Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas memes

Fernanda Torres: Essa, sim, é uma influenciadora que vale a pena

Atriz é uma pessoa moderna, íntegra, lúcida e que mereceria destaque no Museu dos Memes

A atriz Fernanda Torres no Festival de Veneza - Alberto Pizzoli/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lembra daqueles gifs animados com imagens e palavras que faziam uma espécie de minibiografia em homenagem aos famosos? Tinha biogif da Gretchen, Palmirinha, Nazaré Tedesco e até de Jesus. Ainda dá para ver alguns deles no Museu dos Memes. Pois deveriam fazer um especial para uma das brasileiras mais notáveis desse país: Fernanda Torres.

Fernandinha, que é filha da grande diva Fernanda Montenegro e do ator Fernando Torres, falecido em 2008, poderia ter se acomodado só por essa herança genética, como fazem muitas nepobabies.

Só que não. Só que nunca. Fernanda, extremamente dedicada e talentosa, entrou para a escola de teatro Tablado aos 13 anos, estudou, se formou e fez sua própria carreira. E a impressão que se tem é a de que ela nunca parou de estudar.

Em sua jornada de sucesso, fez incontáveis trabalhos na televisão, teatro e cinema, colecionando prêmios e uma legião de fãs. Aliás, no dia 20 de outubro, Fernanda será homenageada pela Critics Choice Association com mais um prêmio num evento de Cinema Latino e Televisão, por sua atuação no filme "Ainda Estou Aqui". (Só de vê-la emocionada ao ser ovacionada no Festival de Veneza, já chorei. Imagine quando assistir ao filme.)

E não é só sua carreira como atriz que nos impacta. Sua personalidade e humor são patrimônios nacionais. Seu relato no Que História É Essa, Porchat?, contando sobre sua participação no Altas Horas cantando com o Rappa é uma das coisas mais hilárias da televisão.

Correrei o risco de parecer uma fã deslumbrada, mas os elogios continuam porque os talentos de Fernanda são múltiplos. Além de uma atriz gigante, ela é uma escritora digna de ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras (sua mãe é imortal da Academia).

Lembro de me contorcer de admiração ao ler seus textos, seus livros, suas colunas na Folha. E não é só pelo texto, pela escrita, mas pela cultura dessa mulher. É impressionante o que ela sabe de literatura, a cultura geral que tem, as referências que usa. Fernandinha é uma intelectual.

No entanto, é muito, muito popular.

Como ela consegue saber tanto, ser tão inteligente (e praticar ioga tão bem!) e ser tão simples e direta na forma de se comunicar em seus vídeos? Abra o canal dela no TikTok, veja qualquer um de seus vídeos. Fernanda está sempre plena, feliz, com um sorriso no rosto, segura de si, dividindo o que sabe, o que sente, o que pensa com todos, graciosamente.

Num ambiente onde chamam de "influenciadoras" pessoas que não oferecem nada para o mundo, a não ser a ostentação de seus bens acumulados, têm corpos plastificados e egos inflados para serem aplaudidos, e de seus produtos de pouca qualidade para serem consumidos, Fernanda vem e se dá por inteiro de forma totalmente despojada, humana, doando com alegria e entusiasmo suas reflexões e conhecimento.

Por tudo isso, considero Fernanda Torres uma das pessoas mais aptas a influenciar pessoas nas redes. Uma pessoa moderna, íntegra, lúcida. E que merece ter um BioGif animado no Museu dos Memes. Quem quiser fazer um já pode escolher as imagens. As palavras, eu já tenho: - Diva, Musa, Gata, Inteligente, Divertida, Necessária. Icônica. A melhor influenciadora do Brasil.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem