Diversão

Banda Jazz Brothers mescla cancioneiro americano a MPB em show na zona sul de SP

Sexteto paulista se apresenta nesta sexta no Sesc Santo Amaro

Banda Jazz Brothers posa para foto usando roupas típicas de músicos do jazz americano, como chapéus, ternos e boinas. Da esquerda para a direita, Eloy Porto (com seu trombone), Donizete Castanho (com o sax), Eli Santos (com o trompete), Ricardo Oliveira (segurando o "washboard"), Junior Dimacchio (com o banjo) e Frank Junior (com a tuba)
Jazz Brothers (da esq. para a dir.) são Eloy Porto, Donizete Castanho, Eli Santos, Ricardo Oliveira, Junior Dimacchio e Frank Junior - Luiz Pereira/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Silva
São Paulo

Quem vê o Jazz Brothers pode pensar que é um grupo americano. Mas a banda, que faz show nesta sexta (21), no Sesc Santo Amaro, zona sul de São Paulo, é um produto nacional.

“O objetivo sempre foi o de fazer uma fusão de jazz com música brasileira, com Pixinguinha [1897-1973], com marchas de Carnaval”, diz Silvio Fatz, produtor do grupo paulista desde o início, em 2002.

Assim, o repertório deles é uma mistura do cancioneiro americano com a MPB: tem de “What a Wonderful World”, imortalizada na voz de Louis Armstrong (1901-1971), a “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa (1910-1937).

Inspirada no som feito nas ruas de Nova Orleans (EUA), a banda se apresenta com saxofone, trompete e instrumentos não muito familiares ao brasileiro. Um deles é o ‘washboard’, uma tábua de lavar roupa tocada com dedal de costureira. O banjo é outro.

Formado por Eloy Porto (trombone), Donizete Castanho (sax), Eli Santos (trompete), Ricardo Oliveira (‘washboard’), Junior  Dimacchio (banjo) e Frank Junior (tuba), o Jazz Brothers faz shows, em sua maior parte, instrumentais. Mas também há vocais.

“É alegre, alto-astral. Parece uma banda de desenho animado, até as crianças gostam”, diz Fatz.

Jazz Brothers

  • Quando Nesta sexta (21), às 13h
  • Onde No Sesc Santo Amaro (r. Amador Bueno, 505, Santo Amaro)
  • Preço Grátis
  • Classificação Livre
  • Tel. (11) 5541-4000
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias