Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes
Descrição de chapéu

Elenco de subcelebridades garante estreia quente de A Fazenda 14

Pouco conhecida do público, nova safra de peões não tem tempo a perder

Adriane Galisteu comanda o reality A Fazenda 14 - Antonio Chahestian/Record TV
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Realities de confinamento demoram um pouco para engrenar. Nos primeiros dias, os participantes ainda não se conhecem direito. Muitos não se expõem, para não passar a vergonha de ser o primeiro eliminado.

Essa tradição foi quebrada com A Fazenda 14. O programa estreou na Record nesta terça (13), mas só oficialmente. O primeiro episódio na verdade foi a pré-estreia exibida na segunda (12), em que foram apresentados mais alguns peões e novas regras do jogo.

Também rolou uma sabatina do elenco com jornalistas, que funcionou um pouco como o Jogo da Discórdia do BBB. Proto-tretas e rivalidade potenciais vieram à tona. Essa turma aparenta estar mais do que disposta a tacar fogo no parquinho, perdão, na roça.


Talvez seja a ausência de Tiago Abravanel. Como se sabe, o neto de Silvio Santos tentou melar o BBB22, pregando paz, amor e aporrinhação. Ou talvez seja o grau de celebridade da atual safra de concorrentes, que é baixo. Ninguém ali tem um nome a zelar. E ninguém tem tempo a perder.

Houve um tempo em que gente realmente famosa participava de A Fazenda, como Gretchen ou Monique Evans. Não mais. Nessa 14ª temporada, os nomes mais conhecidos são Iran Malfitano e Bárbara Borges, atores que já fizeram novela na Globo, e Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, que arrebanhou milhões de seguidores nas redes sociais depois da morte do marido.

Atenção: eu disse nomes, não rostos. Duvido que os três citados sejam muito reconhecidos na rua. O que dizer então de Pelé Milflows, Ingrid Ohara ou Vini Büttel?

Já faz alguns anos que as franjas do showbiz vêm fornecendo material humano para o BBB e A Fazenda. Influenciadores digitais e ex-participantes de outros realities, famosos em suas bolhas, mas desconhecidos pelo público em geral, vêm predominando nos elencos. Em português mais claro: subcelebridades.

Nada contra. Prefiro mil vezes um semi-famoso desesperado por mais visibilidade do que um medalhão na moita, com medinho de ser rejeitado pelo público. Neste ponto, o elenco de A Fazenda 14 parece ter sido muito bem escolhido. Todo mundo quer aparecer, e logo.

O curioso é que, por enquanto, o mais assanhado de todos é justamente um jornalista: Bruno Tálamo, repórter do programa "A Tarde É Sua", da RedeTV!. Nos dois episódios que já foram ao ar, ele puxou briga com Alex Gallete, acusando o DJ de levantar a bandeira da militância gay em horas inapropriadas. Já tem gente no Twitter comparando a dupla aos dois primeiros colocados na corrida pela presidência da República.

A rivalidade entre eles parece meio forçada, mas assisti-los é infinitamente mais divertido do que ver plantas fazendo fotossíntese. Que venham outras tretas, apesar de a vida aqui do lado de fora não estar exatamente um marasmo.

Ainda falta definir qual dos cinco integrantes do paiol será escolhido pelo público para entrar na competição. Seja quem for, quero expressar meu alívio: nenhum dos 20 peões que já estão no jogo é acusado de violência doméstica ou assédio sexual. Já estava ficando chato termos todo ano um funkeiro caído em desgraça tentando limpar a própria imagem. A Fazenda não é clínica de reabilitação.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem