Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Apagão do humor na TV aberta acontece no momento em que mais precisamos rir

Pandemia calou os humoristas de um jeito que nem a censura conseguiu

Paulo Vieira e Renata Gaspar, do elenco do programa Fora de Hora (Globo)
Paulo Vieira e Renata Gaspar, do programa Fora de Hora (Globo), um das atrações de humor encerradas pela Globo - Estevam Avellar/TVGlobo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nunca foi fácil fazer humor na TV brasileira. Durante a ditadura militar, a censura fazia marcação cerrada, e não eram só as piadas com políticos e generais que não podiam ir ao ar. Qualquer coisa que parecesse atentar contra a moral e os bons costumes, um conceito para lá de subjetivo, era sumariamente cortada.

Mesmo com a redemocratização, a liberdade nunca foi total. A turma do Casseta & Planeta conta que sofria pressões para pegar leve com o então presidente Lula. Além disso, a Globo também proibia o grupo de satirizar os anunciantes da casa, ou mesmo os programas da concorrência.

Mas nada foi tão drástico quanto a pandemia da Covid-19. O novo coronavírus forçou o cancelamento de programas de auditório e gravações de dramaturgia. Também atingiu em cheio os humorísticos, especialmente na Globo.

Hoje, sobrevivem na TV aberta apenas dois programas de humor com conteúdo inédito: Encrenca, na RedeTV!, e o imortal A Praça É Nossa, no SBT. O primeiro é voltado ao público jovem; o segundo, a quem ainda consegue achar graça em bordões do século passado. Para a alegria de Jair Bolsonaro, nenhum dos dois critica seu desgoverno.

A Globo até que tentou, mas seus projetos na área foram sendo derrubados um por um. A primeira vítima foi Fora de Hora, que estreou em janeiro de 2020 e acabou tendo sua temporada encurtada por causa do advento da pandemia.

Já a nova safra do Zorra, que deveria entrar no ar em abril do ano passado, foi adiada para agosto, com os atores gravando a si mesmos em suas próprias casas, e terminou abruptamente, antes do Natal.

Neste ínterim, uma outra crise eclodiu: as graves acusações de assédio moral e sexual feitas por Dani Calabresa e outras atrizes contra Marcius Melhem. O então diretor da área de humor da Globo acabou se desligando da emissora em agosto de 2020, depois de cinco meses afastado de suas funções.

Com o fim do Zorra, a Globo anunciou um novo humorístico para 2021, capitaneado pelo escritor e colunista da Folha Antonio Prata. Previsto para abril, Novo Normal foi adiado para agosto e depois cancelado. Na faixa que deveria ocupar nas noites de sábado, a emissora vem exibindo episódios antigos da série “Vai que Cola”, produzida pelo canal Multishow.

Além da dificuldade em trazer com segurança o elenco para os estúdios, há um outro fator que provocou este apagão do humor: o custo. Com as receitas publicitárias em queda por causa da pandemia, todas as redes de televisão estão tendo que apertar os cintos.

Assim, o conteúdo inédito acabou confinado na TV paga e no streaming. Algumas produções são baratíssimas, como o Sinta-se em Casa de Marcelo Adnet. O programete teve edições diárias no Globoplay, de segunda a sexta, entre abril e setembro de 2020, e gerou derivados como Sinta-se na Casa, em que Adnet imitava os participantes do BBB 21.

Também foi dos poucos a zombar da política, embora sem a contundência de Isso a Globo Não Mostra, quadro produzido por Marcius Melhem para o Fantástico e extinto no começo do ano passado.

Pode-se argumentar que não há do que rir neste momento trágico, em que nos aproximamos dos 600 mil mortos pela Covid-19. Mas esses tempos difíceis geraram comportamentos que também são um prato cheio para o humor, dos sommeliers de vacinas ao descalabro do governo federal. No entanto, nenhum desses assuntos virou alvo de risos na TV aberta. Nem mesmo a censura, que alguns querem trazer de volta, conseguiu tal façanha em seus tempos áureos.

Talvez, com o avanço da vacinação e a retomada da economia, a TV brasileira volte ao velho normal em 2022, com novelas inéditas, auditórios lotados e novos humorísticos. Vem aí uma campanha presidencial, e será uma pena se os candidatos não forem ridicularizados nos canais abertos. “Ridendo castigat mores”, diziam os romanos. Em tradução livre: para corrigir os costumes, é preciso rir deles.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem