Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

É sério que Thor Batista vai processar quem o chamou de feio?

Amadurecer é abrir mão do ego, a ponto de nem se importar com o que dizem do nosso cabelo

O antes e o depois de Thor Batista - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eike loucura! Eike exagero! Eike preguiça!

Essas foram as três expressões que tomaram conta da minha cabeça quando soube do mais novo drama envolvendo o filho mais velho de Eike Batista e Luma de Oliveira, Thor Batista, hoje com 32 anos, casado e pai de um bebezinho.

Foi justamente a publicação de uma foto de Thor, sua mulher e o bebê que deflagrou um confronto de milhões, um embate mais comentado que a luta do Bambam contra Popó. No caso, tendo Thor no papel BamBam e o Popó representado por toda a galera "zuêra" das redes sociais.

E o que foi que levou Thor ao nocaute? Críticas. Críticas à sua aparência. Comentários comparando a imagem de playboy gato e musculoso, retida na memória do público, e o atual layout de tiozinho pacato abraçando a calvície. E esse choque gerou uma espécie de dissonância cognitiva coletiva, quando a realidade dos atos e fatos não correspondem ao que imaginamos, pensamos ou acreditamos.

Podia ter ficado por aí, mas a internet vive de dramas. De exageros. De polêmicas. E a galhofa foi escalando. Rolou até Tony Tornado ao lado de Thor Batista, mostrando que o cantor com mais de 90 anos parece mais disposto que o ex-playboy com um terço da idade.

Sim, todo mundo bateu nessa tecla, a do envelhecimento rápido, precoce ou inesperado. E deve ser isso que incomodou Thor, que rebateu dizendo que, quando era jovem, malhava e cuidada da dieta, chegou a ter 4% de gordura corporal (aqui eu já quase posso ver o leitor rolando os olhos diante desse grande feito, essa conquista para a humanidade).

Claro que Thor não é velho. Ele só tem 32 anos. E está bem, feliz, financeiramente estável; não deve pegar transporte público lotado, nem comprar em 24 parcelas ou almoçar esfiha de R$ 2. Só que ele, a mãe, a família, todos ficaram ofendidíssimos, alegando "ataques à aparência". Eu fui até ver na Constituição se chamar de feio violava algum princípio básico, mas nada encontrei. E, que eu saiba, o Estatuto do Idoso não atinge pessoas nascidas em 1991, como ele.

Eu entendo a Luma, como mãe, que ficou indignada com os posts negativos sobre o atual look do filho, mas daí ao Thor acionar advogados para "tomar as medidas legais contra todos que comentaram sua aparência"? Sério? Jura que, pegando toda a história da família, todas as notícias envolvendo carros, acidentes e prisões, o maior crime a ser destacado é ele ter sido vítima de "comentários maldosos"? Não posso acreditar. Não mesmo.

O tempo realmente passa para todos. Todo mundo envelhece. Mas, junto com o envelhecimento, deveria vir o amadurecimento. E parte desse processo de amadurecer é abrir mão do ego, da vaidade patológica, a ponto de nem se importar com o que dizem do nosso cabelo —ou da falta dele. Amadurecer é também tomar consciência dos seus privilégios e ter um mínimo de empatia com os que sofrem de verdade, com as vítimas reais, os que perdem não os cabelos, mas a vida.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem