Diversão

Dia do Circo, celebrado nesta quarta, tem homenagem ao palhaço Piolin e espetáculos

Curta apresentações da agenda, e aprenda sobre a história do gênero

Palhaço Piolin (Abelardo Pinto)
Palhaço Piolin (Abelardo Pinto) - Acervo UH/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Respeitável público, hoje é o Dia do Circo! O aniversário de Abelardo Pinto (1897-1973), criador do palhaço Piolin, em 27 de março, marca o Dia Nacional do Circo. A data inspira uma agenda de eventos pela capital, que inclui espetáculos para crianças e adultos e, ainda, apresentações que se aprofundam na história e na importância do circo.

Como parte da programação, o Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido (centro), convida o público a mergulhar na trajetória do gênero. O local, que abriga um museu, fará hoje um espetáculo que relaciona a história do circo com os ideais do Modernismo, com a participação de personalidades como o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa.

“Há 90 anos aconteceu o Festim Antropofágico, feito por artistas da Semana de Arte Moderna em homenagem a Piolin, em seu aniversário de 32 anos. O Dia do Circo é em homenagem ao nascimento dele, claro, mas essa data foi definida no cinquentenário da Semana de Arte Moderna”, conta Veronika Tamoki, coordenadora do Centro de Memória do Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artística que aconteceu em 1922. Na época, artistas como Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral buscavam uma renovação social e artística no país. Esse mesmo movimento reconheceu o talento e a importância de Piolin para a cultura brasileira.

Manifestação popular acessível a todos, o circo sempre foi cultuado pelos intelectuais do país, lembra Veronika. “O circo é um dos primeiros espetáculos a que o brasileiro tem acesso. Hoje existe uma produção rica no setor, não só do próprio circo de lona, mas da geração de escolas de circo. O Piolin mesmo disse que foi homenageado por importantes homens das letras, mas, pouco antes de sua morte, pouca gente sabia o que era circo”, conta ela. Eis o Dia do Circo para celebrar.

AGENDA

Vamos comer Piolin! 90 anos de Festim Antropofágico
Com números circenses, palhaçadas, músicas e cantos de Villa Lobos, o espetáculo ritual, que começa em forma de cortejo pela av. São João e Largo do Paissandu terminará na Sala Olido. 
Quarta (27), às 15h
Local: Centro de Memória do Circo (Concentração Café dos Artistas)
Centro Cultural Olido (av. São João, 473, centro, tel. 11-2899-7377)

Vivência Circense
Uma vivência circense para toda a família, com aquecimento lúdico e coletivo, e exercícios de circo em grupo. Crianças e adultos podem se exercitar juntos, em um trabalho de força, resistência e equilíbrio, utilizando apenas o peso e os apoios do corpo do outro. Com realização de figuras coletivas e superação de desafios através da cooperação.
Sáb (30) e dom (31)., às 12h. No Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, Pinheiros, (11) 3095-9400)

Cabaré Circo no Ato
Espetáculo composto por números do repertório da Cia Circo no Ato. Malabares, acrobacias, equilíbrio e outras técnicas se entrelaçam com elementos de música e comicidade, construindo uma atmosfera popular e tradicional circense
Sáb (30) e dom (31), às 16h.  No Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, Pinheiros, (11) 3095-9400)

Oficina de Criação: Criando seu próprio palhaço
O Dia Mundial do Circo será comemorado através da oficina de criação ‘Criando seu próprio palhaço‘. Os participantes serão convidados a criar seus próprios palhaços. A atividade se baseará no vídeo ‘A Origem dos Palhaços‘ e no capítulo ‘Os Palhaços e Seus Tipos‘, do livro ‘Palhaços‘ de Mário Fernando Bolognesi.
Hoje, às 11h
Na Fábrica de Cultura Itaim Paulistaver (r. Estudantes da China, 500 , Itaim Paulista, tel. (11) 2025-1991)
Qua. (27), às 11h

Dia do Circo
Cortejo dos aprendizes de música e apresentação de malabares do educador de circo.
Qua. (27), às 10h e às 15h30
Fábrica de Cultura Parque Belém (av. Celso Garcia, 2.231 , Belém, tel. (11) 2618-3447)

Contação de História - Memória do Circo
Para celebrar o Dia do Circo, a equipe da Biblioteca convidará um especialista em História do Circo para contar tudo o que sabe sobre essa arte tão especial. Quem será esse personagem tão especial?
Qua. (27), às 15h
Fábrica de Cultura Parque Belém (av. Celso Garcia, 2231 , Belém, (11) 2618-3447)

*Todas as atrações são gratuitas
 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem