Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

X de Sexo Por Bruna Maia
Descrição de chapéu Todas

Dona de um repertório transante, Céu conta quais músicas colocaria numa playlist sexy

Além da cantora, Almério & Martins e Marcelo Jeneci dão dicas de canções para transar

A cantora Céu: para ela, 'Você pra mim', de Fernanda Abreu, 'Telepatia', de Kali Uchis e 'Feel like making', de Roberta Flack, são musicas que dão tesão - Andréa Rego Barros/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Água Preta (PE)

Céu estava mal. Não o céu em si, que esteve azul a maior parte do tempo, mas a Céu, cantora que seria a principal atração da noite de quinta-feira do Festival Arte na Usina, no município pernambucano de Água Preta. Fui atrás dela algumas vezes durante o dia, mas a produtora dizia: vai ter que ser depois, ela não está bem. Poxa.

Há de se respeitar a convalescença alheia, mas achei que Céu seria a pessoa ideal para me ajudar com um problema de ordem prática: fazer uma playlist transante, pois as minhas só servem para embalar episódio depressivo ou cerimônia de casamento de hipster. Mas Céu estava mal. E ainda bem que, quando eu amargava minha pauta e minha expectativa de trilha sonora indo para o ralo, olhei pra frente e lá estavam os músicos pernambucanos Almério e Martins.

Para quem não sabe, Almério é um grande gosto... bem, vamos manter a compostura. Um cantor de voz potente e performances com movimentos curvilíneos. Martins, por sua vez, compõe letras sensíveis, incorpora falsetes em seu repertório e tem cabelos cacheados e barba ruiva, uma combinação que já traumatizou 80% das minhas amigas heterossexuais (o que não as impediria de flertar com o revival do trauma).

Eu fui sincera: "Pra variar tô escutando muito indie rock, e também tem tocado muito The Cure lá em casa. O problema é que a galera que curtiria The Cure pra transar tá com a libido lá no pé por causa dos antidepressivos mal dosados, né? Preciso de uma playlist pra transar com gente animada. Me ajudem!"

Eles se olharam com cumplicidade e Almério começou citando Quero ser justo, de Caetano Veloso, que representa a entrega afetiva a um amor de uma noite só, e que foi uma influência para o seu single Boy Magia, lançado hoje. "Honestidade é muito sexy, são letras que mostram o desejo de ter uma noite intensa sem mentiras", ele disse. Martins destacou a música Como Toda Palabra, da cantora Lhasa de Sela. "É muito sensorial, quase um sussurro". De fato, a canção provoca arrepios e é ótima pra ouvir acompanhada, assim como outras de Lhasa.

Almério, que já lançou um disco cantando Cazuza, incluiria a música Minha Flor, Meu Bebê nessa lista, e também Nu, música solo de Martins, que conta a história de uma pessoa que foi pra casa da outra transar, gostou muito e não quer ir embora de jeito nenhum, por isso fica dando desculpas como "Meu celular descarregou". Outra dica deles foi Mariana Aydar cantando Eu te amo você.

Os dois trataram de ir pro camarim para se aprontar para o show e eu tentei mais uma vez falar com Céu. Céu, que já ouviu de vários fãs que suas músicas são boas para transar. Mas a produtora disse que, talvez, só depois. Ela precisava se recuperar. Enquanto isso o paulista Marcelo Jeneci estava com bastante energia e ouviu meu pedido com atenção, dando dicas que contemplam diferentes ânimos sexuais, da pentada violenta à languidez de uma transa envolta em fumaça.

Para esquentar, ele sugere Maresia, de Rachel Reis. Em seguida, Dois Animais, de Alceu Valença e Catch a Fire de Bob Marley. "Dependendo do clima eu colocaria logo um disco inteiro do Heavy Baile. Mas se for um encontro de almas, não apenas um encontro de corpos, eu colocaria Trio Nordestino canta Gilberto Gil, pra poder conversar sobre a obra de Gil depois." Pois é, você quer que o boy te trate como funk ou como baião? Melhor que seja os dois, cada um em seu seu momento.

Lá pelas tantas já era duas da manhã e eu, que durmo cedo, estava me resignando a ir dormir sem as dicas de Céu, que estava no palco fazendo um show cheio de músicas transantes. Mas, quando me ergui pra ir embora, ela passou na minha frente toda linda com aqueles cabelos cacheados e aquele olhar sexy. Achei que valia insistir mais uma vez e a produtora, que havia presenciado minha busca, logo me chamou para o camarim.

Sentada do meu lado, quase recuperada, Céu falou que, de tanto dizerem que suas músicas são boas pra transar, ela está preparando um playlist com as melhores para esses fins. Por isso, ficou empolgada em contribuir comigo. Do seu repertório ela diz que uma das suas favoritas pra isso é Grains de Beauté. Ela incluiu na sua lista Why can’t we live together, de Timmy Thomas, Tearz de El Michels Affair , Você pra mim, de Fernanda Abreu, Telepatia, de Kali Uchis e Feel like making, de Roberta Flack. "Todo mundo estaria melhor se estivesse transando feliz e entregue," disse Céu, quando perguntei o que ela achava quando ressaltavam o aspecto transudo de suas músicas.

Céu se foi, e então o céu estava bem e eu finalmente pude dormir.

X de Sexo por Bruna Maia

Bruna Maia é escritora, cartunista e jornalista. É autora dos livros "Parece que Piorou" e "Com Todo o Meu Rancor" e do perfil @dabrunamaia nas redes sociais. Fala de tudo o que pode e do que não pode no sexo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem