Paloma Bernardi e Kiko Pissolato são Maria e Tião na peça 'Eles Não Usam Black-Tie'
Outro espetáculo na capital paulista é 'Eduardo 2º' no Teatro Jaraguá
"Eles Não Usam Black-Tie", um dos espetáculos mais marcantes da dramaturgia brasileira, volta ao palco hoje, em nova versão, para temporada no Teatro Aliança Francesa, no centro de São Paulo. Encenada pela primeira vez em 1958, a peça foi escrita por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006).
"Além de celebrar os 60 anos do espetáculo, esta nova montagem é uma homenagem ao Guarnieri. Com este texto, ele ajudou a mudar os rumos do teatro brasileiro", declara Dan Rosseto, responsável pela direção e pela adaptação da peça.
Na história, Otávio (Adilson Azevedo) e outros operários organizam uma greve por melhores condições de trabalho em uma fábrica. Já Tião (Kiko Pissolato), que busca uma vida segura ao lado da noiva, Maria (Paloma Bernardi), não quer participar da paralisação.
No meio do embate está Romana (Teca Pereira), mãe de Tião. Mulher corajosa, ela é massacrada pela vida. Com relação ao roteiro original, Rosseto adianta algumas das novidades desta versão: “A história não é mais centrada no Rio de Janeiro. E há uma presença feminina mais marcante”.
MONTAGEM NARRA SAGA DE REI POLÊMICO
A peça "Eduardo 2º" faz temporada no Teatro Jaraguá, em São Paulo. Ela narra o auge e a derrocada de um rei controverso. Na montagem, o monarca inglês Eduardo 2º, interpretado por Rogerio Romera, adota uma vida de excessos após a morte do pai.
A atitude contraria sua mulher, vivida por Cintia Wartusch, e o povo do reino, faminto. A base são textos do alemão Bertolt Brecht (1898-1956) e do inglês Christopher Marlowe (1564-1593).
Comentários
Ver todos os comentários