Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas câncer medicina

A franqueza tocante de Preta Gil

É muito raro que uma pessoa pública se exponha com tanta coragem, uma lição de vida

Em foto colorida, mulher de vestido verde posa para foto
A cantora Preta Gil - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Domingo passado (25), vi o vídeo que Preta Gil publicou em seu Instagram falando que seu câncer havia voltado, em quatro pontos diferentes. Preta explicou o diagnóstico de forma precisa e detalhada, olhando nos olhos da gente, com calma e muita precisão. Contou que já havia iniciado seu novo tratamento e que, apesar do susto, estava com a cabeça boa e pediu orações a todos.

Acho que assisti a esse vídeo quatro ou cinco vezes, tentando absorver as informações e imaginar o que Preta está passando, tentando conter o medo que todos temos de adoecer.

Ao lado do post, logo começaram a aparecer centenas, depois milhares e, agora, centenas de milhares de comentários amorosos, desejando força, oferecendo apoio, torcendo para que ela fique boa logo.

Hoje, após ver algumas notas que repercutiram essa postagem, soube que Preta Gil havia participado do Conversa com Bial e fui assistir à entrevista.

Pedro Bial abriu o programa dizendo que a entrevista havia sido gravada uma semana antes de ela receber o diagnóstico de que seu câncer havia voltado. Em seguida, ele exibiu o vídeo que Preta postou no Instagram.

Fiquei muito tocada com o que vi. Preta fala do livro que lançou contando sobre "os primeiros 50 anos de sua vida", repassa memórias de infância, fala de sua relação com suas irmãs, com a madrinha Gal Costa. Ela também relembra uma conversa profunda que teve com seu pai e do fim de seu casamento de oito anos, relacionamento que terminou quando ela descobriu que estava sendo traída.

Mas o que mais me tocou não foram as histórias e sim a franqueza com que ela aborda as questões físicas causadas pela doença. É muito raro que uma pessoa pública, famosa, se exponha com tanta coragem.

Num mundo de tanta falsidade, de imagens distorcidas por filtros em busca de uma perfeição ilusória, Preta fala de forma direta, crua, sem nenhum pudor, nenhum constrangimento. Sei que é um clichê dizer isso, mas é uma lição de vida.

Espero, de coração, que ela supere mais essa barreira e possa voltar a cantar, a fazer shows, a apresentar seu programa, a arrastar multidões no próximo Carnaval, como ela sempre fez.

Vou torcer muito para isso. Vou me juntar à imensa corrente de pessoas que oram, rezam, pedem, vibram por todos os que enfrentam um câncer, por todos os que sofrem, por todos os que lutam para ficar mais tempo nesse mundo tão complicado, tão maluco, mas tão maravilhoso, onde desfrutamos desse abençoado e misterioso milagre chamado VIDA.

Força, Preta! Ninguém larga a mão de ninguém!

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem