Diversão

80 anos do sambista Martinho da Vila é retratado em peça em SP

Espetáculo estreia nesta sexta (3) no Teatro J. Safra, na Barra Funda

ator Nill Marcondes e o sambista Martinho da Vila
O ator Nill Marcondes ao lado de Martinho da Vila - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora
Fabiana Schiavon
São Paulo

O cantor e compositor Martinho da Vila completou 80 anos em fevereiro. Para celebrar a data, especial, o artista é homenageado com o espetáculo "Martinho da Vila 8.0 - Uma Filosofia de Vida". A peça, que já passou pelo Rio de Janeiro, estreia nesta sexta (3), no Teatro J. Safra, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Dois atores interpretam o artista em fases distintas. Junior Vieira é Martinho na juventude, e Nill Marcondes, na vida adulta. “É uma peça musicada em que falamos muito mais da trajetória dele como ser humano, mas também tem as músicas, claro”, explica o ator Nill Marcondes.

"Descobri que sabia muito pouco sobre Martinho. Achei que ele tinha três livros, mas ele tem 15. Ele é um grande poeta e membro da Academia de Letras carioca. E os pais dele tiveram uma importância imensa para formar a grande personalidade que ele é”, diz o ator.

A peça é inspirada no livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus”, em que Martinho narra a história de sua família, em especial, de sua mãe. Não só sambista nem poeta, Martinho luta para ver o negro ocupando mais espaços na cultura. Foi para a faculdade há pouco tempo estudar relações internacionais e se tornou embaixador da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Já parecido fisicamente com o sambista, Marcondes diz que aproveitou o pouco tempo que teve ao lado de Martinho para se preparar. “Tentei pegar os seus trejeitos, o jeito de falar e, principalmente, o timbre de voz. Como também sou dublador, consegui chegar bem próximo da voz dele”, diz o ator, que já ouviu elogios. “Ele comentou que se viu em cena quando entrei no palco!”

“Martinho da Vila 8.0 - Uma Filosofia de Vida”

  • Quando Sex., às 21h30; sáb., às 21h; e dom., às 20h
  • Onde No Teatro J. Safra (r. Josef Kryss, 318, Barra Funda)
  • Preço De R$ 50 a R$ 100.
  • Classificação Livre
  • Telefone (11) 3611-3042
  • Capacidade Livre
Agora
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias