Tony Goes

Explicitamente religiosa, 'O Rico e Lázaro' tem começo espetacular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"O Rico e Lázaro", a quarta novela bíblica da Record, estreou com duas grandes qualidades.

Os dois primeiros capítulos — exibidos nesta segunda (13) e terça (14) — foram de encher os olhos. É nítido o avanço da emissora nesse tipo de produção. Cenários, figurinos e efeitos especiais estão a léguas do que eram em "Os Dez Mandamentos" (2015) e a anos-luz das primeiras minisséries do gênero.

A outra qualidade é que "O Rico e Lázaro" não esconde a que veio. Trata-se de um programa com uma missão: aumentar o rebanho das igrejas evangélicas. Especialmente, é claro, o da Universal do Reino de Deus, a controladora da Record.

Não tem uma trama sutil, nem faz propaganda subliminar. É explicitamente catequizadora: a toda hora alguém comenta que os hebreus estão sendo punidos por terem se afastado de Deus. Exatamente como os pastores costumam ameaçar seus fiéis desgarrados.

Dudu Azevedo é o protagonista de 'O Rico e o Lázaro', novela da Record
Dudu Azevedo é o protagonista de 'O Rico e o Lázaro', novela da Record - Reprodução

O Rico e Lázaro também é o primeiro folhetim bíblico centrado em figuras que não estão no livro sagrado. A autora Paula Richard tomou por base uma parábola do Novo Testamento, que fala da vida após a morte de dois homens: o rico vai para o inferno, o pobre, para o céu. E criou todo um contexto para os dois, situando-os na Jerusalém do século 7 antes de Cristo, quando a cidade foi tomada pelos babilônios.

Misturando elementos e personagens de quatro livros diferentes do Antigo Testamento, Richard também acrescentou à receita um triângulo amoroso digno das novelas das seis: dois amigos crescem juntos, brincando com a menina que irão disputar quando crescerem.

Qual deles se tornará rico, qual continuará pobre? Isto só será revelado na segunda fase. Até a cena que abriu a trama —uma inquietante sequência passada no inferno— se esforçou para manter o segredo, não mostrando o rosto do ator que a protagonizou.

Actors perform during the shooting of "O Rico e Lazaro" (The Rich Man and Lazarus) soap opera at the studios of Record TV in Rio de Janeiro, Brazil on February 3, 2017. Nebuchadnezzar II is about to b
Cena de 'O Rico e Lázaro', novela da Record - TASSO MARCELO; AFP

Não foi o único momento espetacular da estreia. Outros vieram, como a cerimônia de coroação de Nabucodonosor, num templo sombrio que lembra a Casa do Preto e Branco da sexta temporada de "Game of Thrones".


Ou o embate entre babilônios e egípcios: simplesmente a melhor cena de batalha de todos os tempos do audiovisual brasileiro.

Palmas também para os diálogos, coloquiais na medida do possível. Pena que alguns atores ainda exagerem na pompa e circunstância. Outros — especialmente os mais jovens— atuam como se estivessem numa versão oriental de "Malhação" (Globo).

Com tanta pregação, "O Rico e Lázaro" dificilmente irá seduzir o espectador interessado apenas em romance e aventura. Mas público, a novela já mostrou que tem. Os primeiros números do Ibope — respeitáveis 15 pontos de média na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 199,3 mil espectadores)— indicam que o filão bíblico da Record está longe de se esgotar.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias