Thiago Stivaletti

As verdades 'desnudas' de Rodrigo Lombardi

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Desculpem, podem me chamar de velho, passado, antiquado. Mas que saudade da época em que série na Globo era adaptação de grandes clássicos —"O Tempo e o Vento", "Grande Sertão: Veredas", "Memorial de Maria Moura".

Por que investir numa historinha erótico-cafona que parece reeditar uma das piores séries da emissora, "Sex Appeal", aquela que revelou o grande, imenso talento de Luana Piovani? (Sim, a mocinha de "Verdades Secretas", a suburbana destinada a ser top model, também se chama Angel, como a Luana na série de 1993).

Primeiro, é preciso dizer: a bunda de Rodrigo Lombardi na janela, banhada numa meia-luz de comercial de perfume, foi totalmente calculada pra repetir o barulho da sagrada bunda da Paolla Oliveira em "Felizes para Sempre?", a última incursão da Globo nesse universo do "sexo, poder e dinheiro" —parece que a única coisa "interessante" pra se ver depois das 23h na TV, quando as crianças supostamente estão na cama, é sexo e nudez. Em 2015???


"Verdades Secretas" é um fiapinho de história, a da modelo que vai brilhar nas passarelas e ser corrompida pela ambição. Mas a Globo sabe como prender a atenção de quem não tá nem aí pra essa trama.

Já no primeiro capítulo, dois grandes retornos. Drica Moraes volta apenas sete meses depois de ter que largar no meio a vilã Cora de "Império" —e a cena em que sua personagem, a mãe de Arlete/Angel, brinca com uma arma descarregada mostrou que ainda tem Cora ali pra queimar cartucho.

Mas o segundo, o verdadeiro retorno, é o da diva Marieta Severo, linda, cínica e maquiavélica depois de CATORZE anos presa nos bobes da dona Nenê de "A Grande Família". E já pegando o Reynaldo Giannechini depois de ser a tia protetora dele, há 15 anos, lá na última novela que ela fez, "Laços de Família". Marieta já teve bons papéis: a Catarina de "Vereda Tropical" (1984), a vilã Elvira de "Deus nos Acuda" (1992), a interesseira Loreta de "Pátria Minha" (1994). Mas sinto que a TV ainda lhe deve um grande papel. Carneiro, não quer chamar a "moça" pra sua próxima novela?

UMA NOVELA SEM RUMO

Tá complicada "Babilônia", hein? Há tempos não via uma novela tão perdida. Acho que aconteceu com ela o pior que pode acontecer: o autor muda muito a sua história original para atrair mais audiência, e no fim a coisa não fica nem a cara do autor, nem uma novela popular... nada. Para no meio do caminho.

Glória Pires faz o que pode, Adriana Esteves até ganhou um certo humor (mas pouco), Marcos Palmeira como pivô das duas é fraquinho demais. Cássio Gabus, que podia fazer a diferença, está na fase bobo apaixonado pela ex-futura garota de programa Sophie Charlotte. E Bruno Gagliasso parece que nem disfarça mais nas gravações a decepção com os rumos de Murilo, um cafetão vilão que agora só tenta recuperar a mulher amada.

É duro dizer, mas acho que os tempos estão mesmo muito caretas pras tramas "sujas" de Gilberto Braga. Podia inverter tudo: põe ele pra escrever a trama "pesada" de "Verdades Secretas", e volta o Walcyr Carrasco pras nove horas - ele, bem ou mal, sabe falar com o espectador mais conservador.

E não adianta dizer que a culpa é dos paulistas, como disse o Gilberto na entrevista ao "Globo".


Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista, crítico de cinema e noveleiro alucinado. Trabalhou no "TV Folha", o extinto caderno de TV da Folha, e na página de Televisão do UOL. Viciou-se em novela aos sete anos de idade, quando sua mãe professora ia trabalhar à noite e o deixava na frente da TV assistindo a uma das melhores novelas de todos os tempos, "Roque Santeiro". Desde então, não parou mais. Mesmo quando não acompanha diariamente uma novela, sabe por osmose todo o elenco e tudo o que está se passando.

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