Tony Goes

'Na crise, a culpa é sempre do ator', diz Fernanda Montenegro a Pedro Bial

Atriz estará no Conversa com Bial desta quinta (3) lançando sua autobiografia

Pedro Bial entrevista Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro em Conversa com Bial (Globo) - Fabio Rocha/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernanda Montenegro completa 90 anos de idade no dia 16 de outubro e ganhou todo um mês de homenagens na Globo, a emissora onde trabalha há quase 40 anos.

No dia 11, uma sexta-feira, ela estará no Encontro com Fátima Bernardes. Na noite do mesmo dia, o Globo Repórter fará uma retrospectiva de sua carreira. E no dia 14, uma segunda, a sessão Tela Quente exibirá o filme lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz: “Central do Brasil”, em cópia restaurada.

Mas, antes disso, Fernanda estará no Conversa com Bial desta quinta-feira (3), ao lado da escritora Marta Góes. Juntas, elas escreveram a autobiografia de Fernanda: “Prólogo, Ato, Epílogo”, que já chegou às livrarias.

Tive o privilégio de estar na plateia durante a gravação do programa. Já havia visto Fernanda inúmeras vezes no teatro, interpretando as mais diversas personagens. Desta vez, ela estava apenas sendo ela mesma.

Bial foi genro de Fernandona: durante um breve período na década de 1980, ele foi casado com Fernanda Torres, a Fernandinha. A intimidade entre entrevistador e entrevistada é tão grande que a conversa fluiu naturalmente, como se as câmeras não estivessem ali.

Com o livro nas mãos, Bial ia lembrando passagens da vida de Fernanda, que ela completava com riqueza de detalhes e uma dose indisfarçável de emoção. A atriz falou dos pais, filhos de imigrantes –o pai, de portugueses, e a mãe, de italianos da Sardenha. Falou das irmãs, de várias das peças que protagonizou, dos muitos amigos que perdeu.

Também falou muito de seu marido, o ator e diretor Fernando Torres, morto em 2008. Mesmo depois de 12 anos, sua ausência ainda dói na atriz: Fernanda deixou claro que esta é uma perda que ela jamais irá superar.

Como o assunto eram as memórias de sua convidada, Bial evitou tocar num assunto desagradável: as ofensas direcionadas a Fernanda por uma figura do quarto escalão do governo Bolsonaro, cujo nome nem merece ser citado. Chamada de “sórdida” e “mentirosa” por alguém que desconhece sua integridade ou simplesmente não bate bem da cabeça, a atriz teve a elegância de ignorar seu agressor.

Mas a política deu as caras no finalzinho do programa. Depois de homenagear sua amiga Dercy Gonçalves, Fernanda soltou um desabafo sobre o momento de obscurantismo que o Brasil atravessa.

“Nós, atores, somos tão poderosos, tão importantes, que quando tem crises na área da cultura, o autor desaparece, o produtor desaparece. Quem leva sempre a culpa é o ator, é a atriz. Nessa crise toda da Lei Rouanet, sobrou para nós, atores. Nós estamos vivendo isso agora. A 'responsabilidade', entre aspas, do que 'não deu certo', entre aspas, está em cima do ator. Somos nefandos!” Claro que a plateia explodiu em aplausos.

Bial encerrou o programa parafraseando Nelson Rodrigues: “O Brasil vai subir no próprio conceito no dia em que entregar a Fernanda Montenegro o país que ela merece”. Nunca me senti tão longe desse dia, mas que bom que merecemos Fernandona.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem