Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Tony Goes

Por que tudo que acontece de ruim no Brasil é culpa de Anitta?

Internautas cobram a cantora o tempo todo, enquanto poupam outros artistas

Anitta posa para foto antes da apresentação na Times Square
Anitta posa para foto antes da apresentação no Ano-Novo, na Times Square - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Anitta, o Livinho tá desaparecido, faz alguma coisa”.

O comentário acima foi feito na noite neste domingo (17), em uma postagem de Anitta no Twitter. A cantora publicou duas fotos em que aparece posando em um terraço, e a única legenda era um emoji de beijinho. Mesmo assim, muita gente achou que deveria cobrar alguma atitude dela em relação ao misterioso sumiço de MC Livinho.

Também houve quem a criticasse por tamanha futilidade num momento tão grave. “Livinho desparecido e essa aí postando foto, como pode ser tão baixa”, postou um tal de @Jaquepatomb. O funkeiro reapareceu na madrugada de segunda (18). Avisou num Stories do Instagram que estava bem, sem entrar em detalhes. Agora os haters de Anitta terão que descobrir outro motivo para perseguir a cantora, mas isto não deve demorar.

Na sexta (15), Anitta foi o epicentro de outra mini-polêmica no Twitter. O internauta @SertanejeirosAM postou a quantidade de cilindros de oxigênio que alguns artistas doaram para Manaus. “Whindersson: 20. Tierry: 10. Safadão: 20. Simone: 10. Tirulipa: 10. Gusttavo Lima: 150. Anitta: governo faça alguma coisa.”

De fato, a intérprete de “Vai, Malandra” não anunciou a compra de nenhum cilindro para os hospitais manauaras. Mas postou um vídeo exigindo responsabilidade e ação do desgoverno de Jair Bolsonaro– um tipo de cobrança que milhares de anônimos e famosos fizeram nos últimos dias, numa onda de indignação poucas vezes vista na internet brasileira.

É sensacional que tantos artistas tenham se mobilizado, dedicando tempo e dinheiro, para minimizar a tragédia que se desenrola em Manaus. Nunca é demais lembrar que classe artística foi e ainda é demonizada pelo presidente e seus seguidores, acusada de “mamar nas tetas do Estado” –uma declaração que soa cômica na boca de um político cuja família inteira sempre viveu pendurada em cargos públicos, sem jamais trabalhar na iniciativa privada.

Mas, veja bem, Whindersson ou Tirulipa não tinham a menor obrigação de fornecer nada para ninguém. Nossos impostos não são pagos para eles. Como bem lembrou o Fefito, colunista do UOL, essa obrigação é dos governantes.

A exemplo de muitos outros artistas, Anitta também demorou a se posicionar nas eleições de 2018. Há uma razão para esta suposta neutralidade: ninguém quer alienar uma grande parte do público, ainda mais em tempos de polarização extrema. Ainda assim, a cantora aderiu à campanha #EleNão, depois de ser praticamente espremida contra a parede. E, ainda assim, as cobranças em cima dela só aumentaram.

Anitta já deve estar acostumada a tantos absurdos, e tirando de letra. O curioso é que o alvo é sempre ela. Dezenas de outros artistas passam batido pelo tribunal da internet. Por que será que isso acontece? Vou arriscar uma explicação. Anitta é jovem, bonita, sexy, talentosa. Também é escancaradamente ambiciosa: nunca escondeu de ninguém seu objetivo de se tornar uma superstar internacional, e está em vias de realizar este sonho.

Uma mulher dona de seu próprio corpo e seu próprio dinheiro, que declara em alto e bom som que transa só por prazer e que, saída da periferia carioca, agora frequenta a alta roda do showbiz mundial – tudo isso é um pouco demais para os misóginos que ainda pululam por esse triste Brasil.

Machismo, desinformação e o mais puro despeito alimentam o ódio contra Anitta. A cantora também tem seus defeitos, óbvio, mas não é por eles que costuma ser cobrada. O lado bom é que ela parece não estar nem aí com esses ataques, que têm um quê de folclóricos. A malandra vai em frente.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem