercado em que 1,7 milhão de comerciantes vendem produtos de toda espécie. A companhia cresceu durante a pandemia, quando as vendas de muitas empresas de varejo físico se transferiram para a internet.
E decidiu facilitar a criação de pequenas empresas por empresários iniciantes. “Nos dias do boom da internet, era preciso comprar servidores, saber código e trabalhar três meses antes de criar uma loja online”, disse Gary Dushnitsky, professor associado de estratégia e empreendedorismo na London Business School.
“Só grandes empresas, ou as empresas mais previdentes e capazes de fazer investimentos com antecedência, conseguiam lançar e ampliar uma presença online”.
Hoje esse deixou de ser o caso, por conta de plataformas de baixo custo como Shopify, Wix e Magento. “Uma pessoa criativa já não precisa passar semanas procurando um parceiro técnico para criar um site. Em lugar disso, pode aproveitar qualquer uma dessas plataformas e lançar uma presença bem-sucedida, e em seguida ampliá-la”, disse Dushnitsky.
Isso pode conduzir a mais inovação e experimentação, bem como a diversidade maior em termos de quem cria lojas, ele acrescentou, “o que inclui pessoas que tradicionalmente não têm conhecimento técnico e nem dispõem de capital inicial”.
Para Sinclair, a acessibilidade que a Shopify propiciou foi crucial para promover o crescimento inicial da BUGGIRL200. Quando a empresa estava estabelecida, ela pôde sair da casa dos pais e alugar um apartamento, e dedicar toda sua atenção ao novo negócio.
“Continua a ser assustador, porque, no fim das contas, meu negócio gira em torno de camisetas de ‘Crepúsculo’”, ela disse. Mas esse leve absurdo é um dos pontos importantes. “Gosto que as pessoas venham à minha página sem saber se sou uma menina de 14 anos fã de Taylor Swift ou uma mulher adulta que ganha a vida vendendo camisetas”, ela afirmou.
Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci.
Camboja pede que turistas parem de colher 'planta pênis' para tirar fotos
Ivete ganha homenagem criativa dos filhos ao fazer 50 anos
Laís Caldas, do BBB 22, diz que gosta de boatos e comentários sobre sua vida
Tony Goes: Sérgio Reis inventa neologismo 'dinheiro para o público', e piora imagem de sertanejos
Latino vira assunto mais comentado no Twitter após almoço com Bolsonaro
Comentários
Ver todos os comentários