Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

É um alívio não ter mais idade para ver show em estádio

Foi-se o tempo em que eu encarava sol, chuva, desconforto e desrespeito

Show de Madonna em São Paulo, em 1993 - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madonna anunciou durante um show na Alemanha na semana passada que sua turnê "Celebration" virá ao Brasil, sem especificar datas ou lugares. Fiquei contente, pois a vi todas as vezes em que ela se apresentou por aqui, e adoraria vê-la de novo. Mas também fiquei aperreado: show em estádio? Tô fora.

Meu primeiro show em estádio foi também o primeiro grande evento desse gênero realizado no Brasil: os dois concertos do Queen no estádio do Morumbi, em São Paulo, em 1981. No primeiro dia, cheguei cedo, entrei logo e cozinhei algumas horas no gramado, à espera da minha banda favorita. Achei tudo maravilhoso.

Como eu só tinha 20 anos na época (e muita disposição), no dia seguinte lá estava eu de novo, repetindo o ritual exaustivo. Hoje, só de pensar que fui dois dias seguidos a um show em estádio, me doem as juntas.



Nos anos seguintes, essas mega aglomerações se tornaram cada vez mais comuns, e eu fui a várias. A era dos grandes festivais começou por aqui com o primeiro Rock in Rio, em 1985. Fui duas vezes, em dias não consecutivos, e sofri com a lama, a falta de transporte, as distâncias gigantescas. Mas também adorei.

E aí vieram Tina Turner, Hollywood Rock, Madonna, Michael Jackson, The Rolling Stones, Shakira, Lady Gaga… Encarei todos, mas aos poucos fui percebendo que eu não tinha mais a mesma energia de antes.

A ficha caiu em 2012, quando Madonna trouxe a turnê "MDNA" para o Brasil. Cheguei cedo ao Morumbi, garanti um bom lugar perto do palco, me encharquei com a chuva. Não me meti em nenhuma briga, não fui espremido nem pisoteado, e nem assaltado à saída do estádio. Mas senti ali que deu. Nenhum artista vale tanto sacrifício.

Hoje em dia, vejo pela TV a galera passando por perrengues parecidos em eventos como o festival The Town, e agradeço aos céus por não estar lá. Os line-ups trazem vários artistas que eu adoraria ver, mas em outras condições. De pé, cansado, molhado e com um milhão de pessoas na minha frente, nunca mais.

Os shows de Taylor Swift no Rio de Janeiro confirmaram o acerto da minha decisão. O calor abrasador, o clima de histeria, a falta de água para beber, tudo isso me deu saudades instantâneas do meu edredom. Depois, quem sabe, um dia eu vejo o filme "The Eras Tour" quando chegar ao streaming.

A passagem de Taylor pelo Rio ficará marcada para sempre pela morte da fã Ana Benevides, um drama que foi realçado pelo descaso da artista e da produtora Time For Fun. Quando eu soube do ocorrido, senti alívio por não ter uma filha adolescente desesperada para ir ao show. Eu teria que proibi-la, ou pior: ir com ela.

Cheguei àquela idade em que música ao vivo tem que ser apreciada com conforto e tranquilidade. Talvez numa casa de fado, num clube de jazz ou, sonho de consumo, num "showcase" de artista: shows fechados para a imprensa, como os que Taylor Swift fez quando veio ao Brasil pela primeira vez, em 2012.

Show em estádio nunca mais, a não ser num esquema muito VIP, em que uma limusine me deixe na porta do camarote e depois vá me buscar. Caso contrário, prefiro ver pela TV, estirado no sofá e bebendo água à vontade. Ser velho tem lá suas vantagens.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem