Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Edição de 2023 do São João da Thay é um sucesso, ajudando Thaynara OG a promover o Maranhão

Influenciadora reuniu dezenas de celebridades para festa em São Luís

Thaynara OG ajuda a promover o Maranhão com o São João da Thay - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Thaynara OG tem uma implicância: a maneira negativa com que o Maranhão costuma ser representado na mídia nacional. De fato, o estado natal da influenciadora ostenta alguns dos piores indicadores econômicos e sociais do país. Mas também possui uma cultura única e riquíssima, que se manifesta em exuberantes danças folclóricas e numa culinária peculiar e deliciosa.

Thay, como ela é chamada por seus fãs, também tem um objetivo a curto prazo: conseguir que os Lençóis Maranhenses, a maior atração turística do estado, sejam declarados patrimônio natural da humanidade pela UNESCO. Ela acredita que o título atrairá para a região ainda mais visitantes, principalmente estrangeiros.

O desejo de promover o Maranhão sempre foi o principal motor dessa influenciadora de 31 anos, que despontou para o sucesso em 2015, quando seu perfil no Snapchat, até então restrito a amigos e familiares, se tornou público. A popularidade veio rapidamente, e já em 2017 acontecia em São Luís o primeiro São João da Thay, concebido incialmente como uma pequena festa destinada a exaltar a cultura maranhense e a arrecadar fundos para o UNICEF. Thaynara conta que Preta Gil foi fundamental para que a ideia se concretizasse.

De lá para cá, o evento só cresceu. Não teve edições em 2020 e 2021 por causa da pandemia, mas voltou no ano passado e, em 2023, mudou de patamar. A meta deste ano é arrecadar R$ 1 milhão, praticamente o dobro do que foi alcançado em 2022.

Para isto, o São João da Thay tornou-se um festival ao ar livre, ocupando uma grande parte do estacionamento do São Luís Shopping. Mas, para isso, precisou construir praticamente toda a infraestrutura: palco, bastidores, tendas, etc. Segundo Bruno Lima, empresário de Thay e diretor-geral do evento, foram investidos por volta de R$ 4 milhões. O número é impreciso, porque a toda hora acontecem imprevistos que custam dinheiro: na véspera, por exemplo, um poste de eletricidade precisou ser removido e instalado em outro lugar.

O lucro do São João da Thay é então doado ao UNICEF, numa cerimônia em Brasília. Até o momento em que esta coluna foi escrita, nenhum número foi divulgado, mas Thaynara OG se gaba de sempre ter batido as metas estabelecidas para o evento.

Que não se resume apenas a um grande show. Este ano, dezenas de celebridades e influenciadores de todo o país foram convidados a conhecer os Lençóis Maranhenses, no fim de semana passado. Na terça (6), aconteceu a pré-estreia nacional de "Elementos", novo longa em animação da Disney/Pixar, num cinema de São Luís, e também um jantar de boas-vindas no histórico Convento das Mercês, que contou com a presença da primeira-dama do estado, Larissa Brandão, e da deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney. Na quarta (7), uma animada feijoada no hotel Rio Poty reuniu os convidados.

O evento em si foi impressionante. É o maior acontecimento do ano em São Luís, uma espécie de Rock in Rio local. As chuvas que caíram à tarde sobre a cidade deram um tempo. Os portões se abriram por volta das 17 horas, e às 22 o local já estava praticamente lotado. O público total passou de 15 mil pessoas.

Muitos grupos folclóricos se apresentaram no único palco, mostrando danças típicas como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. Alcione, lenda viva do Maranhão, deu o ar de sua graça e cantou algumas músicas, ao lado de Lucy Alves e de Emanoel Ferraro, o jovem maranhense que venceu a terceira temporada do programa Canta Comigo Teen, da Record.

Ivete Sangalo, que não fazia shows no Maranhão há cerca de 20 anos, entrou em cena por volta das 22h30, vestida de noiva de festa junina. Ainda houve apresentações de Leo Santana, Matheus Fernandes e muitos nomes locais.

Foi uma noite histórica, que deve ter deixado Thaynara exaurida. Mais cedo, durante uma entrevista coletiva, a influenciadora não conteve as lágrimas quando este colunista perguntou se ela havia lido a coluna que minha colega Rosana Hermann havia dedicado a ela na terça (6).

"Já estava me dando aquela vontade de desistir, quando eu li a matéria da Rosana", contou Thay, enxugando os olhos. "Aquilo me deu um gás. Foi a coisa mais linda que já escreveram sobre mim".

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem