Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Amigos há 16 anos, Fábio Porchat e Dani Calabresa finalmente conseguem trabalhar juntos

Comédia 'O Palestrante' estreia nos cinemas nesta quinta-feira (4)

Dani Calabressa e Fábio Porchat em cena de 'O Palestrante'
Dani Calabressa e Fábio Porchat em cena de 'O Palestrante' - Ique Esteves/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fábio Porchat e Dani Calabresa se conheceram em 2006, nos bastidores dos clubes de stand-up, quando nenhum dos dois ainda era famoso. Ficaram amigos de imediato e decidiram que queriam trabalhar juntos. "Mas houve um desencontro de emissoras", conta Dani, se referindo ao fato de que, nos 10 anos seguintes, eles eram contratados de canais diferentes.

Até que, em 2017, surgiu o projeto ideal: "O Palestrante", um roteiro de Porchat e Cláudia Jouvin, que escrevia para "A Grande Família". Dani topou na hora, sem nem mesmo ler.

As filmagens aconteceram em janeiro de 2018, sob a direção de Marcelo Antunez. "O Palestrante" deveria ter chegado aos cinemas já em 2019, mas a distribuidora ficou esperando pela janela ideal para o lançamento. Finalmente, a estreia foi marcada para março de 2020. Aí veio a pandemia.

Depois de sucessivos adiamentos, "O Palestrante" entra em cartaz nesta quinta (4). Porchat faz Guilherme, um cara que é demitido do emprego e abandonado pela mulher no mesmo dia. Disposto a virar a própria mesa e viver uma aventura, ele se faz passar por um coach motivacional. Dani vive Denise, a dona da empresa que contratou o palestrante, sem saber que se trata de um impostor.

É um papel bem diferente de seu registro cômico habitual. "Eu controlei meu tom de voz e até o sotaque", afirmou Dani durante um encontro com a imprensa nesta terça-feira (2). De fato, Denise é a única personagem do filme que não é intrinsecamente engraçada. Ela não solta piadas, mas é alvo delas –e também de uma bolada na piscina, numa cena que exigiu que a atriz aplicasse uma prótese no nariz.

O elenco de "O Palestrante" reúne alguns dos maiores nomes do humor nacional. Antonio Tabet e Letícia Lima, assim como Porchat, são veteranos dos esquetes do Porta dos Fundos. Paulo Vieira e Miá Mello se descrevem como "ex do Porchat": ele participava do talk show do amigo na Record, e ela fez par romântico com Porchat na série, nos filmes e na peça da franquia "Meu Passado me Condena".

A atriz precisou passar por três horas diárias na maquiagem para ficar com os cabelos encaracolados de sua personagem. "O Fábio me pediu perdão", ri Miá. "Ele disse que era só mudar uma palavra no roteiro para eu escapar desse suplício".

Já Otávio Müller, Maria Clara Gueiros e Rodrigo Pandolfo ainda não haviam trabalhado com Porchat, apesar de todos se conhecerem há muito tempo. E ficaram ainda mais próximos durante as filmagens num hotel em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro.

Apesar da demora de quase cinco anos, Fábio Porchat acredita que "O Palestrante" chega aos cinemas no melhor momento possível. "Acho que talvez, agora, as pessoas estão precisando mais desse filme assim", diz ele. "Uma comédia sem polêmicas, mas que também não fica em cima do muro. Tem sacanagem, tem piada escrota. Mas, acima de tudo, Claudia e eu tentamos construir uma história".

"É um filme aglutinador", arremata Antonio Tabet, que recebeu o supostamente engraçado apelido de "Tablet" do presidente Jair Bolsonaro, depois de criticar o governo nas redes sociais.

De fato, "O Palestrante" é o mais engraçado longa brasileiro desde "Minha Mãe É uma Peça 3". Não há nada no roteiro que vá ferir a sensibilidade política de ninguém. Além do mais, nem a história e nem as piadas ficaram datadas. Os coaches motivacionais ainda são um bom tema para o humor, e até mesmo eles devem gostar do filme.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem